Atrair novos alunos costuma ser um dos maiores desafios do ensino. Por isso, criar ações comerciais para captação de alunos é a melhor forma de se organizar e pensar nas melhores estratégias para prosperar em um setor tão competitivo.
Para isso, o geomarketing é uma ferramenta cada vez mais utilizada por escolas e universidades para direcionar ações comerciais e alcançar resultados mais efetivos.
Instituições de ensino também podem se beneficiar grandemente de incorporar inteligência geográfica em suas estratégias.
Assim, ao combinar dados geográficos e demográficos com estratégias de marketing, sua instituição consegue identificar oportunidades de mercado, segmentar públicos-alvo e personalizar suas campanhas de forma mais precisa.
Neste artigo, você vai descobrir cinco ações comerciais para captação de alunos e também entender como implementar o geomarketing em suas estratégias para conseguir resultados ainda melhores.
Vamos lá?
A captação de alunos é um dos maiores desafios enfrentados pelas instituições de ensino. Com um mercado altamente competitivo e um público cada vez mais exigente, é essencial adotar estratégias inovadoras para se destacar e atrair potenciais estudantes.
Veja, então, 5 dicas de ações comerciais para captação de alunos:
Se engana quem pensa que uma instituição de ensino não é ou não precisa ser uma marca.
De fato, toda empresa precisa ser conhecida no mercado para fazer sucesso. E isso só é possível quando você constrói uma marca forte, que é facilmente lembrada.
Isso inclui toda a estratégia de comunicação da sua escola, como:
Uma das ações comerciais para captação de alunos mais importante é a boa comunicação e o atendimento personalizado. É isso que vai diferenciar sua instituição das concorrentes.
Além disso, um atendimento personalizado tem tudo a ver com a comunicação. Afinal, é importante adaptar a linguagem e suas ações para refletir a marca forte que você já construiu.
Além disso, também é necessário entender quem é o seu público e aluno ideal. Só assim você vai saber a forma correta de impacta-los.
Considere sempre:
O marketing digital é, sem dúvidas, uma das melhores ações comerciais para captação de alunos.
Trata-se de um conjunto de ações online que uma empresa realiza para consolidar sua marca no mercado, promover seus produtos ou serviços e estabelecer e nutrir bons relacionamentos.
O marketing digital é excelente para ajudar na captação de alunos, já que consegue direcionar diferentes estratégias para que atinja o público-alvo certo em diferentes canais.
Alguns exemplos de estratégias de marketing digital para captar alunos são:
Bolsas de estudos, promoções e descontos são ótimos para chamar atenção de possíveis alunos. Afinal, o preço é um fator crucial na decisão de muitos consumidores.
Parcerias também são boas ações comerciais para captação de alunos. Ao juntar duas marcas fortes no mercado, sua instituição consegue atingir um público ainda maior.
Além de oferecer descontos nas matrículas e mensalidades, aproveite a “publicidade gratuita” dos seus alunos. Em outras palavras, peça aos seus alunos que deixem avaliações e feedbacks nas redes sociais e no perfil da instituição no Google, por exemplo.
A tecnologia é grande aliada na hora de criar ações comerciais para captação de alunos. Dessa forma, existem diversas ferramentas que ajudam com diferentes objetivos das instituições de ensino.
Para captar alunos, descobrir detalhes do seu público-alvo, saber as regiões com maior demanda por seus serviços, mapear seus concorrentes e pensar em estratégias de precificação, um software de geomarketing é a sua melhor opção.
Como você viu acima, o geomarketing é uma excelente estratégia para captação de alunos. Afinal, combinando ferramentas digitais e tecnologias de mapeamento de cidades, bairros e quarteirões, você poderá localizar facilmente seus potenciais alunos.
Além disso, o geomarketing também pode ser utilizado para:
Veja abaixo algumas dicas de ações comerciais para captação de alunos com geomarketing:
Uma das principais vantagens do geomarketing é a capacidade de segmentar o mercado com base na localização geográfica.
Essa segmentação ajuda sua instituição a identificar áreas com maior presença do seu público-alvo.
Veja no mapa abaixo como encontrar seu público-alvo utilizando uma ferramenta de geomarketing:
Para encontrar o público-alvo, podemos fazer um cruzamento entre a faixa de renda e a faixa etária para descobrir onde esse público específico está mais presente.
Por exemplo: nosso mapa mostra o cruzamento entre o público com uma renda média domiciliar A+ (entre R$ 16.768,00 a R$ 29.176,00) e a faixa etária entre 5 a 19 anos.
Nos tons mais escuros de azul, estão as microáreas onde as pessoas com essas características estão mais presentes. Já nos tons mais claros, menor predominância desse público.
Além de segmentar seu público, uma ferramenta de geomarketing também permite identificar as áreas com maior demanda pelos seus serviços.
O software de geomarketing da Geofusion, líder em inteligência geográfica no Brasil, mostra as regiões onde existe maior potencial de consumo para mensalidades e matrículas:
No mapa acima, você pode ver amostras de setores censitários onde o público possui maior intenção de compra para matrículas e mensalidades.
Novamente, as áreas com tons mais escuros representam maior predominância do público e os tons mais claros, menos.
Perceba como é possível aprofundar a análise e encontrar regiões cada vez mais específicas e certeiras, a nível de quarteirão.
Para decidir as melhores ações comerciais para captação de alunos, é fundamental saber onde seus concorrentes estão. Afinal, você compete pela atenção do mesmo público, mesmo que eles tenham certas diferenças entre si.
Então veja como fica o mesmo mapa acima com os concorrentes mapeados:
Note como as áreas com tons mais escuros de azul (ou seja, as áreas onde o potencial de consumo é mais alto) não possuem tantos concorrentes.
Isso pode indicar uma oportunidade de expansão e de criar ações comerciais para captação de alunos nessas regiões.
Com todas essas informações em mãos, suas ações comerciais para captação de alunos ficam mais certeiras e embasadas, já que com o software é possível identificar as regiões com maior presença do seu público.
Com as análises que aprendeu neste artigo, você poderá encontrar áreas com menos concorrentes, maior quantidade de clientes potenciais e maior potencial de consumo. Mas é possível fazer ainda mais.
Para isso, sua melhor opção é a Geofusion, líder em inteligência geográfica no Brasil.
Com a nossa ferramenta, você também vai poder entender a localização de pontos que atraem grande fluxo de pessoas e conhecer a intenção de investimentos das famílias para cursos específicos, além de poder filtrar por ensino básico, superior e livre. Tudo no detalhe de quarteirão.
Quer saber o que mais nosso software de geomarketing pode fazer pela sua instituição de ensino? Então preencha o formulário abaixo para solicitar uma demonstração: