Ensino

Captação de alunos para cursos profissionalizantes com geomarketing

Captação de alunos para cursos profissionalizantes: como fazer? Com geomarketing suas estratégias são muito mais certeiras. Confira!


A captação de alunos para cursos profissionalizantes pode ser um grande desafio. Empresas que oferecem educação profissional têm um público bastante específico, que muitas vezes não se encaixa no perfil de escolas e faculdades convencionais.

Por isso, o geomarketing é uma ferramenta poderosa para empresas que desejam alcançar seu público-alvo com mais eficácia, identificar as melhores regiões para expandir e aumentar matrículas

Para escolas e instituições de ensino profissionalizante, o geomarketing pode ser especialmente útil na captação de alunos e na divulgação de seus cursos.

Neste artigo, você entenderá como o geomarketing pode ser usado para captação de alunos para cursos profissionalizantes. 

Abordaremos conceitos básicos, técnicas e estratégias para captar alunos, assim como ferramentas que podem ajudar nesse processo.

Vamos lá?

Estratégias de geomarketing para captação de alunos de cursos profissionalizantes

Para quem trabalha em instituições de ensino, a captação de alunos é um dos principais desafios enfrentados. Para isso, o geomarketing é uma ferramenta muito útil e poderosa. 

Através dele, é possível entender melhor o perfil do público-alvo, identificar regiões com maior demanda por determinados cursos e direcionar seus esforços de expansão para áreas com maior potencial de captação de alunos.

Uma das estratégias mais eficazes de geomarketing é a análise de dados demográficos e socioeconômicos. 

Isso permite que as instituições identifiquem regiões onde há maior presença de pessoas que se enquadram no perfil do público-alvo dos cursos profissionalizantes e possam escolher com eficiência os locais, inclusive, para  polos EAD.

Outra estratégia interessante é a análise da concorrência

Identificar as regiões onde há maior presença de escolas e instituições de ensino concorrentes pode ser uma boa ideia para identificar as regiões onde pode existir mais ou menos demanda pelos seus serviços.

Além disso, o geomarketing pode ser usado para identificar regiões com maior presença de empresas e indústrias, o que pode ser um indicativo de onde há maior demanda por profissionais qualificados em determinadas áreas. 

Dessa forma, as instituições de ensino podem focar na oferta de cursos que atendam às necessidades dessas empresas e, assim, aumentar suas chances de captação de alunos para cursos profissionalizantes.

Quer saber mais sobre como o geomarketing pode auxiliar sua instituição de ensino? Criamos um material rico com as principais tendências de ensino para 2023 com dicas preciosas de geomarketing.

Confira clicando no banner abaixo:

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Análises para captação de alunos para cursos profissionalizantes

Como você viu no tópico anterior, o uso do geomarketing torna a captação de alunos para cursos profissionalizantes muito mais simples e precisa. 

Afinal, com inteligência geográfica é possível compreender quais são as áreas mais promissoras para a abertura das suas unidades, sejam elas para um novo negócio ou para expansão da rede.

Isso contribui para que os investimentos sejam mais certeiros e, também, para que haja uma garantia de retorno.

Abaixo você vai ver algumas análises utilizando o software da Geofusion, ferramenta líder em geomarketing para redes de ensino

Com essas análises, você entenderá como sua empresa pode fazer captação de alunos para cursos profissionalizantes utilizando inteligência geográfica.

Identifique onde está seu público-alvo

Uma das primeiras coisas a se fazer para identificar onde está seu público-alvo é saber quem é o seu aluno ideal.  Além disso, informações públicas como o Censo Escolar revelam dados importantes sobre o seu público.

De acordo com o Censo Escolar 2019, a maioria dos estudantes da educação profissional tem até 30 anos (78,8%). Entre esse grupo, as mulheres são a maioria em quase todas as faixas etárias, totalizando 56,7% de todas as matrículas.

Além disso, as instituições privadas são as que os alunos mais se matriculam, somando 41,2% de todas as matrículas, seguidas da rede estadual (38,3%) e federal (18,7%).

Outra informação importante sobre o seu público-alvo pode ser encontrada diretamente na sua empresa. Qual a renda média domiciliar dos seus alunos? Ou então para qual renda seus cursos são destinados?

Com essas informações, você pode utilizar um software de geomarketing para encontrar, por exemplo, regiões onde:

  • A faixa etária predominante seja de até 30 anos;
  • Mulheres sejam maioria da população;
  • Faixa de renda mensal equivalente aos valores dos serviços ofertados pela sua empresa.

Captação de alunos para cursos profissionalizantes: descubra onde estão seus potenciais alunos

Ensino OnMaps: População por Faixa de Renda vs Faixa Etária, com população do gênero feminino maior ou igual a 51%, por municípios

No mapa acima você pode observar o cruzamento de Faixa de Renda (classes sociais B1 e B2, escolhidas para nossa análise) vs Faixa Etária (pessoas entre 25 a 35 anos). 

Além disso, também foram filtrados os municípios em que a população do gênero feminino fosse maior que 51%.

Destacam-se na análise, em verde, os municípios: São Paulo – SP, Rio de Janeiro – RJ e o Distrito Federal.

Entenda o potencial de consumo da região

Além de descobrir onde está o seu público-alvo, é fundamental entender se esse público está disposto a investir nos serviços e produtos que sua empresa oferece.

Para isso, vamos analisar o potencial de consumo para cursos livres, onde se encaixam os cursos profissionalizantes.

