Como e por que abrir uma loja em uma região de trabalhadores

Qual público sua empresa deve impactar ao abrir uma loja? Moradores ou trabalhadores de uma região?

Em muitos negócios do varejo, ambos são muito importantes. E escolher o lugar ideal para sua loja é uma tarefa que envolve muitos desafios.

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Antes de expandir, há todo um planejamento por trás, para descobrir se o local é um ótimo ponto comercial e se possui potencial de retorno.

Isso significa que a sua empresa pode ter um diferencial, se conseguir vender tanto para os residentes como para os trabalhadores de um bairro, avenida ou conjunto de quarteirões.

O segredo é identificar onde, como e em qual período do dia o dinheiro está circulando.

E falando sobre áreas com muitos comércios, escritórios ou até mesmo fábricas, as pessoas que andam também consomem por ali, seja naquela passadinha rápida no shopping, no horário de almoço, ou nos comércios próximos, na ida e vinda do emprego.

Agora, e seu eu contar que há como identificar exatamente esse perfil de consumidor?

Dentro da ferramenta de geomarketing OnMaps existe uma informação exclusiva para encontrar os indivíduos com poder de consumo de uma determinada região: a PEA Dia, ou População Economicamente Ativa durante o dia.

Ela mostra as pessoas que trabalham e ou que somente residem em uma região, mas que têm alguma forma de renda.

Além dos trabalhadores, a PEA Dia considera a população residente inativa – pessoas acima de 18 anos que não trabalham, mas possuem renda e, portanto, são potenciais consumidores (como aposentados, universitários e donas de casa)

Resumindo: a PEA Dia utiliza informações oficiais para entender quantas pessoas economicamente ativas durante o horário comercial existem em uma localidade.

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Como a PEA Dia aponta uma ótima região para expansão

Essa metodologia foi desenvolvida com base em dados de trabalhadores do mercado formal (divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego) e informal – uma projeção exclusiva da Geofusion, baseada em dados oficiais do MTE e IBGE (PNAD).

Para exemplificar como funciona a PEA Dia, imagine que muitas das pessoas trabalhadoras na cidade de São Paulo vêm de outros municípios, como Osasco.

Embora residam fora da capital paulista, e pertençam à população osasquense, é na PEA Dia de São Paulo que serão classificadas.

Todos os 5.570 municípios brasileiros estão mapeados com a PEA Dia. No vídeo abaixo, a nossa gerente de Analytics, Daniele Kono, explica o conceito:

Agora que você já sabe o que é a PEA Dia, vou apresentar como essa informação pode auxiliar na expansão de negócios.

Considere a PEA Dia para encontrar seu público e abrir uma loja

Na hora de elaborar uma boa estratégia para ampliar a sua rede, devemos levar em conta diversos fatores. E encontrar regiões com presença do seu público-alvo é o principal deles.

Não adianta montar uma loja numa avenida movimentada, investir em produtos de qualidade e ter uma equipe altamente treinada, se aquela região possui um índice baixo de potenciais clientes.

Ou pior: e se as pessoas não estão dispostas a ir até o seu ponto? Isso tem a ver com a sua área de influência. Falamos sobre esse tema em um post recente, onde também damos dicas para atrair mais clientes.

No OnMaps, você pode escolher um local que possua um volume de pessoas adequado ao perfil da sua empresa, principalmente composto pela população economicamente ativa durante o horário comercial.

No exemplo abaixo, podemos ver um mapeamento que vai da região central de São Paulo e focaliza na Praça da Sé. As camadas em roxo são referentes à quantidade de PEA Dia encontrada (quando mais escuras, mais pessoas):

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Isso pode ser uma pista de áreas indicadas para abrir uma loja, pois possuem mais consumidores com renda para consumir os seus produtos.

É claro, só esse fator não indica certamente onde você pode inaugurar um ponto, até porque mais pessoas não é sinônimo de mais clientes. É preciso considerar também a renda, estilo de e hábitos de consumo.

E tudo isso o OnMaps também entrega. Um caso interessante que exemplifica o entendimento do perfil do consumidor é o da Brasil Kirin.

A empresa identificou onde estava o público-alvo de uma de suas marcas de cerveja e passou a vender somente para PDVs com a presença desses consumidores no entorno.

Analisando PEA Dia com os polos geradores de tráfego

Em outro post explicamos o que são polos geradores de tráfego e como eles ajudam a atrair clientes para o seu ponto comercial. Mas, além de atrair, eles podem ser ótimos indicadores na hora de decidir por um local para uma nova loja.

Digo isso porque os polos são grandes impulsionadores de fluxo de pessoas. Isso significa que estar perto de algum deles pode aumentar as chances de visitas em sua loja.

Abaixo, podemos ver a região da Praça da Sé com a camada de PEA Dia, porém agora também inseri alguns polos geradores de tráfego. Nesse exemplo, são terminais rodoviários, estações de trem e metrô:

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Essas informações podem ser checadas até o nível de quarteirão, visualizando detalhadamente cada avenida, rua ou esquina.

Uma outra vantagem da visualização de polos é conseguir enxergar onde estão localizados os possíveis concorrentes diretos ou indiretos e, assim, monitorá-los.

São mapeadas as lojas de empresas de diversos segmentos: restaurantes, farmácias, cosméticos, fast food, metrôs, shoppings, entre outros. A periodicidade de atualização é de um mês para a maioria delas.

O OnMaps também possui dados que vão enriquecer seu plano de expansão, como:

  • Concentração de renda;

  • grau de escolaridade;

  • população por faixa etária e por renda, ou seja, é possível saber, por exemplo, quantas crianças, jovens, adultos da classe C existem numa determinada região;

  • potencial de consumo de diversos itens, como alimentação dentro e fora do domicílio, material escolar, eletroeletrônicos e entre muitos outros .

Essas informações certamente irão oferecer segurança e mais retorno ao abrir uma nova loja.

Agora que você já conhece os benefícios das regiões com grande número de empresas e trabalhadores, por que não usá-los  a seu favor e embasar ainda mais os seus planos de expansão?

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Por Susana Figoli / Diretora de Inteligência de Mercado

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