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Como abrir franquia de alimentação? Saiba a melhor estratégia

Written by Hannah Schroer | Apr 20, 2023 4:42:13 PM
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) , as franquias de alimentação estão entre as que mais cresceram em 2022, sendo 21,5% de crescimento. Mas você sabe como abrir franquia de alimentação ? O que é preciso analisar antes de tomar sua decisão?

Neste artigo vamos abordar como está o mercado de alimentação fora do lar no Brasil e o que você pode esperar para o futuro do franchising, além de dicas fundamentais para abrir a sua própria franquia de alimentação e maximizar suas vendas.

Quer saber mais? Então veja só o que você vai ver neste artigo:

Vamos lá?

Como está o mercado de alimentação fora do lar?

Desde 2020, ano em que iniciou-se a pandemia da Covid-19, o mercado de food service precisou se reinventar. Foram anos de retração no segmento, que rompeu a série positiva que estava sendo observada nos anos anteriores.

Mas, no mesmo período, o e-commerce e o delivery prosperaram. Diversas marcas fizeram viradas importantes em um momento tão desafiador. 

Já em 2022, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o faturamento anual do mercado de alimentação fora do lar no Brasil foi de 74,6%.

E o mercado de franquias de alimentação?

Impulsionado pela busca da praticidade da alimentação terceirizada, além da comodidade do delivery, o segmento aponta um salto para 2023

Isso é o que diz a ABF, em parceria com a BR Insights. Segundo os especialistas, o mercado de franquias se tornou uma boa opção para quem quer investir e buscar independência financeira em 2023.

Afinal, como abrir franquia de alimentação é um investimento mais seguro, cada vez mais empreendedores buscam esse modelo de negócio.

Quer saber mais sobre o mercado de alimentação fora do lar? Então confira este conteúdo com tudo o que você precisa saber! 

Como abrir franquia de alimentação: escolhendo o ponto ideal

Escolher a região para um novo ponto comercial é um dos passos mais importantes na hora de decidir abrir uma franquia de alimentação. 

Afinal, o ponto comercial não é apenas a localização de um estabelecimento, mas também o reconhecimento do público pelo espaço no qual o comércio está inserido.

Por isso mesmo a escolha do ponto é um passo tão importante: ele vai ajudar a construir a imagem da empresa no mercado.

Mesmo as franquias já estabelecidas no mercado precisam se preocupar com isso. Afinal, escolher um ponto errado para uma nova unidade da franquia pode manchar a imagem da marca e causar problemas para o franqueado.

Existe uma série de cuidados para escolher o local ideal, mas o uso da inteligência geográfica facilita esse processo. 

Isso porque o uso de um software de geomarketing mostra rapidamente na sua tela todos os detalhes de qualquer região do Brasil, facilitando até mesmo o trabalho de campo para avaliar se um ponto comercial é viável ou não.

Se você quer saber como abrir franquia de alimentação, pode ser mais fácil com geomarketing, e nosso material gratuito vai te ajudar. Nele, você vai descobrir 7 tendências do mercado de alimentação e como o geomarketing vai auxiliar seus processos de expansão.

Clique no banner abaixo para fazer o download gratuito:


Como abrir franquia de alimentação: faça com geomarketing

O trabalho de campo para avaliar os pontos comerciais é desgastante e custoso. 

Mas esse processo pode se tornar muito mais ágil, simples e econômico com um software, como o OnMaps, a ferramenta líder em geomarketing no Brasil. 

Com alta tecnologia, inteligência geográfica e dados valiosos, um software de geomarketing tem tudo para ajudar você no processo de abertura de lojas.

Entenda algumas análises possíveis com geomarketing:

Localize o público-alvo

Uma ferramenta de geomarketing consegue mapear precisamente a renda, idade, nível de instrução, consumo e demais informações sobre a população.

Esses são dados fundamentais para direcionar você a abrir lojas onde, de fato, há maior concentração de seu público-alvo.

Como abrir uma franquia de alimentação requer saber detalhes do público e do comportamento dos consumidores de uma determinada área, o uso do geomarketing é uma das melhores formas de conseguir essas informações.

Veja abaixo o exemplo de uma franquia fictícia, que possui um público-alvo predominantemente das classes C1 e C2 (renda média domiciliar entre R$ 1.378,00 e R$ 4.458,00) e quer abrir uma unidade na cidade de São Paulo.

Para isso, utilizamos nossa ferramenta de geomarketing para encontrar onde habitam as pessoas da renda média domiciliar mencionada na capital paulista:

Microáreas com maior presença de pessoas das classes sociais C1 e C2 em São Paulo – SP

Do verde ao vermelho, a análise mostra, nos tons mais escuros de verde, onde a renda média domiciliar C1 e C2 está mais presente. Quanto mais perto do vermelho, menor é a predominância.

Na análise, as microáreas que se destacam são: Campo Limpo, Jardim Zilda, Cocaia, Grajaú, Parque do Carmo, Cidade Tiradentes, José Bonifácio, Tremembé e Parada de Taipas.

Definir qual das microáreas é a melhor para abrir a franquia é uma decisão que vai depender dos seus objetivos.

Para nossa análise, continuaremos com a microárea Parque do Carmo, por possuir mais áreas de potencial de consumo, que você verá a seguir. No entanto, dependendo dos objetivos da rede, outra microárea poderia ser mais interessante. 

Ainda existem outras análises que podem facilitar a localização do público-alvo. Entenda quais são essas características demográficas neste artigo!

