Shopping centers são alvo certo do interesse de franquias e redes varejistas. Não é à toa. Trata-se de um mercado que movimenta bilhões de reais e, apesar do cenário econômico incerto, projeta um crescimento de 8,5% nas vendas de seus lojistas em 2015, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
São mais de 500 shoppings pelo país e cerca 100 empreendimentos estão por vir. A oferta é alta e existem alguns locais que a indústria de shoppings aponta como mais atraentes. Para ajudar você a entender este cenário, a Geofusion listou os 10 bairros* com maior concentração de shoppings. A métrica para a análise foi quanto há de Área Bruta Locável (ABL m²) em cada bairro. A ABL corresponde à área total disponível para locação de lojas em um shopping ou mercado comum.
Apesar da forte presença paulista no ranking, o bairro que ocupa o topo da lista é a Barra da Tijuca, no Rio, com mais de 310 mil m² de ABL e 10 shoppings. A Barra é o único bairro com tantos shoppings. Nos demais, há no máximo quatro centros de compras. Já Cidade Líder (3º lugar), em São Paulo, tem a menor área da lista, mas conta com o maior shopping da América Latina, que atende a população de outras regiões ao redor. Com apenas um shopping, Ribeirânia (10º lugar), em Ribeirão Preto (SP), chama a atenção por ter a maior razão entre sua ABL e a população local. São 6,85 metros quadrados de ABL para cada morador.
Na hora de escolher os melhores shoppings para a sua rede, é importante realizar uma análise de mercado da região onde ele está inserido. Só assim você saberá se o público local receberá seu produto de forma positiva – e se há demanda para seus produtos. Analise o perfil da população, com cuidado especial para a renda e o potencial de consumo, ou seja, quanto as pessoas têm disponível para gastar. Com um sistema de Geomarketing, você acessa informações como essas, e pode fazer um estudo completo dos pontos com maior potencial de consumo para o seu produto.
Note que a liderança da Barra da Tijuca não é mera coincidência: o bairro possui o maior potencial de consumo entre as áreas listadas, com mais de R$ 11 bilhões anuais (R$ 975 milhões mensais) disponíveis para o consumo de diversas categorias de produtos e serviços. A maior parte desse dinheiro concentra-se na faixa de renda A1 (domicílios com renda mensal acima de R$ 16.653,00).
De fato, as classes mais elevadas destacam-se na distribuição do potencial de consumo em todos os bairros da lista. As faixas A e B mantêm juntas, cerca de 50% ou mais do potencial de cada uma das áreas. Apesar disso, em dois bairros podemos observar a tendência de mercado mais comentada ultimamente: o crescimento da classe C (renda de R$ 1.279,00 a R$ 3.040,00/mês). Nos bairros Cidade Ademar e Cidade Líder, a chamada classe média se sobressai com aproximadamente 30% do potencial de consumo total em ambas as regiões.
Em meio a tanta oferta de shopping centers, você precisa de dados e ferramentas de análise para descobrir a localização ideal para sua loja. Use a Inteligência Geográfica de Mercado para te ajudar nessa missão.
* Os bairros listados correspondem às microáreas, áreas de ocupação homogênea delimitadas pela própria Geofusion, com perspectiva analítica. Seu desenho considera aspectos geográficos e mercadológicos – diferentemente de distritos, subdistritos e bairros, os quais são demarcados pelas prefeituras conforme critérios político-administrativos.