Como abrir uma farmácia? O momento é ideal, já que o setor farmacêutico está em alta. O cenário do varejo farma reagiu positivamente ao momento econômico da pandemia em 2022 e ainda aponta crescimento para 2023.
Segundo dados da IQVIA Brasil, o setor assinalou um crescimento de 12% em 2022 e a estimativa é de mais 10,5% de crescimento em 2023. Isso motiva redes de farmácias de todo o país a investir e iniciar seu processo de expansão.
Expandir sua rede requer planejamento estratégico, análise de mercado e a escolha cuidadosa dos pontos comerciais.
Neste artigo, você vai ver dicas essenciais para a expansão da sua rede de farmácias e o que você precisa analisar antes de tomar essa decisão importante.
Vamos lá? Continue lendo!
Como abrir uma farmácia é um investimento significativo, a decisão de expandir a rede deve ser muito bem pensada e planejada. Isso envolve desde a escolha do local até a definição de quais produtos vender e por qual preço.
Para que a expansão tenha a maior chance de sucesso, é importante fazer análises mercadológicas e geográficas com detalhes. Esses passos identificam oportunidades de negócio e revelam os riscos envolvidos.
Analisar a região para a qual sua rede deseja expandir é essencial. Afinal, qual é o perfil do consumidor da área? Existe potencial de consumo para os seus produtos e serviços? Existe concorrência? A área possui um bom movimento de pessoas?
Essas são perguntas fundamentais para responder se você quer saber como abrir uma farmácia.
Entenda melhor os fatores a considerar:
Quando você deseja expandir sua rede de farmácias, é fundamental conhecer o público que irá frequentar a nova unidade. Isso faz toda a diferença para que você adapte a loja conforme o perfil da população do entorno.
Para isso, você pode levar em conta fatores como a faixa etária, renda média, gênero predominante e o nível de instrução dos moradores.
Se a sua rede de farmácias possui um público-alvo já definido, você pode procurar pelas regiões onde essas características estejam mais presentes.
Por exemplo, se a sua rede possui um público predominantemente da classe A+ (com renda mensal média entre R$ 16.768 a R$ 29.176), pode procurar por bairros e até conjuntos de quarteirões onde esta é mais presente.
Isso também ajuda a definir melhor quais os melhores produtos e preços para a nova loja, levando em consideração a renda média da população do entorno.
Veja no mapa abaixo o bairro oficial Vila Madalena, em São Paulo, e as regiões em que a classe A+ é mais predominante:
Da mesma forma, você pode fazer o cruzamento desses dados com as informações de idade da população.
Abaixo, você confere um panorama do bairro da Vila Madalena sobre faixa etária:
Como você pode ver, a população de 35 a 49 anos são maioria na Vila Madalena, sendo 24,01% do total de pessoas. E a população de 60 anos ou mais é a segunda colocada, representando 21,82% dos residentes.
Isso também pode auxiliar sua rede a adaptar os produtos oferecidos, podendo focar em itens de autocuidado e beleza para a população mais nova e medicamentos geriátricos e serviços de saúde específicos, pensando na população mais velha.
Como abrir uma farmácia não depende apenas do público predominante na área, você também precisa descobrir se a região é movimentada.
Em outras palavras, se o local exato da nova unidade possui um bom fluxo de pessoas e tráfego de automóveis. Afinal, de nada adianta estar em uma região onde está o seu público-alvo se as pessoas nunca passam na frente do seu estabelecimento.
No mapa a seguir, é possível identificar as ruas com maior movimento de pessoas e automóveis, em tons de vermelho:
Como você pode perceber, as regiões mais afastadas da parte central do bairro são as mais movimentadas – como as ruas Morás, Fradique Coutinho e Oscar Freire.
É claro que isso nem sempre significa o melhor para sua nova unidade. É preciso identificar se o seu público está nessas regiões movimentadas.
Como você pode ver abaixo, as ruas Morás e Fradique Coutinho são boas opções, já que contém a predominância da classe A+ e são bastante movimentadas.
Também é importante identificar os concorrentes na região estudada. Afinal, abrir uma farmácia em um local muito concorrido pode ser uma má ideia, já que você irá competir pela atenção do público.
Com geomarketing, é possível identificar onde estão as farmácias concorrentes na região. Veja abaixo no mapa:
A rua Morás, que já foi identificada como uma rua movimentada e com predominância do público da classe A+, não possui nenhuma farmácia concorrente.
Isso pode ser bom e ruim ao mesmo tempo. Entenda: se não há nenhum concorrente na região, esta pode ser uma boa oportunidade para expandir e suprir a demanda dos consumidores da área.
No entanto, seus concorrentes não escolheram a região por algum motivo, certo? Por isso, é fundamental estudar ainda mais a fundo a região para garantir que sua rede está tomando a decisão certa.
Para isso, existem diversas outras análises que podem ser feitas. Quer saber mais? Preparamos um material completo com tudo que você precisa para expandir sua rede em 2023.
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Por fim, outra análise essencial para sua rede de farmácias é o potencial de consumo para os produtos ofertados na loja.
Em outras palavras, esse dado identifica o quão propensas as pessoas da região estão para investir dinheiro em certos produtos, como medicamentos, perfumes ou sabonetes, por exemplo.
Para ser ainda mais preciso, é possível gerar um relatório baseando-se no CEP 5 da região escolhida. Ou seja, deixando a área estudada ainda menor, para ter as informações exatas.
Para ficar mais fácil de entender, veja abaixo como o bairro da Vila Madalena se divide por CEP 5:
Agora veja o relatório gerado para o CEP 5 da rua Morás:
O potencial de consumo para higiene e cuidados pessoais no CEP 5 estudado é de R$ 3.742,45, ou 1,33% de todo o potencial da área. Já o potencial para medicamentos é quase o dobro, representando 2,21% de todo o potencial da área, ou R$ 6.207,43.
Com todas essas informações, você já possui os primeiros passos para entender como abrir uma farmácia e expandir a sua rede!
E a melhor escolha para fazer suas análises é a Geofusion, empresa líder no mercado de inteligência geográfica no Brasil.
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