A captação de novos alunos é um desafio constante para as instituições de ensino. Enquanto é importante pensar em estratégias para retenção, também é fundamental buscar novos potenciais estudantes para continuar crescendo.
O geomarketing é uma ferramenta poderosa para esses desafios, já que permite que as instituições identifiquem oportunidades, entendam melhor seu público-alvo e encontrem regiões potenciais para expandir e captar novos alunos.
Neste artigo, você vai ver estratégias de captação de novos alunos utilizando geomarketing e descobrir como essa ferramenta poderosa pode impulsionar o crescimento de instituições de ensino, desde análise do mercado até a personalização das ações.
Você vai ver neste artigo:
Vamos lá?
O geomarketing é uma metodologia que combina informações geográficas com análises e técnicas de inteligência de mercado para obter insights e ajudar empresas de diferentes segmentos a tomar decisões mais informadas.
É possível identificar áreas de mercado potenciais, segmentar seus clientes com base na localização geográfica, otimizar a distribuição de produtos e serviços, escolher locais estratégicos para abrir lojas ou expandir negócios, além de adaptar campanhas de marketing específicas para diferentes regiões.
Essa abordagem permite compreender melhor o comportamento do consumidor em diferentes áreas, personalizar as ofertas de acordo com as necessidades locais e maximizar o retorno sobre os investimentos.
Como você pode imaginar, instituições de ensino podem se beneficiar grandemente com o uso do geomarketing, seja na captação de novos alunos ou abertura de novas unidades.
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Na hora de planejar a captação de novos alunos, saber onde de fato estão é um dos primeiros passos. Afinal, focar seus esforços e estratégias de captação em uma região que não trará retorno é um desperdício de tempo e dinheiro.
Mas quando você sabe onde estão as pessoas com potencial para investir nos seus serviços, pode utilizar melhor seus recursos e tomar decisões mais assertivas para captar o aluno ideal para sua instituição.
Para obter essas informações, a melhor ferramenta é o software da Geofusion. Com ele, você tem acesso a dados confiáveis de inúmeras fontes, tanto públicas quanto privadas, possibilitando um cruzamento preciso de informações relevantes.
Com esses recursos, você mapeia lugares estratégicos para poder direcionar suas ações.
Veja, então, algumas análises possíveis para captação de novos alunos com a ferramenta de geomarketing da Geofusion:
Uma das primeiras coisas a se fazer para identificar onde está seu público-alvo é saber quem é o perfil de aluno da sua instituição. Observando os dados dos alunos já matriculados, você vai descobrir informações como:
Com essas informações, você pode utilizar uma ferramenta para identificar as regiões onde o seu perfil de aluno está mais presente e, então, focar suas estratégias de captação para os locais corretos.
Vamos supor que sua instituição de ensino tem como público-alvo pessoas entre 5 a 14 anos, faixa de renda A++ (renda média domiciliar mensal acima de R$ 29.176,00) e que moram na região Sudeste.
No mapa acima você pode observar o cruzamento de Faixa de Renda (classe social A++) vs Faixa Etária (pessoas entre 5 a 14 anos).
Destacam-se na análise, em verde, os municípios: São Paulo – SP e Rio de Janeiro – RJ.
Para uma captação de novos alunos eficaz, além de saber onde seu público-alvo está concentrado, é fundamental entender se está disposto a investir nos serviços e produtos que sua instituição oferece.
Para isso, vamos analisar o potencial de consumo para matrículas e mensalidades nas microáreas do Rio de Janeiro.
Veja abaixo:
Nos tons mais escuros de verde, você pode ver as microáreas onde o potencial de consumo para mensalidades para a classe A é mais predominante. Já em vermelho, as áreas onde a população não possui grande intenção de compra para tal.
Prontamente é fácil identificar as quatro microáreas com maior potencial de consumo: Barra da Tijuca, Copacabana, Flamengo e Tijuca – Nordeste.
Além de entender o potencial de consumo para matrículas e mensalidades nas microáreas do Rio de Janeiro, o software também permite encontrar onde estão os seus concorrentes nas regiões estudadas.
No mapa abaixo você pode ver escolas de educação básica em estrelas roxas:
A Barra da Tijuca, além de ser a microárea com maior área em km² entre as três estudadas, também possui menos concorrentes que as demais.
Com a ferramenta, também é possível analisar a localização de instituições de ensino superior, escolas de idiomas, escolas privadas ou públicas, faculdades, especializações, entre outros.
Assim, suas análises ficam muito mais assertivas e específicas para as necessidades da sua empresa.
E se você pudesse saber a média dos valores de mensalidades aplicadas em uma região? Essa é uma estratégia essencial para quem deseja fazer captação de novos alunos.
Afinal, o preço das mensalidades é fator decisivo para pais e responsáveis. Por isso, saber os valores praticados pelos concorrentes pode ajudar sua empresa a escolher o valor mais adequado.
O software de geomarketing da Geofusion conta com dados valiosos sobre os preços praticados pelas instituições de ensino em todo o país, fruto da parceria com a Educa Insights.
No mapa abaixo, a média de mensalidades para as regiões selecionadas no Rio de Janeiro:
Esse recurso exclusivo da Geofusion analisa regiões que possuam cinco ou mais instituições e faz a média dos valores aplicados por elas.
Como você pode ver, a camada de média de mensalidades divide a região em hexágonos que representam os valores aplicados pelas instituições de ensino.
Os tons de azul, do mais claro ao mais escuro, representam mensalidades com valores mais baixos. Já os tons de vermelho representam as mensalidades de valor mais elevado, sendo que quanto mais escuro o tom de vermelho, mais alto o valor.
As regiões das microáreas analisadas, como você já viu, possuem forte presença de um público de maior poder aquisitivo, assim como grande potencial de consumo para ensino. Assim, as instituições da região podem aplicar valores mais altos de mensalidade, já que o público e o potencial é condizente.
Com essa análise, é possível se destacar em meio a concorrência, já que sua rede pode criar estratégias de precificação para cada região.
Com todas essas informações em mãos, a captação de novos alunos fica mais fácil, já que o software de geomarketing consegue identificar as melhores regiões para a abertura de novas unidades.
A escolha dos alunos por uma instituição de ensino é um passo importante e a localização escolar faz total diferença nessa decisão.
Com as análises que aprendeu neste artigo, você poderá encontrar áreas com menos concorrentes, maior quantidade de clientes potenciais e maior potencial de consumo. Mas é possível fazer ainda mais.
Para isso, sua melhor opção é a Geofusion, líder em inteligência geográfica no Brasil.
Com a ferramenta, você também vai poder entender a localização de pontos que atraem grande fluxo de pessoas e conhecer a intenção de investimentos das famílias em educação, no detalhe de quarteirão.
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