Expansão de Negócios

5 mapas para explicar o potencial de mercado do Rio de Janeiro

Como entender o potencial de mercado do Rio de Janeiro, estado tão diverso, através de cinco mapas. Confira!


Há quem diga que existem dois Rios de Janeiro: a Zona Sul e a Zona Norte; ou então o da favela e o do asfalto.

Na verdade, há muito mais que isso.

No alto de seus 451 anos, a ex-capital do império esconde entre morros e avenidas uma ebulição de mundos variados e todo o tipo de perfil do consumidor.

Só a Rocinha é em si uma cidade: 70 mil moradores que garantem à comunidade um potencial de mercado superior à esmagadora maioria dos municípios brasileiros (veja abaixo).

Por isso prestamos nossa homenagem com uma seleção de informações sobre a Cidade Maravilhosa para você enxergá-la com novos olhos.

Aqui estão 5 mapas, apenas 5 das muitas visões possíveis em uma plataforma de geomarketing como o OnMaps.

População Consumidora

Mais de 8% dos brasileiros estão no Rio de Janeiro.

Ao redor das florestas da Tijuca e da Pedra Branca, a cidade cresceu em comunhão com sua magnífica paisagem natural.

densidade_demografica.jpg

São 6,4 milhões de habitantes, uma população maior do que a de países como Irlanda ou Dinamarca.

Trata-se do 2º maior mercado do país, com uma particularidade: o percentual de Adultos e Idosos é maior do que a média brasileira, de 47,8% e 12,9%, respectivamente:

distribuicao_etaria.jpg

Essa proporção indica um grande potencial de mercado.

Afinal, nessas faixas etárias se encontram o perfil do consumidor no período de maior produtividade econômica.

RJ_Densidade.png

Barra da Tijuca: recordista de shopping center

Em qualquer outra metrópole do Brasil, há no máximo 4 shopping centers em um mesmo bairro.

É o que acontece em regiões nobres e centrais como Batel, em Curitiba, e Joaquim Távora, em Fortaleza.

Barra_da_Tijuca.png

Na Barra da Tijuca, a história é diferente. A quase 1 hora do centro da cidade, a Miami brasileira reúne nada menos do que 10 shopping centers entre as Avenidas das Américas e Ayrton Senna.

Isso sem contar o Shopping Metropolitano Barra, que se localiza em Jacarepaguá mas atrai também o perfil consumidor do bairro vizinho.

New Call-to-action

População Turística

A população de 6 milhões de habitantes é imensa. Mas é menos da metade do que os 13 milhões de turistas que o Rio de Janeiro recebe por ano.

O montante representa 4,81% de todo o fluxo turístico do Brasil. São mais turistas por ano do que o total de habitantes de São Paulo.

E se a cidade tem um total de 172 hotéis para acomodar os visitantes, 63% deles está na Zona Sul, entre as regiões de Botafogo, Lagoa, Leblon, Ipanema e Copacabana.

potencial_zona_sul.jpg

Apenas a “Princesinha do Mar” tem nada menos do que 63 hotéis em uma área de apenas 5 km².

Cidade Rocinha

Rocinha.png

A Rocinha tem mais de 70 mil habitantes e, graças a essa alta concentração populacional, seu potencial de consumo é estimado em R$ 923 milhões por ano.

Esse valor é maior que o potencial de mercado em mais de 90% das cidades brasileiras. Das 5.570 cidades brasileiras, apenas 499 têm mais potencial de consumo que a Rocinha.

Rocinha.jpg

Alguns exemplos de cidades com potencial abaixo da Rocinha:

comparacao_potencial_rocinha.jpg

População universitária

Centro_faculdades.jpgOutro fator econômico importante do Rio de Janeiro é a grande concentração de universitários.

São 165 faculdades na cidade, sendo que 25 delas se espalham pelas ruas históricas do centro, 7 estão no eixo Santa Tereza – Lapa e mais 13 no Flamengo.

O resultado é uma população universitária de 276 mil pessoas na capital fluminense.

Grande parte delas, cerca de 85%, é da própria cidade. 3% é formada por estudantes de outros lugares que moram na cidade. E 12,5%, mais de 34 mil universitários viajam todo dia para estudar na Cidade Maravilhosa.

É só o começo

Os mapas mostrados acima são algumas das possibilidades que as empresas encontram no OnMaps, a plataforma de geomarketing na Geofusion.

Em diversos segmentos, profissionais utilizam a ferramenta para encontrar as melhores oportunidades de mercado.

New Call-to-action

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.