Quando o assunto é varejo, é preciso ter claro que cada loja tem características e necessidades específicas de sortimento de produtos, logística, atendimento e até mesmo tamanho e design. Tudo isso garante consumidores mais satisfeitos, traz eficiência à cadeia de distribuição e maximiza a receita.
Mas se essa gestão do varejo já não é simples quando se tem um número pequeno de lojas, imagina em redes com dezenas ou centenas de lojas para administrar? É por isso que a clusterização, ou agrupamento de lojas, é uma estratégia recorrente nas grandes empresas.
A ideia é simples: formar grupos (clusters) de lojas com características semelhantes e tomar decisões sobre o negócio com base nessas divisões. No Brasil, um bom exemplo de gestão por clusters é o Grupo Pão de Açúcar.
As bandeiras do varejo alimentício da empresa – por exemplo, o Pão de Açúcar, voltado a um público de alto padrão, e o Extra, de apelo mais popular – atendem, cada uma, a perfis diferentes de consumidores, com estilos de vida e comportamentos de compra distintos.
Veja como você também pode fazer uma gestão bem-sucedida da sua rede por clusters:
A segmentação do Grupo Pão de Açúcar dá certo porque a empresa conhece muito bem seu público-alvo, ou melhor dizendo, os seus públicos-alvo. Além de características como renda, idade e localização geográfica dos consumidores, o comportamento e o estilo de vida devem ser levados em conta. Defina você também quais são os perfis dos seus clientes mais representativos.
Em um software de geomarketing, mapeie as suas unidades e também os seus clientes. Dessa forma, você consegue delimitar a sua área de influência, ou seja, a região imediata no entorno da sua loja que concentra a maior parte de suas vendas. É dessa região que depende a saúde do seu negócio, logo, é esta a área que você precisa conhecer em detalhes.
Extraia dados sobre a população presente nas áreas de influência dos PDVs. Além de informações demográficas, como número de pessoas e a renda delas, é possível levantar qual é o estilo de vida e o comportamento dos consumidores que são predominantes nessas regiões.
Observe também os dados de desempenho das lojas. Há unidades que vendem mais um tipo de produto do que as demais? O ticket médio de determinadas lojas são menores do que em outras?
Após reunir informações sobre o público-alvo e o desempenho das lojas, você precisa identificar padrões de consumo semelhantes. E, então, formar ou rever os grupos de lojas que irão adotar o mesmo posicionamento de marca. O passo seguinte é adaptar fatores como a oferta de produtos, o preço e as promoções a esse novo direcionamento.
Mas atenção: você não deve parar por aí. Para continuar captando o máximo do potencial de mercado, é importante revisar sua estratégia de clusterização periodicamente para acompanhar mudanças na dinâmica das áreas de atuação.
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