Você conhece os jogos de tabuleiro como War e Banco Imobiliário? Embora pareçam apenas brincadeiras, esses games têm muitas semelhanças com o mundo dos negócios, inclusive quando o assunto é determinar territórios e estratégias de atuação.
Veja a seguir algumas lições desses jogos que podem ser aplicadas no planejamento comercial e na gestão de vendas de seu negócio:
No War, a determinação dos países em que o jogador iniciará a partida é muito importante: os participantes com as melhores posições estratégicas já começam um passo à frente. É com a mesma situação que um gestor se depara na hora de definir os territórios de vendas.
Você deve escolher regiões em que há oportunidades e, então, estabelecer-se para conquistá-las. Determine o tamanho de sua força de vendas – seu exército – e a posicione para captar todo seu potencial de mercado.
Á medida em que o jogo avança, você terá de reposicionar seus vendedores até chegar à disposição que melhor traz resultados. Pode ser que você identifique um mercado mais atraente e não tenha como aumentar a força de vendas. Ou então, de a concorrência ser muito mais forte em um determinado local, prejudicando suas vendas. Nesses casos, avalie tirar o time de campo e foque regiões mais promissoras.
Como no jogo, antes de se aventurar em novas terras, é preciso garantir as áreas que você já conquistou, pois territórios com um exército fraco podem ser perdidos muito facilmente. Essa será sua maior defesa contra o ataque dos outros competidores, que poderá acontecer a qualquer momento.
Para ganhar, tanto nos jogos quanto na vida real, é preciso confiar mais no pensamento estratégico e menos na sorte. Por isso, logo no começo você deve ter uma perspectiva ampla sobre o mercado e saber qual será seu plano geral: determine objetivos a médio e longo prazo e, então, aja para alcançá-los. Por qual caminho você quer levar seu negócio? Quais territórios deseja conquistar? Assim, você constrói uma estratégia coerente e viável.
Para conquistar um novo território em War, é preciso acumular exércitos. Já em Banco Imobiliário, o jogador deve negociar até conseguir 4 cartas da mesma cor para construir casas e hotéis. Da mesma forma, gestores têm de estruturar o negócio para atender um novo território. Pergunte-se: há vendedores o suficiente? A produção precisa ser incrementada? Com seus recursos atuais, dá para combater o concorrente na nova região?
Ao mesmo tempo em que você executa sua estratégia, observe o que seu competidor está fazendo. Pode ser que a concorrência esteja aos poucos tomando parte do seu mercado. Ou talvez você descubra o contrário: uma falha na atuação do concorrente que pode ser uma oportunidade para o crescimento da sua empresa.
Uma partida envolve múltiplos fatores e nem tudo sai como o planejado. Mas quem está atento ao cenário geral consegue identificar empecilhos mais cedo e redesenhar seu planejamento estratégico a tempo.
Se necessário, determine novas divisões de territórios, reposicione vendedores e redimensione a força de vendas. Afinal, no mundo dos negócios o jogo não acaba em uma única partida.
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