Aplique técnicas de BI e Omnichannel em ações de marketing

bi-omnichannel

Quando falamos sobre marketing no setor varejista, é preciso contar com soluções inovadoras e ferramentas capazes de proporcionar vantagem competitiva para o estabelecimento. Sendo assim, podemos citar BI e Omnichannel como algumas metodologias capazes de otimizar seu planejamento estratégico.

Neste conteúdo, mostraremos como aplicar técnicas dos métodos citados anteriormente nas ações de marketing da sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir o artigo!

O que é BI?

BI ou Business Intelligence é um termo criado pelo grupo de consultoria tecnológica Gartner Group na década de 1990. Consiste em um conjunto de técnicas e soluções estratégicas que tem o objetivo de agilizar as tomadas de decisão no meio corporativo, proporcionando informações corretas às pessoas certas em tempo hábil.

Com base nos dados disponibilizados pela própria organização, o Business Intelligence permite ao gestor obter mais conhecimento sobre seu negócio e o mercado em que atua, constituindo-se uma ferramenta indispensável para competir em um panorama tão acirrado como o atual.

Por meio do BI, a partir da análise dos dados obtidos, é possível:

  • identificar tendências de consumo por região, sazonalidade, perfil, etc;

  • identificar mudanças comportamentais no consumidor;

  • antecipar-se a cenários futuros;

  • entre outros aspectos relevantes para gerar inteligência sobre o mercado e otimizar a tomada de decisões.

No entanto, para que o BI possa garantir o sucesso do estabelecimento, é preciso que ele esteja alinhado a um plano estratégico que abranja ações de marketing, e é neste ponto que Business Intelligence Omnichannel se tornam ferramentas indispensáveis para sua empresa.

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O que é Omnichannel?

Omnichannel nada mais é do que o contato entre a organização e seus consumidores por meio de variados canais complementares de comunicação de forma contínua e espontânea.

O termo é resultado da junção da palavra "omni", que se refere ao sentido de "tudo" ou "inteiro" em latim, à palavra inglesa "channel", que significa "canal". Dito isso, podemos afirmar que o significado literal mais próximo é algo como "todos os canais".

Fatores como o aumento da necessidade de oferecer uma experiência de compra mais positiva e a otimização do relacionamento com o cliente — em todos os pontos de contato — contribuem diretamente com o crescimento no número de marcas aderindo às estratégias de BI e Omnichannel.

Um exemplo simples de como os canais complementares funcionam na prática seria o seguinte: o cliente está na loja física, mas decide utilizar o app da marca para verificar a disponibilidade de um produto. Caso o encontre pelo aplicativo, pode solicitar o pedido a um vendedor e, ainda, optar por receber a mercadoria em casa.

Porém, para que esse tipo de estratégia seja bem-sucedida, é necessário que todos os canais de comunicação sejam integrados e a empresa utilize a abordagem adequada. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Como aplicar BI e Omnichannel em ações de marketing?

Faça o follow-up

Para que seja possível entregar ofertas personalizadas às necessidades do cliente, é preciso rastrear detalhadamente toda a jornada do consumidor. Ou seja, acompanhar todos os processos, desde o contato inicial com a marca até a conclusão da compra.

Crie personas para conhecer seu público

Criar personas é um processo que consiste em identificar e segmentar o público-alvo que integra o universo da sua marca. Um dos aspectos positivos é a possibilidade de traçar estratégias assertivas, elevando o engajamento nas redes sociais e as chances de retorno sobre suas ações.

Para isso, é preciso compreender questões pessoais e comportamentais como:

  • idade;

  • gênero;

  • profissão;

  • escolaridade;

  • hábitos de consumo;

  • aspectos de estilo de vida;

  • entre outras questões que influenciem sua tomada de decisão de compra.

Integre todos os canais de comunicação

Quando falamos em BI e Ominichannel trabalhando conjuntamente para otimizar as ações de marketing de uma empresa do setor varejista, é fundamental que todos os canais estejam integrados entre si, para que diversas etapas desnecessárias sejam eliminadas do processo de compra.

Um exemplo simples de como isso deve acontecer é o seguinte: caso o cliente adicione um produto ao carrinho de compras, acessando seu site pelo notebook, o item deve permanecer ali quando ele o acessar por um smartphone.

Isso é, basicamente, o princípio de uma estratégia Omnichannel funcional e eficiente. A integração é importante pelo fato de que a convergência digital se faz cada vez mais necessária, pois os usuários transitam entre diferentes dispositivos e a tendência é que isso aumente com o decorrer dos anos.

Faça monitoramento e análise dos dados

Nenhuma ação de marketing pode ser bem-sucedida se as informações não forem monitoradas e analisadas. Por isso, a coleta e a análise são etapas cruciais para a melhoria de todo o processo.

Afinal, somente mensurando os resultados alcançados é que se torna possível encontrar novas oportunidades para expandir o negócio, corrigir falhas e melhorar as estratégias que estão funcionando.

Neste ponto, podemos afirmar que o BI é uma ferramenta indispensável, pois possibilita não apenas o monitoramento das reações dos clientes com agilidade, como também facilita a análise do feedback sobre a satisfação do consumidor, sua percepção em relação à concorrência, entre outros aspectos.

Tente variar suas estratégias de marketing

O fato do uso de dispositivos móveis para realizar compras estar cada vez mais comum no país significa que criar aplicativos próprios para sua marca é uma forma de potencializar o marketing de proximidade, além de garantir a presença em um ambiente que faz parte da rotina dos usuários.

No entanto, isso não significa que você deve apostar apenas em mobile marketing. Na verdade, suas estratégias de marketing precisam ser abrangentes e variadas. Sendo assim, podemos citar algumas táticas que você pode aderir, como a NFC, por exemplo.

NFC (Near Field Commnuication) consiste em aplicar ferramentas de comunicação em campo. Ou seja, utilizar características e recursos do próprio estabelecimento para fidelizar clientes e aumentar o alcance de suas ações publicitárias.

Por meio de adesivos implementados em um determinado local do ponto de venda, é possível enviar diversas mídias ou banners diretamente para os dispositivos móveis de quem interagir com eles, algo bem parecido com o conceito de QR Code.

É uma opção que, além de exigir baixo custo de investimento, tem grande capacidade de aumentar o engajamento dos clientes com sua marca.

Para finalizarmos, vale mencionar outra tática interessante: o Beacon. Consiste em uma ferramenta que permite o usuário interagir com sua marca como se estivesse dentro de um filme de ficção científica.

Estamos falando de um aparelho de Bluetooth Low Energy, que pode ser instalado em um local da loja física e, de forma automatizada, enviar publicidade contextualizada aos clientes. Desse modo, é possível enviar ofertas exclusivas e brindes aos clientes, proporcionando uma experiência única.

Como você pôde conferir em nosso artigo, ambas as tecnologias de BI e Omnichannel são capazes não apenas de gerar vantagem competitiva, como também de se complementar e oferecer diversos benefícios à sua empresa.

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Por Susana Figoli / Diretora de Inteligência de Mercado

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