Publicado em 27/11/2018

Entenda qual é o papel da análise sociodemográfica para expansão de franquias

Entenda qual é o papel da análise sociodemográfica para expansão de franquias

Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:

Quando uma empresa atua para atender pessoas de todos os perfis, ela tende a perder o foco e corre o sério risco de fracassar.

Por isso, é essencial contar com uma boa análise sociodemográfica para entender de que forma deve agir estrategicamente ao atender indivíduos com características alinhadas ao negócio.

Definir público de forma segmentada leva uma franquia a crescer por meio de nichos e, assim, consegue mais competitividade, com melhora dos resultados. Ao contrário do que muita gente imagina, esse processo não precisa ser caro, complexo ou desgastante.

A seguir, vamos mostrar como a análise sociodemográfica atua dentro do plano de crescimento de negócios para franquias.

Descreveremos a importância de definir e localizar público-alvo e explicaremos por que isso é essencial para a expansão. Também destacaremos quais as ferramentas essenciais para otimizar esse processo.

Antes disso, sugiro baixar o nosso material para que você complemente tudo o que já sabe sobre expansão de negócios. Basta clicar no banner e fazer o download.

New Call-to-action

Importância da análise sociodemográfica

Realizar um bom planejamento em relação à questão sociodemográfica é essencial para o sucesso de um negócio.

É por meio dessas informações que franquias conseguem levantar dados como renda, nível de instrução, faixa etária, estilo de vida e potencial de consumo da população de uma região.

Com dados como esses em mãos, essas empresas descobrem os potenciais locais para abertura de novas unidades e, assim, aumentam as vendas e conquistam seu espaço no mercado. Abaixo, vamos detalhar as principais variáveis sociodemográficas que um negócio pode explorar.

Sociodemografia de quem trabalha na região da unidade

Da mesma forma que é essencial conhecer quem mora em uma região específica, também é indispensável ter conhecimento dos indivíduos que trabalham ou frequentam o local. Podemos classificar essas pessoas em alguns aspectos, conforme veremos a seguir:

População diurna e noturna

Aqui, podemos identificar diversas particularidades que apontam muitos detalhes das características das pessoas que trabalham em um determinado local, como a quantidade de empregados por lá, assim como sua renda e ocupação.

Fluxo de veículos e pedestres

Dependendo do que for estudado e analisado, é possível colher dados que permitam visualizar algumas estimativas de fluxos de pedestres e veículos nas principais vias de tráfegos da região.

Essas informações podem ser essenciais, principalmente para negócios que precisam mensurar a população transeunte, mas que não necessariamente trabalha ou reside nas imediações do local em que a franquia ganhará uma nova unidade.

Ferramentas essenciais para expansão de franquias

Ter em mãos esses dados que destacamos é de fato muito importante para uma rede de franquias crescer. Mas quais ferramentas ajudam a ter e entender essas informações? É simples! Isso passa, principalmente, pelas soluções de geomarketing.

O geomarketing é uma metodologia utilizada para descobrir as mais diversas características das pessoas que pretende atender (e onde elas estão). 

Você compreende se há potenciais consumidores em uma região e ainda descobre novos locais para expandir a franquia, além de apontar os concorrentes.

Também chamado de inteligência geográfica de mercado, o geomarketing possibilita que uma empresa elabore efetivas estratégias para reduzir custos, aumentar as vendas e melhorar os resultados, por meio de dados georreferenciados.

Nesse sentido, podemos destacar que o geomarketing agrega valor em questões como:

  • otimização da rede e norte em relação a novos pontos;
  • conhecimento de cada estabelecimento para comparação e análise;
  • estabelecimento de metas para um determinado negócio;
  • ajuste do mix de produtos/serviços para cada nova unidade;
  • mensuração do potencial real de um determinado mercado;
  • análise da distribuição da concorrência.

Também, o geomarketing aplicado a franquias ajudará a elucidar perguntas como:

  • onde está o público-alvo de um determinado negócio?
  • quais são os fatores de sucesso da franquia, no aspecto sociodemográfico?
  • como estimar o faturamento de uma unidade futura da empresa?

Obviamente, para ter efeito, a solução de geomarketing tem de trazer uma informação sólida, que indica se um negócio atenderá ou não a necessidade de um local.

Será preciso saber, por exemplo, se a região conta com um número específico de pessoas com o perfil desejado, o que indica se existe a viabilidade da abertura de uma empresa.

Assim, o geomarketing é ideal para ter mais conhecimento do mercado. Além de permitir a análise demográfica em marketing, ajuda os gestores de uma empresa a tomarem decisões alinhadas com os propósitos de crescimento do negócio.

Quer saber mais sobre como o geomarketing vai levar uma nova visão para sua empresa? Clique no banner abaixo e faça o download do material, gratuitamente.

New Call-to-action

Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing

Canais indiretos: o que são e como alcançá-los com geomarketing

Loja perfeita no varejo: o que é e como tornar o ponto de venda mais eficiente