Saiba o que é planograma e como o geomarketing ajuda em sua elaboração

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Antes de entender o que é planograma, é necessário ter em mente que ele só surte efeito depois de descobrir como o consumidor se comporta diante de uma gôndola.

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Afinal, quando estamos em frente a uma prateleira de supermercado, farmácia ou magazine, apesar de não percebermos, temos um padrão de comportamento para visualizar, procurar e escolher um determinado item.

É por meio de um mapa de organização ou planograma que os produtos são dispostos pensando em como o consumidor percorre um corredor ou como passa o olhar diante das prateleiras - e principalmente na praticidade que ele terá para encontrar o que precisa fazendo o menor esforço possível.

Para o varejo, um dos maiores benefícios é melhorar a rotatividade e saída de produtos, colocando itens que condizem com as características e necessidades do consumidor final. No caso das indústrias, entender sobre essa organização é fundamental para conseguir ativar produtos nos PDVs com eficácia, potencializando os resultados finais e aumentando as vendas.

Inteligencia de mercado

Um planograma vai me ajudar a vender mais?

Certamente sim! O principal objetivo deste mapa é estimular a compra. Ao organizar as prateleiras de acordo com o perfil do consumidor, aumenta-se a probabilidade de compra.

Isso acontece porque você passa a oferecer o produto ideal para o tipo certo de cliente, além de evitar que um determinado item fique encostado por falta de venda. É menos prejuízo e mais lucro.

O ditado “quem não é visto não é lembrado” faz todo o sentido aqui. Se o seu produto estiver na região certa de uma prateleira e atender ao perfil de quem frequenta o PDV, as chances de ele ser escolhido no momento de decisão do cliente aumentam muito.

Outro ponto positivo para o uso de planograma é que os produtos ficam muito mais organizados, passando uma imagem positiva tanto da marca exposta como do estabelecimento.

A ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) retrata de forma bem-humorada e objetiva os principais benefícios do uso de um planograma: 

 

Como criar um bom planograma

Um planograma bem feito deve indicar como serão os espaçamentos entre os produtos. Se do menor para o maior, da esquerda para a direita ou de baixo para cima, por exemplo. São diversas opções. O principal objetivo é guiar o shopper para que visualize rapidamente aquilo que precisa.

Para isso, existem algumas técnicas:

• A classificação e segmentação dos produtos devem ser feitas com base nas características do consumidor final;

• as mercadorias devem ser expostas de acordo com a dinâmica dos clientes dentro do mercado. Grandes empresas utilizam um mapa de calor. Com uma câmera térmica especial, o sistema monitora as regiões em que as pessoas ficam mais tempo paradas ou os corredores com mais movimentação, usando a temperatura corporal como referência;

• o mix de produtos deve ser elaborado de acordo com as características do cliente. Com uma ferramenta de geomarketing, sobre a qual falaremos mais para frente, você verá como é fácil encontrar o seu público-alvo e conhecer o potencial de consumo nas proximidades de determinada região;

• o produto deve sempre estar no campo de visão do consumidor final. Deve-se ficar atento, pois este nem sempre é quem tem o poder de compra - um bom exemplo é a área de brinquedos, que deve ser montada pensando primeiramente na criança.

Como implantar o planograma no espaço físico

Outro ditado que faz muito sentido no mapeamento de produtos (mas de forma negativa) é “na prática a teoria é outra”. Para evitar surpresas quando for alocar os produtos nos PDVs, é muito importante levar em consideração o espaço físico do estabelecimento.

Se na hora da ação o espaço não condizer com a realidade, todo o planejamento não valerá de nada. Caso as prateleiras sejam menores que o previsto, alguns produtos podem acabar ficando escondidos atrás de outros da concorrência ou ocupando uma área pouco privilegiada. Isso certamente fará com que os itens tenham uma taxa de saída baixa.

 

E o que o geomarketing tem a ver com isso?

No início deste post falamos que, antes de se preocupar em elaborar um planograma, era preciso conhecer quem era o cliente de determinado PDV. É nessa parte que o geomarketing pode ajudar.

Para uma indústria alimentícia, por exemplo, saber quais são as regiões brasileiras que mais gastam com alimentação pode fazer toda a diferença na hora de escolher onde inserir os seus produtos.

Uma ferramenta de geomarketing é capaz de extrair informações muito relevantes sobre um determinado local, como hábitos dos consumidores, a renda média e escolaridade de quem reside ou trabalha.

Como usar a inteligência geográfica de mercado a seu favor

Quando for elaborar um planograma, use um software de geomarketing para entender qual é o  perfil do consumidor daquela região.

Sabendo, por exemplo, a renda do seu público, basta identificar as regiões que atendem a esse perfil e inserir lá as categorias destinadas aos clientes. Isso evitará, por exemplo, que seus produtos destinados à classe C acabem em mercados ou lojas frequentadas pela alta classe e vice-versa.

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Em um trabalho conjunto, todos saem ganhando

Para que o planograma possa ser posto em prática, além de ser feito com base no espaço real do estabelecimento, o promotor deve apresentá-lo com clareza ao varejista, explicando os benefícios para ambas as partes. Caso contrário, pode haver inadimplência por parte do PDV.

Um planograma mal elaborado por parte das indústrias atrapalha o relacionamento com supermercados (lê-se também varejistas).  Isso acontece muitas vezes porque o mapa de organização é elaborado sem levar em conta o espaço físico ou a padronização dos produtos por categoria nos estabelecimentos.

Uma boa maneira de evitar esse tipo de atrito é estabelecer o planograma juntamente com o varejo em questão para que ambos possam conseguir atingir os objetivos desejados.

[INFORMAÇÃO BÔNUS] Descubra onde seus produtos não estão chegando

Além de alinhar a disponibilização de produtos ao público relacionado, com organização otimizada e nos locais certos, o geomarketing pode ajudar também as indústrias a descobrir regiões com potencial, mas que ainda não comercializam produtos da sua marca.

Com essas informações em mãos, a abrangência de PDVs será maximizada, os produtos ganharão muito mais aderência e a taxa de conversão certamente aumentará.

Inteligencia de mercado

Por Valéria Duarte

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