Conhecer a sua área de influência pode melhorar a performance da sua rede atual e também nortear estratégias de expansão. Ações de marketing mais assertivas, delimitação do mix de produtos e o estabelecimento de metas alinhadas ao perfil de cada região são mais algumas vantagens que a delimitação desse território pode trazer.
Veja a seguir a definição desse conceito fundamental do Geomarketing.
Área de influência é uma região ao redor do ponto de venda que concentra a maior parte dos clientes ou das vendas daquele ponto. Ela está ligada à distância que o consumidor está disposto a percorrer (ou tempo que está disposto a gastar no trajeto) para consumir o produto ou o serviço de uma unidade. Por definição, existem três tipos de áreas de influência:
O tamanho das áreas de influência varia de acordo com características do negócio, como o porte, o setor de atuação e o poder de atração. Alguns segmentos possuem características próprias, como por exemplo negócios de conveniência (lanchonetes, lavanderias, etc.) que tendem a ter áreas primárias de até 500m. Hospitais e hipermercados são exemplos de negócios que possuem áreas de influência maiores, pois as pessoas estão dispostas a percorrer maiores distâncias por seus serviços.