Para saber como precificar um produto, é sempre necessário levar em consideração as variações que ocorrem de acordo com diferentes territórios, principalmente quando ele é vendido em cidades ou mesmo Estados distintos.
Isto é, um almoço, por exemplo, frequentemente custa mais em um determinado lugar do que em outro. Mas por quê?
Essas nuances ocorrem devido a diversos fatores, como as despesas necessárias à produção dela, aos custos e despesas, e também à distribuição, considerando também a margem de ganho que se busca alcançar com a comercialização do item ou produto.
Além disso, a concorrência também influencia no quanto uma empresa cobrará por esse item.
Uma marca pode decidir colocar preços mais baixos para torná-lo mais atrativo, ou aumentá-lo visando atender a clientes com poder aquisitivo mais alto ou obter ganho de mercado.
E como é possível identificar os fatores geográficos mais importantes para definição dessa estratégia? Saiba mais neste post!
Como precificar com mapeamento de mercado
No Brasil, grandes e médias empresas utilizam o geomarketing para fazer a precificação de seus produtos com softwares como o Alimentação OnMaps, da Geofusion, que é líder neste segmento no país.
Com ele, é possível ter dados como:
- Preços praticados pelos estabelecimentos em seus cardápios;
- Presença de outros players na região de interesse;
- Potencial de consumo para as categorias de produtos;
- E muitos outros dados sobre os 5.570 municípios do território nacional.
E de que forma isso é utilizado?
1. Localizando concorrentes por preço médio
Com o Alimentação OnMaps, é possível entender o preço médio utilizado pelos concorrentes de uma empresa que esteja interessada em determinada região.
É o caso do exemplo abaixo, em que buscamos por restaurantes localizados no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo (SP), e destacamos em amarelo os que oferecem refeições em torno de R$ 50.
Logo identificamos 11 estabelecimentos nessa faixa, enquanto os outros 444 representam os que são mais caros ou mais baratos.
No mapa é possível visualizar também de que forma esses pontos estão distribuídos, permitindo descobrir a distância entre eles e estimar oportunidades de abertura de pontos.
Restaurantes em Vila Olímpia, São Paulo (SP), com destaque para os de preço médio de R$ 50
2. Estimando por potencial de consumo
Outra possibilidade para saber como precificar de maneira adequada o seu produto é identificando o quanto as pessoas estão dispostas a pagar por ele.
E isso considerando diferentes escalas geográficas: municípios, bairros ou microáreas, por exemplo – isto é, uma classificação territorial que considera as barreiras que as pessoas enfrentam para chegar a um determinado local, como pontes ou rodovias.
É o que fizemos no mapa abaixo, em que decidimos delimitar também a área correspondente a Vila Olímpia, porém com esses obstáculos.
Filtramos então em formato de relatório, obtendo um panorama do potencial de consumo para todas as categorias e subcategorias de produtos disponíveis, como hambúrgueres, petiscos, entre outras.
Neste caso, optamos por estimar apenas o que seria referente à intenção de consumo de pizzas, e logo obtivemos esses dados.
Dependendo do perfil da empresa, essas informações podem ser calculadas considerando a quantidade de dias úteis e até mesmo cruzado com outras informações, como o fluxo de pessoas que circulam no entorno ou renda média local.
Relatório de potencial de consumo para pizzas na Vila Olímpia, em São Paulo (SP), por microárea
3. Identificando diferentes escalas geográficas
Caso você queira ainda mais granularidade para sua análise, o Alimentação OnMaps possibilita que o mapeamento seja feito até o nível de setor censitário.
Essa é uma escala que divide os territórios a cada cerca de 300 domicílios, podendo ter dimensões maiores ou menores conforme o espaço que eles ocupam.
Assim como no relatório acima, neste caso o potencial de consumo pode ser estudado de acordo com o segmento específico em que sua empresa atua no mercado de food service, seja em forma de camadas, seja em planilhas.
Abaixo mostramos ambos os modos de ter essa visualização: as cores quentes no mapa indicam os setores censitários com maior potencial de consumo total para alimentação fora do lar, enquanto as frias apontam onde esse resultado é menor.
Potencial de consumo total para alimentação fora do lar em São Paulo (SP) e categorias de produtos
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