4 motivos para mapear pontos comerciais mesmo com a expansão da rede desacelerada

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Manter o mapeamento de pontos comerciais ainda que não haja previsão imediata para a abertura de unidades é uma dica para quem quer estar à frente do mercado. Afinal, o estudo que leva à escolha de novos pontos costuma ser bastante minucioso e traz um entendimento profundo do mercado. Com essas informações, você ganha vantagem competitiva e responde com mais agilidade a oportunidades e ameaças.

Conheça a seguir alguns benefícios que o monitoramento contínuo do mercado pode proporcionar para sua empresa, especialmente em tempos de instabilidade econômica:

1. Adequação de unidades

Após determinar os melhores lugares para cada uma delas, compare esse mapa de distribuição ideal com as localizações das unidades que já estão em operação. Caso alguma unidade esteja em um local pouco favorável para suas atividades, você poderá reposicioná-la para um ponto comercial mais adequado. Com isso, você rentabiliza a rede já existente, garantindo a melhor exploração de todo o seu potencial de mercado.

2. Monitoramento do mercado

Mapear o mercado continuamente também significa ter as ações da concorrência sempre no radar. Você poderá observar para onde e em que velocidade seus competidores se expandem, e saber se está perdendo espaço no mercado ou deixando de explorar alguma região estratégica. Assim, você ganha agilidade na hora de determinar estratégias de combate à concorrência e garante a sua parcela do mercado – o que é ainda mais valioso em tempos de economia instável. 

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3. Trade marketing assertivo

Ao mapear regiões para expansão, você detecta, na verdade, as áreas mais estratégicas para o seu negócio. E será que seus promotores de vendas estão posicionados nos locais certos, para captar esse potencial de mercado? Agora, você tem recursos para fazer essa checagem e, se necessário, sugerir ajustes. Afinal, sua equipe de campo será mais eficiente e objetiva, se focar as melhores localidades.

4. Você à frente da concorrência

Embora o ritmo de crescimento esteja desacelerado, é importante estar pronto para quando o mercado voltar a ter condições favoráveis. Ao manter seu planejamento de expansão, você ganha vantagem sobre a concorrência na hora de abrir pontos comerciais, pois já saberá onde as chances de sucesso são maiores.

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Por João Pedro Ribeiro do Val / Diretor Comercial

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