5 fontes de informação para apoiar seu planejamento de vendas

Planejamento-de-Vendas

Não há como elaborar um planejamento de vendas eficiente sem informações confiáveis e atualizadas. A teoria é simples, mas, diante da imensa quantidade de informações disponíveis no mercado, o que selecionar para a sua análise de mercado? Para ter êxito nessa tarefa, você precisa familiarizar-se com conceitos específicos e fontes de pesquisa. Eis aqui algumas delas.

IBGE

Por ser a instituição encarregada de realizar o Censo Demográfico a cada dez anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é a principal autoridade do país no que se refere a informações sobre a populaçãoCom os dados do órgão oficial é possível conhecer idade ou renda dos moradores de um município, por exemplo, e assim entender onde está seu público-alvo ou mesmo apoiar o cálculo de potencial de mercado. Há ainda plataformas de geomarketing que processam os dados do IBGE e conseguem descrever esses dados para cada quarteirão do país. É uma ferramenta poderosa para quem precisa de informações seguras no apoio a tomada de decisões.

Ministério do Trabalho

Além do Ministério do Planejamento, que abriga o IBGE, também a pasta do Trabalho produz estatísticas relevantes sobre o país que podem ser úteis para sua análise de mercado. O principal estudo do MTE é a Rais (Relação Anual de Informações Sociais), que anualmente elabora um panorama sobre o mercado de trabalho do país, atualizando dados como volume de empresas e empregados por setor de atividade, porte da empresa e remuneração média do trabalhador. É um bom caminho para você entender a economia de uma cidade.

Geofusion

É uma das fontes privadas mais completas sobre pessoas jurídicas no Brasil. A Geofusion possui uma base atualizada diariamente, com mais de 18 milhões de empresas cadastradas de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, o CNAE, que informa o ramo de atividade. Há diversas informações disponíveis, como porte, faturamento presumido e risco de inadimplência. Esses dados podem facilitar tarefas como a prospecção e a estimativa do potencial de mercado.

Fontes acadêmicas

Inovações alcançadas ao redor do mundo são rapidamente patenteadas e têm seu uso restrito, mas a produção de conhecimento em universidades de diversos países está disponível ao público. Sites como o norte-americano Jstor e o brasileiro Scielo oferecem uma consistente base de dados atualizada frequentemente com estudos e descobertas de pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, e que podem servir de apoio a um planejamento de vendas sintonizado com o que pregam os precursores de nosso tempo.

IPC Marketing

O Índice de Potencial de Consumo tem nome autoexplicativo – calcula quanto há de dinheiro em determinada região para o consumo em diferentes categorias de produtos. É possível saber quanto as famílias de uma região gastam em média com itens dos mais diversos, desde aluguel, telefone e educação até frutas, calçados, livros e eletrodomésticos. Este índice pode te ajudar a medir com mais precisão o potencial de mercado de cada área.

 
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Por João Pedro Ribeiro do Val / Diretor Comercial

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