Franquia de sucesso com OnMaps: Restaura Jeans e seu ótimo faturamento

Você sabia que o OnMaps ajudou a Restaura Jeans a abrir mais de 100 lojas? Fundada em 1991, a franquia de conservação e lavanderia utiliza o software de geomarketing desde 2010.

O número de franqueados tem aumentado rapidamente, a ponto dela se tornar uma verdadeira franquia de sucesso.

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Aliás, o OnMaps se tornou um grande parceiro de muitas empresas em crescimento. O motivo é simples: o software ajuda a otimizar a expansão do varejo, encontrando regiões com aderência e alto índice de retorno para cada loja.

E é justamente disso que quero falar neste post!

Você vai saber como uma unidade da Restaura Jeans, no bairro de Moema, em São Paulo, foi inaugurada com a ajuda do OnMaps e se tornou uma das cinco lojas com maior desempenho da rede, em um ranking nacional de 230 unidades.

O Ramon Guedes, gerente de Expansão da empresa, falou sobre o caso:

“Um fator decisivo para justificar o bom andamento da unidade em Moema é a precisão da análise de mercado realizada, possibilitando encontrar um ponto comercial que atendesse a todas nossas necessidades.”

Mas para entender exatamente como isso aconteceu, iremos voltar um pouco no tempo e entender como a empresa percebeu a necessidade de utilizar o geomarketing para dar continuidade a seu crescimento.

Falando em geomarketing, o eBook gratuito abaixo contém algumas dicas bem legais que podem beneficiar o seu negócio. É só clicar no banner para baixá-lo:

Estratégia de expansão com Geomarketing

Entendendo o cenário da Restaura Jeans

A rede se tornou uma franquia a partir de 1994. Mas foi no ano de 2010, com mais de 100 lojas espalhadas pelo Brasil, que a Restaura Jeans sentiu a necessidade de utilizar um método de expansão mais preciso.

A ideia foi acelerar o crescimento da franquia, com base em dados de mercado que minimizassem os riscos da operação de cada loja. Por isso, decidiu contratar o OnMaps.

Utilizando o software, a equipe de expansão da rede elaborou um modelo de avaliação de regiões baseado em pontuações e pesos distintos para alguns critérios - desde acessibilidade do ponto até o número de trabalhadores no entorno.

De acordo com a soma dessa pontuação, a franquia decide se um local é adequado ou não para abertura.

O objetivo é obter assertividade ao escolher um local com base em comparações entre áreas, promovendo uma tomada de decisão baseada em dados e critérios que garantam um bom desempenho.

Aplicando a metodologia na loja de Moema

A região escolhida para avaliação dentro do bairro de Moema obteve uma pontuação muito acima do esperado e, desde que foi inaugurada, vem performando entre as melhores do Brasil.

Este gif mostra alguns dos critérios avaliados, em um exemplo extraído no OnMaps:

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É legal mencionar que metade de todos os critérios usados na avaliação da franquia foram obtidos por meio do OnMaps. E vou detalhar alguns bem importantes na sequência.

Potencial de consumo

Mensurar o potencial de consumo é essencial para qualquer negócio, pois é a partir dele que se descobre quanto as pessoas de uma região tem propensão a gastar com determinada categoria de produto ou serviço no espaço de um ano.

No caso da Restaura Jeans, informações de gastos com costureiro e tinturaria foram fundamentais.

A empresa identificou esse potencial em Moema, o que motivou ainda mais a escolha do ponto em questão.

Renda média

Já imaginou abrir uma nova loja em uma região com pessoas que não fazem parte do seu público-alvo, ou pior que não se enquadram financeiramente com o que você oferece? Seria uma decepção, não é mesmo?

Com o OnMaps isso é evitado, já que possui uma camada de visualização para você conhecer quais as classes predominantes em determinados locais (A++, A+, B1, B2, C1, C2 e D).

E foi exatamente isso que a rede de franquias fez. Certificou-se de que o público predominante naquela região era exatamente o que ela buscava em aspectos monetários.

Densidade demográfica

Visualizando esta camada no OnMaps, a Restaura Jeans identificou uma forte presença do seu potencial cliente.

No software, é possível saber quantas pessoas de determinada idade existem em uma área. Por exemplo, se o seu público-alvo é formado por jovens, você pode dimensionar se a presença de pessoas entre 15 e 24 anos é forte ou fraca.

Fatores essenciais para uma franquia de sucesso

Além dos fatores citados acima, a Restaura Jeans encontrou alguns outros indicadores muito importantes para a escolha do ponto em Moema:

  • Número de habitantes num raio de 500 metros;

  • presença da concorrência;

  • presença de trabalhadores na região;

  • polos geradores de fluxo de pessoas;

  • franquias existentes.


Todos eles podem ser mensurados e analisados dentro do próprio OnMaps, como, por exemplo o relatório de PEA DIA. Ele quantifica, em uma região selecionada, todos os trabalhadores e pessoas residentes que possuem renda, mesmo não trabalhando.

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O sucesso dessa loja, assim como de muitas outras inauguradas com a ajuda do OnMaps, concedeu entre outros, o prêmio de Franquia Cinco Estrelas 2016, pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Colhendo os frutos de uma análise bem executada

Em apenas dois anos, a unidade de Moema se tornou referência entre todas as unidades. Isso porque, com os dados fornecidos pelo OnMaps, se tornou a terceira melhor loja em faturamento da cidade de São Paulo e a quinta melhor do País.

A Rachel Helena Moumdjian, franqueada da unidade, falou sobre a parceria entre Restaura Jeans e Geofusion:

“Realmente agrega muita confiança para quem investe na marca, pois todas as tentativas frustradas de encontrar um local tinham negação fundamentada com evidências. Nossa atual loja tem um desempenho acima da média projetada.”

Assim como o OnMaps auxiliou na estratégia de expansão da Restaura Jeans, também pode ser muito útil na hora de ajudar a sua empresa a escolher uma região, ou ainda um ótimo ponto comercial para abrir uma nova loja.

Aliás, temos um eBook gratuito com muitas dicas sobre como o seu negócio pode se beneficiar do geomarketing. Para baixá-lo, basta clicar no banner abaixo:

Estratégia de expansão com Geomarketing

Por Valéria Duarte / Diretora de Customer Success

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