Publicado em 04/03/2015

Pense geograficamente ao traçar sua estratégia de expansão

Pense geograficamente ao traçar sua estratégia de expansão

Geofusion Claudio Gonçalves
@geofusion_
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Você sabe o que diferencia o Geomarketing das análises de mercado tradicionais? A primeira coisa que precisamos entender é que a Inteligência Geográfica de Mercado vai além de colocar resultados de estudos tradicionais em um mapa. Um mapa repleto de pontos, acompanhado por gráficos e mais gráficos, não poderá ser transformado em insights para seu business intelligence se não existir o pensamento geográfico. A verdadeira análise de Geomarketing leva em conta aspectos geográficos desde o seu início. Veja mais detalhes no exemplo a seguir.

Passo a passo do pensamento geográfico

Vamos supor que você queira fazer uma análise do mercado para uma rede de escolas particulares, com público-alvo na faixa etária de até 14 anos, das classes A e B. Sua expansão vai começar pelo Sudeste e, ao fazer o mapeamento da região, você descobre que há cerca de 5,3 milhões de jovens nesse perfil. Isso significa que este é o tamanho total do seu mercado, correto? Nem tanto.

Descobrir apenas a quantidade de indivíduos no perfil do seu público não é suficiente. Para realmente determinar o potencial da região, devemos, ainda, incluir na análise dados de geomarketing que forneçam uma visão mais detalhada da área, considerando seus aspectos microeconômicos.

Primeiramente, é preciso saber a quantidade de alunos necessária para sustentar uma escola. Temos de responder à seguinte pergunta: quantos jovens com o perfil do meu público-alvo devem existir em uma área para tornar o negócio viável? O passo seguinte é considerar que nem todo mundo irá consumir seu serviço, afinal, há concorrência. Então, quantas unidades concorrentes existem ali? E qual é o seu market share? Com essa conta, você terá mais assertividade ao dimensionar o tamanho do mercado.

Essa análise também é fundamental para que você conheça as limitações da região de interesse. Você poderá identificar, por exemplo, cidades muito pequenas onde alguns setores não encontram fatia de mercado disponível para atuar com boas margens de lucratividade. Ao conhecer os riscos e vantagens de cada localidade, você poderá evitar prejuízos e garantir maiores chances de sucesso antecipadamente.

Aperfeiçoar suas análises e estratégias de mercado com o pensamento geográfico fica muito mais simples com o uso de plataformas inteligentes de geomarketing. Com esses sistemas, você consegue analisar e filtrar várias áreas de uma só vez conforme os critérios de atuação de seu negócio, incorporando até mesmo questões logísticas às suas análises. Assim, você adquire maior agilidade e segurança para tomar decisões importantes.

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