Como fazer uma previsão de vendas? Você já deve ter ouvido falar bastante desse assunto. Inclusive já mencionamos essa estratégia diversas vezes aqui no blog. Mas como colocar tudo que você aprendeu na prática?
A previsão de vendas é uma tarefa importante para qualquer empreendedor. Isso porque permite tomar decisões estratégicas com base em dados concretos e minimizar os riscos do investimento.
Existem diversas técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas para fazer uma previsão. Neste post, você vai descobrir como fazer uma previsão de vendas na prática.
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Antes de descobrir como fazer uma previsão de vendas, é importante lembrar que ela não é uma ciência exata e pode ter margem de erro.
Por isso, lembre-se que a previsão de vendas é apenas um guia. É preciso estar sempre atento ao mercado e às mudanças que podem afetar o negócio.
Ainda assim, fazer uma previsão de vendas, mesmo com a margem de erro, é muito mais seguro do que não fazer. Afinal, quanto mais precisos forem os dados utilizados na previsão, mais precisos serão todos os estudos previsivos que você fizer.
Para isso, você pode contar com as soluções da Geofusion, líder em inteligência geográfica no Brasil, como a Calculadora de Previsão de Vendas.
Veja agora o passo a passo de como fazer uma previsão de vendas na prática:
Coletar as informações é a parte mais importante da previsão de vendas. Isso porque é com base nesses dados que a previsão será construída.
Você pode buscar essas informações em diversas fontes, podendo escolher entre diversos métodos de previsão de vendas.
Algumas informações que podem ser úteis para essa análise incluem:
Analisar o histórico é uma das formas mais fáceis e certeiras de fazer uma previsão de vendas eficiente. Com essa análise, você consegue identificar tendências e padrões que podem ser úteis para prever as vendas futuras.
Embora esse seja um dos melhores métodos, ele só funciona se a sua empresa já estiver no mercado há algum tempo. Afinal, você precisará olhar para os resultados obtidos nos últimos anos para entender:
Também é importante analisar o seu funil de vendas atual, já que a ferramenta mapeia todas as etapas do processo comercial. Ao observá-lo, você pode visualizar as oportunidades de cada estágio, assim como aqueles negócios que estão mais longe de serem finalizados.
Essas informações são fundamentais para saber como fazer uma previsão de vendas.
Nunca deixe de falar com seus vendedores quando estiver levantando informações para fazer uma previsão de vendas. Afinal, eles são as pessoas que estão na linha de frente, falando todos os dias com seus clientes.
Por isso, conseguem ter bons insights sobre as vendas atuais e as futuras.
Depois que os dados forem coletados, você deve analisá-los para obter informações valiosas sobre sua área de vendas.
É o momento de reunir todas as informações coletadas e encontrar padrões que possam revelar como será o futuro das vendas da sua empresa.
É também o momento de escolher o método de previsão de vendas que você vai utilizar. Alguns exemplos de métodos de previsão são:
Agora que escolheu o método e já sabe como fazer uma previsão de vendas, é a hora de colocar a mão na massa.
Para isso, você pode utilizar planilhas, colocando nelas as informações levantadas. Elas podem ser: as negociações em andamento, as expectativas de fechamento, métricas e outras informações que você achar relevantes.
No entanto, esse controle manual está sujeito a erros e pode comprometer as suas vendas. O melhor a fazer é utilizar uma ferramenta, já que tudo estará salvo e você não corre o risco de perder todo o trabalho.
Com a previsão de vendas feita, é o momento de compartilhar esses dados com os colaboradores e estabelecer metas para os times.
Lembre-se de envolver os times de marketing, produto e recursos humanos, ou outras equipes que façam sentido para sua estratégia de vendas. Afinal, quando todos os colaboradores trabalham em conjunto para atingir um mesmo objetivo, as chances de sucesso são muito maiores.
Especialmente quando você faz uma previsão de vendas anual, é importante ajustá-la periodicamente. Afinal, as coisas podem mudar e o cenário econômico pode sofrer alterações. Muitas situações fora do seu controle podem acontecer.
Um exemplo disso é a pandemia de Covid-19. Ninguém estava esperando por ela, mas ela alterou todo o mercado e empresas do mundo todo precisaram se reajustar.
Por isso, ajuste as previsões periodicamente para evitar prejuízos.
Agora que você já sabe como fazer uma previsão de vendas na prática, que tal conhecer a Calculadora de Previsão de Vendas da Geofusion?
Com a Calculadora, você vai simular a abertura do seu próximo ponto e te dar uma previsão das vendas em poucos segundos.
A Calculadora de Previsão de Vendas entrega a você:
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