Saiba o potencial de consumo da região

Além de localizar em qual microárea você encontrará mais pessoas com as características demográficas do seu público-alvo, também é importante entender se as pessoas dessa região estão realmente dispostas a consumir os seus produtos.

Para isso, vamos entender o tamanho do mercado e as melhores oportunidades para expansão. Com a análise de potencial de consumo, você consegue saber qual região possui maior propensão de investir nos  produtos da franquia, no detalhe de quarteirão.

Veja no mapa abaixo o potencial de consumo para alimentação fora do lar na microárea Parque do Carmo:

Potencial de consumo para alimentação fora do domicílio por setor censitário na microárea Parque do Carmo, em São Paulo – SP

As áreas em verde indicam maior potencial, enquanto as vermelhas, baixo potencial.

Como é possível perceber, a região mais ao sul do Parque do Carmo possui setores censitários onde o potencial de consumo para alimentação fora do domicílio é maior. Mas será que esta é uma região movimentada, onde passam pessoas e veículos diariamente?

Esta é uma análise que faz toda a diferença na hora de encontrar o melhor local para abrir sua franquia

Entenda o fluxo de pessoas

O fluxo de passantes é uma metodologia criada pela Geofusion que estima o fluxo com base em informações de comportamento dos passantes e características da região.

Com essa análise, é possível identificar qual é a provável quantidade de pessoas que transitam em uma região semanalmente independente da modalidade de locomoção.

No mapa abaixo, você pode ver o fluxo de pessoas na região sul da microárea Parque do Carmo:

Fluxo de passantes na microárea Parque do Carmo, em São Paulo – SP

No mapa acima, você pode entender o fluxo de pessoas da seguinte forma:

  • Em vermelho, o fluxo mais intenso;
  • Em laranja, fluxo médio;
  • Em verde, fluxo baixo;
  • Em azul, fluxo muito baixo.

Conforme é possível notar, a microárea não é uma região de fluxo de pessoas muito intenso. Isso é esperado, já que essa área de São Paulo é mais residencial. 

No entanto, é possível perceber como as avenidas que atravessam a microárea atraem maior fluxo de pessoas e veículos.

Veja abaixo o mesmo mapa, com maior aproximação:

Fluxo de passantes na microárea Parque do Carmo, em São Paulo – SP

Como você pode ver no mapa, a avenida Adélia Chohfi, que divide a microárea Parque do Carmo com suas microáreas vizinhas, São Mateus e Mauá, atrai um alto fluxo de pessoas na região

Essas áreas mais movimentadas podem ser boas opções para abrir uma unidade da franquia.

Mapeie a concorrência na área

Para saber como abrir franquia de alimentação, vamos falar de uma última análise muito importante: o mapeamento da concorrência.

Além de saber as regiões com presença do seu público, bom potencial de consumo e fluxo de pessoas, também é fundamental saber se os seus concorrentes estão presentes nessas regiões ou não.

Afinal, especialmente quando falamos sobre franquias alimentícias, é comum que os estabelecimentos concorrentes atraiam possíveis clientes na região. 

Dessa forma, abrir uma unidade perto dos concorrentes pode ser bastante positivo, já que os consumidores gostam de ter diversas opções na mesma rua ou quarteirão. 

Veja agora, no mapa abaixo, o mapeamento de restaurantes na área que encontramos na análise anterior:

Mapeamento de concorrentes na microárea Parque do Carmo, em São Paulo – SP

As estrelas roxas representam os restaurantes na área selecionada. Como você pode perceber, a grande maioria deles estão posicionados em regiões onde o fluxo de passantes é mais intenso.

Da mesma forma, existem concorrentes também nas áreas de fluxo ameno. Afinal, como você viu anteriormente, esta é uma região com um bom potencial de consumo para alimentação fora do lar. Assim, mesmo as áreas com menos fluxo de pessoas indicam boas oportunidades para a franquia.

Portanto, poderíamos escolher um ponto na Avenida Paulo Nunes Félix como um possível local para abertura de uma unidade da franquia de alimentação. Isso porque a região possui todos os pré-requisitos já analisados. 

Ou seja, possui presença do público-alvo, tem bom potencial de consumo para alimentação fora do lar e poucos concorrentes ao redor.

Veja abaixo:

Possível região para potencial ponto comercial, a partir das análises anteriores

Com todas essas informações em mãos, saber como abrir franquia de alimentação fica mais fácil, especialmente para fazer o trabalho de campo.

Afinal, ao invés de fazer esse trabalho às cegas, você poderá fazer todas as análises na ferramenta de geomarketing, levantar possibilidades e então confirmá-las fisicamente, cortando o caminho e facilitando o processo.

Conheça a melhor ferramenta de geomarketing para alimentação fora do lar

Como você percebeu, existem diversas análises possíveis no software da Geofusion. O produto possibilita um universo de possibilidades e cabe a você e seu time compreenderem a melhor estratégia.

O importante é que a nossa ferramenta consegue apoiar diferentes redes a expandir com inteligência e segurança, diminuindo os riscos de tomar uma decisão que vai custar caro no curto prazo.

Aqui na Geofusion, empresa líder em inteligência geográfica no Brasil, você conta com os melhores especialistas e um time capacitado para aconselhar e dar os melhores insights para uma expansão de sucesso.

Conte com metodologias exclusivas para as decisões mais importantes em sua franquia de restaurantes, bares ou lanchonetes.

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