Veja abaixo como o mapa de Brasília se divide por microáreas:

Potencial de consumo para cursos livres e outras atividades para classes B1 e B2, por microáreas em Brasília

Nos tons mais escuros de verde, você pode ver as microáreas onde o potencial de consumo para cursos livres para as classes B1 e B2 é mais predominante. Já em vermelho, as áreas onde a população não possui grande intenção de compra dos produtos ou serviços.

A um primeiro olhar, as microáreas Sobradinho, Asa Norte e Sul, Taguatinga Noroeste e Sul, Guará-Oeste, Sudoeste e Samambaia parecem boas opções para abrir uma unidade da instituição.

Entretanto, é possível fazer mais algumas análises para filtrar ainda mais as possibilidades e encontrar o melhor local possível.

Conheça a população economicamente ativa

O PEA Dia é uma informação exclusiva da Geofusion, que representa a população economicamente ativa que permanece em uma região durante o dia. 

Em outras palavras, esse dado considera os trabalhadores formais e informais e a  população residente inativa (pessoas acima de 18 anos que não trabalham, mas possuem renda e podem ser potenciais consumidores, como aposentados, universitários, donas de casa, etc). 

Veja no mapa abaixo o PEA Dia das microáreas do Distrito Federal:

População Economicamente Ativa por microáreas em Brasília

Perceba como o mesmo mapa começa a mudar conforme vamos adicionando mais camadas na análise.

As microáreas Sobradinho, Samambaia, Guará-Oeste e Taguatinga Norte perdem força e Taguatinga Sul, Setor Noroeste e Asa Sul ganham destaque.

Asa Sul, por ser uma microárea que possui bom potencial de consumo e PEA Dia, é uma excelente candidata para a unidade da instituição.

Mas o quanto a área é movimentada? Será que pessoas e meios de transporte suficientes transitam pela região? É o que você vai descobrir no próximo tópico.

Descubra o fluxo de pessoas na região

O fluxo de passantes é uma metodologia criada pela Geofusion que estima o fluxo com base em informações de comportamento dos passantes e características da região.

Com essa análise, é possível identificar qual é a provável quantidade de pessoas que transitam em uma região semanalmente, independente da modalidade de locomoção.

No mapa abaixo, você pode ver o fluxo de pessoas na microárea Asa Sul em Brasília:

Fluxo de Passantes na microárea Asa Sul, em Brasília

No mapa acima, você pode entender o fluxo de pessoas da seguinte forma:

  • Em vermelho, o fluxo mais intenso;
  • Em laranja, fluxo médio;
  • Em verde, fluxo baixo;
  • Em azul, fluxo muito baixo.

Conforme é possível notar, a microárea possui um fluxo de pessoas bastante intenso, com alguns espaços com menos fluxo.

Como você viu na última análise, Asa Sul é uma microárea economicamente ativa, além de movimentada. 

Isso indica uma região bastante propensa a investir em educação, já que os adultos preferem estudar perto de onde trabalham, para diminuir o tempo que passam em transporte.

Mapeie seus concorrentes

Agora que já sabemos que a microárea Asa Sul possui todos os pré-requisitos (público-alvo presente, fluxo de passantes e Pea Dia com bom volume e potencial de consumo para os serviços ofertados), vamos entender onde estão os concorrentes na região.

Veja no mapa abaixo:

Mapeamento de concorrentes na microárea Asa Sul, em Brasília. Em círculos amarelos estão as escolas de idiomas, em estrelas vermelhas as redes de especialização e em triângulos verdes, as faculdades.

Para fazer uma captação eficiente de alunos para cursos profissionalizantes, é importante também mapear os concorrentes indiretos, como as faculdades. Afinal, a presença dessas instituições de ensino podem significar que mais possíveis estudantes transitam na região.

Como você pode perceber, a maioria das instituições de ensino estão posicionadas em regiões onde o fluxo de passantes é mais intenso.

Portanto, poderíamos escolher um ponto longe dos concorrentes e em uma área com fluxo de passantes intenso como um possível local para abertura de uma unidade da instituição de ensino. Isso porque a região possui todos os pré-requisitos já analisados.

Veja abaixo:

Captação de alunos para cursos profissionalizantes: encontre o ponto ideal

Possível região para potencial ponto comercial, a partir das análises anteriores, com visualização por verticalização

Faça ainda mais com a Geofusion

Com todas essas informações em mãos, a captação de alunos para cursos profissionalizantes fica mais fácil, já que com o software foi possível identificar a melhor região para a abertura da unidade. 

A escolha dos alunos por uma instituição de ensino é um passo importante e a localização do curso faz total diferença nessa decisão.

Com as análises que aprendeu neste artigo, você poderá encontrar áreas com menos concorrentes, maior quantidade de clientes potenciais e maior potencial de consumo. Mas é possível fazer ainda mais.

Para isso, sua melhor opção é a Geofusion, líder em inteligência geográfica no Brasil. 

Com a ferramenta, você também pode fazer o cruzamento de idade e renda da população, compreendendo com ainda mais clareza o público de cada região estudada. 

Também vai poder entender a localização de pontos que atraem grande fluxo de pessoas e conhecer a intenção de investimentos das famílias em educação, no detalhe de quarteirão.

Quer saber o que mais nosso software de geomarketing pode fazer pela sua instituição de ensino? Preencha o formulário abaixo para solicitar uma demonstração:

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