Todo profissional de expansão de uma rede de farmácias deve conhecer a concorrência em sua área de especialidade. Identificar seus concorrentes diretos e indiretos é essencial para desenvolver um plano de expansão e um posicionamento de mercado eficiente.
Para entender os grandes e pequenos concorrentes de varejo farma, é preciso coletar informações importantes sobre eles, como localização, tamanho, serviços e produtos ofertados, preços praticados, entre outras.
Com esses dados, é possível desenvolver ações embasadas e mais inteligentes, para evitar erros e tomar decisões mais estratégicas.
Trabalhar com geomarketing é o melhor caminho para levantar essas informações. Utilizando dados de inteligência geográfica para entender o mercado, você poderá conhecer melhor o seu público-alvo e, é claro, os seus concorrentes.
Quer saber mais sobre como mapear os concorrentes diretos e indiretos da sua farmácia? Siga lendo!
Os concorrentes diretos são as outras farmácias em sua região que oferecem produtos e serviços semelhantes aos seus.
Já os concorrentes indiretos são aqueles que não oferecem exatamente o mesmo produto ou serviço, mas competem pela mesma fatia de mercado. Alguns exemplos são hospitais, clínicas, laboratórios e até mesmo supermercados e lojas de conveniência.
Mapear esses concorrentes é fundamental para que você possa tomar decisões certeiras sobre diversos aspectos da sua farmácia.
Para expandir a sua rede, por exemplo, saber onde estão os seus concorrentes, o que eles vendem, quais são os preços e o público-alvo é ainda mais importante.
Afinal, você não quer abrir uma nova unidade em um local que não venda bem, certo? Por isso, é preciso pensar em diversas questões sobre a região, como a acessibilidade, se é uma área residencial ou comercial, os horários de maior movimento, entre outros fatores.
Saber o máximo possível sobre seus concorrentes também é fundamental para escolher o ponto ideal para sua farmácia.
Por exemplo, se você identificar um concorrente direto próximo à sua unidade que oferece preços mais baixos, pode estudar se vale a pena reduzir seus próprios preços para competir.
No entanto, é sempre importante levar em consideração o seu público. Se este for composto por consumidores com uma faixa de renda mais alta, reduzir os preços pode não ser a melhor jogada.
Mapear a concorrência também é uma ótima forma de encontrar oportunidades de expansão para sua rede de farmácias. Se encontrar uma região com pouca presença de concorrentes, você pode avaliar a possibilidade de abrir uma nova unidade na região para atender a essa demanda.
Fazer isso é simples e rápido quando se tem a ferramenta de inteligência geográfica segmentada da Geofusion.
Agora que você já entendeu o que são os concorrentes diretos e indiretos e a importância de mapeá-los, deve estar se perguntando como fazer isso.
O primeiro passo é compreender a sua região atual ou aquela para a qual deseja expandir sua rede e levantar e analisar dados sobre o local.
Com essa coleta de dados, você saberá qual é o potencial de consumo ou o comportamento das pessoas em uma determinada área. Assim, você tem total visibilidade do que ocorre no município, bairro ou até no quarteirão em que a unidade está inserida.
Com geomarketing, também é possível mapear os pequenos e grandes concorrentes da sua rede de farmácias.
Afinal, uma das principais vantagens de usar as informações de um território é que você não precisa focar apenas nos possíveis clientes. Também pode ficar por dentro do que a concorrência tem feito, de forma confiável e ampla.
É o caso de entender se existe algum ponto melhor que o de certo competidor ou se há áreas que devem ser evitadas. Também dá para conhecer o potencial de mercado e de consumo e prever se o ponto vai gerar lucro.
É algo fundamental para a expansão de farmácias. Na hora de abrir uma nova loja, essa é uma abordagem que ajuda a medir a temperatura da concorrência e encontrar o lugar ideal para se posicionar.
Como fazer isso? É o que você vai descobrir a seguir.
Com o uso da inteligência geográfica, é possível compreender diferentes aspectos da concorrência.
Veja alguns dados que você pode descobrir sobre seus concorrentes diretos e indiretos:
Com geomarketing, é possível localizar os concorrentes em uma região determinada. Abaixo, você pode ver a quantidade de farmácias na microárea da Vila Mariana, em São Paulo:
Como você pode ver, foram encontradas 41 farmácias na microárea.
Podemos ir além e encontrar os concorrentes indiretos, como hospitais, clínicas odontológicas e laboratórios. Veja como o mesmo mapa fica bastante diferente conforme vamos adicionando mais informações:
No mapa acima você pode identificar as farmácias em estrelas vermelhas, as clínicas odontológicas em quadrados pretos, os hospitais em sinais de mais azuis e os laboratórios em quadrados cor-de-rosa.
Com esses dados, é muito mais fácil analisar de maneira bastante visual o melhor local para expandir – também com a possibilidade de baixar os endereços via planilha.
Com apenas poucas camadas, você consegue visualizar onde estão as áreas com pouca concorrência e pode escolhê-las para suprir essa demanda.
Além do mais, esses estabelecimentos podem até ser seus concorrentes, mesmo que indiretos, mas são lugares que facilitam a vida do seu consumidor.
Por exemplo, um paciente que sai de uma consulta no hospital provavelmente precisará passar na farmácia para comprar um medicamento. Dessa forma, estar perto de estabelecimentos correspondentes é uma excelente maneira de atrair mais clientes.
Agora que já mapeamos os concorrentes diretos e indiretos, podemos ir ainda além para determinar o melhor local para abrir uma nova unidade da farmácia.
Para isso, vamos identificar o potencial de consumo para medicamentos na microárea da Vila Mariana. Também podemos filtrar este potencial por produtos de higiene e cuidados pessoais, como perfumes, produtos para cabelo e sabonetes.
Como você pode ver abaixo, em uma visualização de relatório, o potencial de consumo por domicílio para medicamentos na Vila Mariana é de R$ 6.305,28, o que corresponde a 2,21% do potencial de consumo total da microárea.
Já o potencial para higiene e cuidados pessoais representa uma fatia menor, sendo 1,34% de todo o potencial de consumo da microárea, ou R$ 3.805,29.
Veja abaixo no relatório:
Levando em consideração todos esses fatores e informações coletadas, você já terá um bom embasamento para tomar as decisões mais importantes para sua rede de farmácias.
Todas essas análises para mapear concorrentes diretos e indiretos ficam ainda mais assertivas utilizando o Farmácias OnMaps, a única ferramenta de geomarketing específica para o setor de varejo farma.
Você pode utilizar dados próprios para analisar as suas unidades e compreender melhor a região de cada uma. Além de mapear a concorrência, também vai poder identificar e determinar:
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