As 7 dicas que faltavam para você escolher um ótimo ponto comercial

Principalmente quando pensamos no varejo, o sucesso de uma empresa depende de diversos fatores: qualidade dos produtos e do atendimento, preço, organização, valor agregado, entre outros.

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Mas há algo que influencia muito e que precisa ser pensado antes mesmo de abrir as portas do  negócio: escolher um ótimo ponto comercial. Uma boa localização pode ser o que separa os varejos de sucesso das lojas fracassadas.

Como escolher o local ideal? A resposta é curta, mas não é simples: DEPENDE! Não existe uma “receita de bolo” a ser seguida, mas existem algumas informações que você não pode deixar de consultar para fazer uma escolha assertiva e embasada.

Então, pegue o café e tome nota!

1. Perfil dos consumidores

O primeiro passo é conhecer o perfil dos consumidores do seu negócio.  Isso porque quem eles são diz muito sobre o que consomem. Um empresário de 60 anos, da classe A tem muito mais chances de comprar um terno sob medida do que um jovem de 25, universitário, por exemplo.

É interessante analisar a idade, renda média, gênero, hábitos de consumo e estilo de vida. Com essas informações em mãos, é possível descobrir com exatidão se aquele local possui potenciais clientes ou não.

Mas lembre-se: essas informações sozinhas são somente números. O que diz realmente algo a respeito é o cruzamento dos dados. Afinal, nem todas as mulheres de classe A compram produtos premium e nem todo jovem da periferia consome o que tem de mais barato nas gôndolas.

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2. População Economicamente Ativa da região

População Economicamente Ativa, ou PEA, é um conceito usado para medir a quantidade de pessoas que trabalham de forma remunerada ou que estão aptas a trabalhar e fazem algum esforço para tal. É essa gente que trabalha na região em que você pretende montar sua loja.

Descobrir perfil de consumo e a quantidade de pessoas que frequentam o entorno do estabelecimento é importante para analisar se existe potencial para o seu produto naquele local.

Com uma análise detalhada de PEA é possível descobrir até quanto da população pertence ao setor primário, secundário e terciário da economia. E, assim, estreitar ainda mais o estudo de perfil de público-alvo.

3. Presença da concorrência

Antes de monitorar os concorrentes é preciso estabelecer quem são eles. Para identificar a concorrência com eficácia você precisa considerar também os concorrentes secundários. Achismos não têm espaço aqui. É necessário fazer um estudo minucioso de toda a concorrência direta e indireta.

Você pode utilizar estas 5 táticas de inteligência competitiva para monitorar a concorrência, entender como eles se posicionam e como você deve se estabelecer em relação a eles. Mas lembre-se: nem sempre se deve fugir do concorrente. Estar próximo também tem suas vantagens.

Alguns negócios saem na frente quando há a comparação, e é fundamental que estejam ao lado do concorrente. Os estabelecimentos de comida em praça de alimentação são um excelente exemplo.

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4. Hábitos de consumo e estilo de vida

Ao analisarmos indivíduos, precisamos considerar as particularidades de cada um. São atendidos por estabelecimentos de classe A ou B?

Além disso, vale tentar entender como é o estilo de vida das pessoas. São jovens de periferia que tentam a vida nas metrópoles ou idosos que procuram se afastar o máximo possível da cidade grande?

Ao responder estes tipos de pergunta, fica muito mais fácil saber se o seu público-alvo será ou não atingido pelo estabelecimento. Pode parecer algo trabalhoso, mas encare como um investimento, afinal, são informações muito valiosas para o seu negócio.

Descobrindo o perfil fica mais fácil entender alguns hábitos, mas cuidado: o erro de muitos estabelecimentos é se embasar no perfil para supor um estilo de vida.

5. Um ótimo ponto comercial é aquele que possui potencial de retorno

Para descobrir qual o potencial de retorno do local também é preciso entender quanto ele pode crescer. Há muitos concorrentes no entorno? Quantos clientes você precisa atender para lucrar? Quanto é necessário investir? O público-alvo está nas proximidades? Costumam consumir no local?

Quando for analisar o potencial de retorno, você já terá muitas destas perguntas respondidas.  Na hora de fazer o planejamento comercial, as informações de potencial lhe ajudarão a adequar suas metas à realidade de mercado.

E caso pretenda expandir para outros locais ou até mesmo aumentar o tamanho de sua loja, com esses dados fica mais fácil descobrir se existe ou não essa possibilidade.

6. Polos geradores de tráfego

Polos geradores de tráfego são os responsáveis por atrair grandes fluxo de pessoas para um determinado local. São shopping centers, escolas, estações de metrô, edifícios, bancos, grandes empresas e outros estabelecimentos que gerem circulação em um perímetro específico.

Identificá-los serve para muitos benefícios. Se o seu comércio tem fácil acesso ao metrô, é bem provável que o fluxo aumentará bastante.

Outra vantagem é estar perto de um polo que atraia o público do seu negócio. Por exemplo, se você deseja atingir pessoas com vida saudável, é válido estar perto de parques ao ar livre, academias e ciclo faixas.

Já se o seu negócio só pode ser acessado por uma única rua, é longe de metrôs e não possui estacionamentos próximos, pode ser que o fluxo de clientes seja drasticamente afetado.

7. Particularidades do seu negócio

Todas as dicas deste post devem ser adaptadas para o perfil da sua empresa e do seu público. Uma academia de musculação pode seguir critérios totalmente diferentes de uma tabacaria – são públicos diferentes e, por isso, usam estratégias totalmente distintas. Atente-se a esse item.

Augusto Cury, escritor brasileiro e criador da Teoria da Inteligência Multifocal,  diz que alguém inteligente aprende com os próprios erros, mas o sábio aprende com o erro dos outros. Por isso, não cometa os 10 erros mais comuns no varejo e economize tempo, dinheiro e mão de obra.

Ao fazer as análises sugeridas aqui, os resultados do seu negócio ficam muito mais fáceis de serem alcançados e você conseguirá atingir o seu objetivo de encontrar um ótimo ponto comercial.

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Por Valéria Duarte / Diretora de Customer Success

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