Publicado em 02/08/2016

Case Sicredi: geomarketing apoiando a expansão de negócios

Case Sicredi: geomarketing apoiando a expansão de negócios

Geofusion Claudio Gonçalves
@geofusion_
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Se você vive na região Sul, Sudeste ou Centro-Oeste, é provável que já tenha se deparado com alguma unidade de atendimento do Sicredi por aí. O Sistema de Cooperativas de Crédito vem investindo em estratégias de expansão de negócios e abrindo novas unidades por todo o País. São mais de 1,5 mil unidades, distribuídas por mais de 1 mil cidades, em 11 estados.

Até o fim de 2016, o Sicredi pretende inaugurar mais 106 pontos. A instituição financeira cooperativa ainda é vista no mercado como regional, e seu principal objetivo é expandir o negócio aos quatro cantos do Brasil. Para isso, conta com o apoio do OnMaps, a ferramenta de geomarketing da Geofusion.

Como nosso país tem mais de 5 mil cidades, seria inviável fazer estudos em cada uma delas para verificar a viabilidade de abrir uma nova instituição. Com base no OnMaps, o Sicredi verificou oportunidades de expansão em 1.631 cidades, tudo analisado em mapas, de acordo com o perfil do público-alvo.

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Análises inteligentes para expansão de negócios

Por conta do grande volume de potenciais locais, o Sicredi teve que priorizar a expansão com a construção de um ranking de municípios, para entender em quais valia dedicar as primeiras análises. Outro objetivo foi identificar cidades maiores onde estava presente com mais de um ponto de atendimento e evitar que as unidades possam competir entre si, com o mesmo público.

O Sicredi fez um levantamento de todas as suas unidades, analisou os resultados líquidos alcançados no segundo ano de funcionamento de cada uma e as dividiu em duas frentes: as de menores e maiores sobras. Essas informações foram cruzadas com variáveis de mercado encontradas espacialmente no OnMaps, como PIB, faixa etária da população e concorrência. Em seguida, foram identificadas as cidades com maior potencial para abertura de novos pontos.

Com todos os dados trabalhados, a empresa fez uma análise estatística para identificar quais características de mercado influenciam mais nos resultados. Ou seja, as cidades foram sendo classificadas e ganhando pontos, de acordo com o perfil econômico e demográfico. O ranking foi dividido por estados do País, com cada cidade sendo pontuada por nível de interesse para o negócio. O estudo recebeu o nome de “Mapa da Atratividade”.

As unidades abertas com base em avaliações feitas no OnMaps tiveram um crescimento médio superior ao das demais no segundo ano de vida em 8% nas operações de crédito, 30% no crédito rural, 65% na poupança e 35% de sobra líquida.

Estratégias assertivas na cidade do Rio de Janeiro

Qualquer empresa com vários pontos em funcionamento precisa tomar o cuidado para que elas não tenham competição entre si. Para o Sicredi, a análise feita no OnMaps foi fundamental nesse sentido, ao adentrar com novos pontos na capital fluminense.

A plataforma de geomarketing mostrou que existem 160 bairros no município. Em 10 deles, a cooperativa já atuava. Mas como ingressar com mais unidades, evitando que afetem as já em atividade?

Por meio do OnMaps, foi feito um levantamento das características da população no entorno de cada unidade, em bairros distintos. A intenção foi analisar e minimizar a canibalização entre os pontos de atendimento.

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Portanto, além de encontrar novas oportunidades, o estudo realizado no OnMaps fez com que o Sicredi aprimorasse diversas ações nas unidades em funcionamento, com elevação da produtividade e desempenho.

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Geofusion Claudio Gonçalves
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