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Como fazer cálculo de previsão de vendas para expansão [3 dicas]

Quer saber como fazer um cálculo de previsão de vendas com dados geográficos para seu planejamento de expansão? Confira nosso conteúdo!


Para obter sucesso nos resultados de um negócio, é fundamental realizar um cálculo de previsão de vendas – ou até mesmo mais de um.

No entanto, nem sempre é fácil obter os dados necessários para avançar nesse tipo de análise, e isso por diversos motivos.

Um deles pode ser a ausência de informações internas na empresa que sejam suficientes para realizar um estudo consistente.

Alguns exemplos desses casos são de companhias onde:

  • Não exista uma cultura data-driven bem estabelecida;
  • Faltem ferramentas adequadas para estudos como esses;
  • Não possuem bases de dados bem estruturadas.

Quando se trata de abrir novas unidades de lojas, essa se torna uma questão delicada.

Afinal, como estimar se de fato haverá retorno para o dinheiro investido nesse processo de expansão? É o que mostraremos neste conteúdo.

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Vantagens de fazer um cálculo de previsão de vendas

Existem várias formas de fazer a projeção de vendas de um – ou mais – ponto comercial.

Entre elas há a análise do histórico de performance das lojas, o estudo de tendências de mercado, o acompanhamento de indicadores econômicos, o mapeamento de eventos estratégicos e o monitoramento da concorrência.

Mas além dessas, também é possível realizar um cálculo de previsão de vendas para expansão levando em consideração os fatores geográficos.

E como funciona isso? Confira abaixo três dicas valiosas.

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1. Tenha uma ferramenta de cálculo de previsão de vendas

A maneira mais ágil de realizar essa estimativa é utilizando um software de inteligência artificial, como a Calculadora Personalizada ou o Score Personalizado, ambos da Geofusion.

Esses recursos funcionam por meio de motores de aprendizagem que interpretam dados do seu ponto de interesse, cruza com variáveis sobre população e territórios e, então, cria uma padronização para análises posteriores.

Em outras palavras, são produtos que permitem à sua empresa identificar as principais características do seu público-alvo e dos lugares com maior probabilidade das suas novas unidades terem um bom desempenho.

Assim, o potencial desse novo ponto se torna muito mais mensurável e preciso.

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2. Entenda a influência do fator geográfico na sua estratégia

Uma importante forma de entender o quanto essas características do entorno vão influenciar nos resultados da unidade é responder a algumas perguntas. Por exemplo:

  • Qual a distância que seu cliente está disposto a percorrer até as suas lojas?
  • O que predomina no perfil dele: renda, idade, bairro em que vive…?
  • Quantos concorrentes há nas proximidades que podem afetar seu negócio?

Para isso, é fundamental realizar uma análise interna e então mapear esses fatores no lugar onde você tem interesse em investir.

[Exemplo] Calculando com dados geográficos

Pensemos no caso de uma rede de varejo que saiba que a maioria de seus consumidores mora ou trabalha em um raio de até 2 quilômetros de distância de suas unidades, e possui uma renda média de R$ 3 mil a R$ 4 mil por mês.

Antes de iniciar sua expansão, ela pode entender quantas pessoas estão localizadas dentro dessa área correspondente ao ponto comercial de interesse.

No entanto, é necessário considerar também que outros players disputam essa mesma população dentro desse espaço.

Ou seja, a empresa precisaria fazer um cálculo de previsão de vendas que abrangesse a população desse lugar, subtraindo as pessoas que não tivessem o perfil de renda correspondente às suas estratégias.

A partir de então, poderia fazer uma comparação com o share de mercado de seus concorrentes para entender o quão viável seria avançar naquela região, e assim aumentar a assertividade de seu planejamento.

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3. Estude o histórico de vendas da sua empresa

Outra possibilidade de realizar um cálculo de previsão de vendas é analisando o que sua empresa já possui de experiência.

Isso significa utilizar os dados das vendas que ela teve nos últimos anos e, então, identificar os lugares onde esses resultados foram maiores ou menores.

Embora essa tarefa pareça relativamente simples, na prática se trata de algo que envolve diversas variáveis e possibilidades.

Como decidir entre diferentes variáveis

Quanto maior o número de unidades, a carteira de produtos e as diferenças de preços conforme regiões, mais complexo isso se torna.

Afinal, a probabilidade de lidar com públicos distintos em casos como esses é bastante alta.

Portanto, é necessário saber filtrar e priorizar quais os fatores que você considera mais estratégicos para o sucesso desse plano de expansão.

Por exemplo, uma grande varejista pode ter formatos distintos de lojas – como algumas em shopping centers, e outras em ruas – e precisar investir em apenas um deles.

Outra situação seria se o objetivo dessa empresa fosse aumentar sua capilaridade em uma cidade específica.

Em ambos os cenários, imaginemos que essa estratégia envolve a abertura de dezenas de unidades, com o mínimo possível de margem de erro.

Possuir um histórico a respeito das lojas já existentes que tiveram boa performance é de grande auxílio para decidir onde investir nas novas unidades.

Isso não apenas pelo fato de possibilitar entender produtos ou formatos que trazem altos resultados, mas especialmente porque permite descobrir onde isso ocorreu e qual a relação com o entorno desses lugares – como explicamos no item anterior.

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Conclusão

Realizar um cálculo de previsão de vendas é o que permite maior assertividade em planejamentos de expansão, ainda mais quando atrelados a dados geográficos de mercado.

As variáveis que influenciam nos resultados dos negócios são inúmeras e, para isso, softwares de inteligência artificial são aliados valiosos para assegurar que haja maior precisão e diminuição dos riscos desse investimento.

Conheça o Score Personalizado, ferramenta que cruza informações relevantes para avaliar o quanto um determinado ponto é aderente às estratégias do seu negócio, e a Calculadora Personalizada, que estima o potencial de faturamento das suas novas lojas.

Ambos são produtos da Geofusion, e garantem ainda mais agilidade e segurança às suas análises. Saiba mais a respeito:

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