5 motivos para incorporar o Geomarketing à sua gestão comercial

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Quer ganhar eficiência na administração de vendas? Então recorra à análise geográfica do mercado. É o que têm feito empresas do mercado B2B e grandes indústrias como, Yamaha, Sony e International Paper.

Conheça a seguir como você também pode usar o Geomarketing em seus planos de negócios para obter melhores resultados:

1.Dimensione o mercado

Com o apoio de uma plataforma de geomarketing, você visualiza no mapa a localização de centros de distribuição, fábricas, prospects, vendedores e outros pontos estratégicos. Assim, você consegue traçar o alcance de sua distribuição e definir com clareza o mercado de atuação.

2.Defina metas mais realistas

Com as áreas de atuação bem definidas, é possível extrair dados do potencial de consumo de cada um deles e saber onde há mais prospects. Isso tornará a definição de metas de seus vendedores mais realista e adequada às suas possibilidades de atendimento.

3.Descubra para onde expandir

Também é possível mapear sua carteira de clientes e compará-la à localização dos prospects. Desta forma, além de saber em quais áreas o público-alvo se concentra, você entenderá como está a sua cobertura de mercado: onde você possui boa atuação, em que áreas não valem a pena insistir e, ainda mais importante, se existem regiões com potencial inexplorado – as chamadas áreas brancas.

4.Posicione sua força de vendas estrategicamente

Depois de identificar as regiões mais estratégicas para o seu negócio, é hora de se fazer a seguinte pergunta: a força de vendas está bem posicionada? É provável que a determinação de territórios de vendas possa ser feita de maneira mais eficiente.

Outra vantagem da inteligência geográfica é eliminar a sobreposição de atendimento, garantindo melhor cobertura do mercado e otimizando deslocamentos dos vendedores.

5.Aprimore a gestão comercial e ações de trade marketing

Se você lida com o varejo, é importante conhecer as características da população ao redor das lojas onde seu produto é vendido. Dessa forma, é possível o perfil dos prováveis clientes dos pontos de venda onde sua marca está presente e definir melhores estratégias de preço, distribuição e trade marketing.

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Por João Pedro Ribeiro do Val / Diretor Comercial

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