Como saber o que você precisa fazer para entrar em um novo mercado? Gestores certamente gostariam de informações claras sobre isso sempre que desejam expandir seus negócios, pois assim economizam tempo e evitam erros.
Uma ferramenta que ajuda nesse momento de indecisão é a análise de mercado. É uma avaliação que visa ajudar as empresas a tomarem melhores decisões, de modo a maximizar a lucratividade.
Com uma compreensão de como o mercado opera e como sua dinâmica funciona, é possível otimizar as ações e enfrentar os possíveis riscos sem dificuldades.
Saiba mais sobre esse tema tão relevante para você e sua empresa.
A análise de mercado é um estudo dos clientes, dos concorrentes, dos fornecedores e de outros aspectos para aprender como funciona um segmento. Assim, busca levantar a viabilidade de investir ou de sobreviver nele.
É uma avaliação que pode ser feita antes que uma empresa decida começar a vender algo ou expandir para um novo nicho. Possibilita um diagnóstico completo das oportunidades, dos riscos e das forças daquele segmento.
Assim, a empresa pode definir seu posicionamento, entender como impactar os clientes e saber como obter sucesso.
A análise compreende precificação, tamanho do mercado, o custo de aquisição de clientes, investimento inicial, potencial de venda, velocidade de entrada, etc.
Com esses dados em mãos, a empresa saberá que preço praticar, como se esforçar para atingir seus clientes, quanto será necessário para começar, quais as expectativas de conversão e vendas e em quanto tempo estará sólida.
A análise é essencial para jogar luz em aspectos determinantes e cruciais para chegar aos resultados que se espera. Primeiro porque as expectativas podem ser retrabalhadas, a partir do que se aprende no estudo.
Você conseguirá entender o quão difícil é entrar em um mercado, para então definir o esforço necessário. Poderá definir as metas ideais e os prazos, tudo de acordo com a realidade.
A análise de mercado ajuda a evitar retrabalho, uma vez que aumenta a precisão das ações e otimiza o planejamento. Além disso, gera melhores decisões, pois oferece os insights necessários para que os gestores saibam o que fazer.
A marca é capaz de melhorar a experiência do seu cliente, com base no estudo sobre eles e sobre os concorrentes. Da mesma forma, pode-se buscar as melhores estratégias que já estão sendo aplicadas por concorrentes.
No geral, há um considerável aumento de vendas, com a empresa aproveitando sempre suas oportunidades.
Vale citar também que essa previsibilidade inclui um mapeamento completo dos riscos. É viável entender melhor as dificuldades e os pontos arriscados em um dado segmento para trabalhar em cima disso, com o objetivo de combater essas ocorrências.
Primeiro, a empresa define os métodos de pesquisa e análise. Você pode fazer uma pesquisa de mercado com formulários, por exemplo, ou estudar dados em massa com uma plataforma de análise de dados.
Ademais, há situações em que é interessante buscar um viés de análise geográfica, para identificar potencial de consumo em certas regiões e estudar a localização ideal para certos investimentos.
Em seguida, a empresa de fato estuda esses dados para buscar os padrões escondidos, os insights preciosos e as informações significativas.
Logo depois, é hora de interpretar o que foi analisado e levantar ideias para planos de ação com base nisso. Também é necessário compartilhar essas informações com as outras pessoas.
Neste tópico, a ideia é fornecer guia de como fazer uma análise de mercado. Confira com atenção!
O público constituiu uma parte importantíssima do estudo. Afinal, eles são o objetivo a alcançar, o alvo que você deseja acertar.
É crucial estudar as pessoas, entender suas motivações para comprar, suas objeções, entre outros fatores.
Faça análises e segmentações demográficas, psicográficas, comportamentais para aprender: idade, raça, gênero, profissão, escolaridade, sonhos, ambições e postura diante das marcas. Então, a equipe pode ainda dividir grupos, segmentar a base e estudar os clientes a partir de filtros.
Entenda quais são as expectativas dos consumidores e o que pode surpreendê-los. Saiba também como as marcas estão posicionadas na mente desses clientes também.
O benchmarking é uma etapa crucial da análise de mercado, pois permite compreender o que os concorrentes têm feito, se acertam ou erram. É importante para levantar ideias sobre o que tentar e o que não tentar.
Estude o posicionamento dessas empresas e descubra como apresentar as suas soluções. Saiba como a proposta de valor das marcas se encontra com o que o cliente já espera, para estudar como se dá essa relação.
Também identifique soluções inovadoras e os resultados associados. Analise tudo criticamente para pensar em pontos positivos e negativos.
Outro ponto é a análise dos fornecedores, nos casos de mercado que envolvem esse tipo de player. Descubra o papel deles e a importância para o funcionamento das operações. Entenda as inovações e busque os resultados.
Ao entrar em um mercado, é preciso levantar a precificação e a forma como isso já é feito. A partir dessa compreensão, a marca conseguirá tomar decisões sobre seus preços e entenderá como pode se alinhar ao mercado.
Pode descobrir até como surpreender e encantar os clientes com ofertas e promoções.
Para compreender os preços, a empresa terá que assimilar aspectos estruturais, como os custos de produção e o impacto de soluções para reduzir esses gastos.
Com os dados que você já tem sobre o desempenho do mercado, é interessante fazer algumas projeções estatísticas para estudar cenários futuros. Assim, você pode se preparar para situações eventuais e traçar planos de ação específicos.
A Geofusion possui expertise com análise de dados de geomarketing. Dessa maneira, a empresa aplica as melhores táticas para ajudar seus parceiros a entender as oportunidades e os riscos em cada cenário.
Com isso, os gestores são capazes de tomar melhores decisões e impulsionar seus resultados. É possível saber quais regiões são mais lucrativas para investir, por exemplo.
A Geofusion ajuda a sua empresa na coleta e interpretação de dados para que você não perca tempo nem precise de retrabalho. Sua organização só precisará focar nos aspectos centrais do seu trabalho e pode confiar em obter melhores dados para acertar sempre.
Uma boa análise de mercado fornece um diagnóstico completo de como funciona um segmento para que empresas saibam como investir. Assim, é possível entender as oportunidades e os riscos para tomar uma decisão consciente.