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Como aumentar as matrículas com geomarketing?

Written by Hannah Schroer | Feb 6, 2023 11:43:32 AM

Existem diversas formas de aumentar as matrículas das escolas. Profissionais do segmento utilizam estratégias como o marketing digital e aplicação do funil de vendas para auxiliar nessa empreitada.

No entanto, você sabia que o geomarketing pode ser utilizado para captar mais alunos? A metodologia combina ferramentas digitais, dados sobre população e empresas, e tecnologias de mapeamento de cidades, bairros e quarteirões para identificar a localização de potenciais clientes.

No caso das escolas, pode ser utilizado para:

  • Compreender o deslocamento dos estudantes;
  • Entender onde eles estão mais (ou menos) presentes;
  • Em quais momentos do dia o movimento é mais intenso em certas áreas da cidade;
  • Mapear idade e renda de determinadas regiões para direcionar investimentos;
  • Descobrir o posicionamento geográfico da concorrência;
  • E muito mais!

Neste artigo, você vai entender como utilizar o geomarketing na sua escola para aumentar as matrículas. Continue lendo!

Como aumentar as matrículas com geomarketing?

Um dos fatores mais importantes para captar alunos e aumentar as matrículas na sua escola é saber qual resultado você deseja alcançar e para qual público.

Afinal, de nada adianta criar estratégias de captação se você não souber aonde quer chegar.

Algumas perguntas que você pode responder para entender melhor o que quer alcançar são:

  • Em um cenário ideal, como seria o aluno perfeito para sua escola?
  • Qual a faixa etária desse aluno?
  • Em qual região ele mora?
  • Qual a faixa de renda da família dele?
  • O quanto sua família está disposta a investir em educação?

Tendo em mente essas informações, você poderá criar análises completas e assertivas, facilitando que o seu negócio atinja os melhores resultados.

Veja a seguir como utilizar o geomarketing para aumentar as matrículas da sua escola.

Identifique as áreas com maior potencial de matrículas e mensalidades

Utilizando o software de geomarketing da Geofusion, você poderá identificar as áreas com maior potencial de consumo para matrículas e mensalidades. Em outras palavras, quais regiões têm famílias com maior tendência de investir em educação.

Digamos que você pretende abrir uma nova escola no Paraná, mas não na capital, pensando em um público das classes B2 (faixa de renda mensal familiar entre R$ 4.458,00 a R$ 8.255,00) e C1 (faixa de renda mensal familiar entre R$ 2.544,00 a R$ 4.458,00). 

No software, foram mapeadas as cidades com maior potencial de consumo para mensalidades em ensino regular no Paraná, cruzando com a informação de classe social (B2 e C1).

Dessa forma, obtemos três cidades com o maior potencial de consumo para a escola: Maringá, Londrina e Curitiba. Já que queremos que nossa escola esteja fora da capital, vamos comparar apenas as primeiras duas.

Analise os competidores

Existem diversas formas de mapear a concorrência da sua escola com geomarketing. Você pode, por exemplo, visualizar nos mapas somente as escolas privadas nas cidades de estudo.

Nesses casos, a estratégia pode ser escolher uma região onde não existem escolas, ou então justamente aquelas em que diversas já operam.

Na segunda opção, você poderia utilizar a vantagem de ter todas essas informações do nosso software para criar promoções e ofertas de matrículas, vencendo assim a concorrência.

Para a análise, mapeamos as escolas privadas nas cidades de Londrina e Maringá, visualização que pode chegar ao nível de quarteirão, Veja abaixo:

Novamente, o mapeamento da concorrência pode ser feito de diversas formas e a escolha da melhor região vai depender do que sua empresa espera alcançar.

Para isso, agora vamos comparar as duas cidades.

Entenda a região e escolha a melhor de acordo com as suas estratégias

Agora que já sabemos quais as duas cidades que podemos escolher para expandir, precisamos decidir entre elas. E para fazer isso, um relatório comparativo é essencial nas análises.

Com o produto da Geofusion, você compara os municípios em diversos aspectos demográficos e de consumo, como apresentando no vídeo abaixo:

Como já mencionamos, a escolha do município vai depender dos objetivos do negócio

Para sua empresa é mais importante uma cidade maior, com mais habitantes? Ou então o município que mais tiver potencial de consumo? Ou aquele que tiver menos ou mais concorrentes?

Com o relatório comparativo de áreas, fica mais fácil tomar a sua decisão.

Aumentar as matrículas é com a Geofusion!

Desenvolver uma análise completa faz toda a diferença para aumentar as matrículas da sua escola e encontrar o ponto ideal para expandir a sua rede de ensino.

Para fazer isso, a sua melhor escolha é a Geofusion, com um produto especializado para ensino.

Além de todas as análises que você aprendeu neste artigo, ainda vai poder utilizar o software para fazer o cruzamento de idade e renda, compreendendo o público de cada região estudada. 

Também vai poder entender qual a melhor estratégia de precificação para a região. 

Quer saber ainda mais sobre a Geofusion e tudo o que pode fazer pela sua instituição? É só preencher o formulário abaixo para solicitar uma demonstração do produto: