O cruzamento de dados é uma metodologia presente no dia a dia de boa parte das empresas. Isso porque, ele permite que qualquer tipo de análise seja mais completa, garantindo, assim, tomadas de decisões mais assertivas.
Assim, levar o cruzamento de dados para dentro da sua empresa pode ser necessário para entender melhor setores de marketing, vendas e recursos humanos, por exemplo.
Mas como fazer esse cruzamento de informações? Em que consiste o processo?
Continue a leitura deste conteúdo para descobrir a resposta dessas e outras perguntas.
O cruzamento de dados é uma metodologia que associa diferentes informações com a finalidade de conseguir analisar algo de uma forma mais precisa.
Veja um exemplo: se você pretende entender o perfil do seu consumidor, precisará cruzar diversos dados sobre ele, como: demográficos, sociais e etários. Afinal, analisar apenas uma dessas informações de forma isolada não contribuirá em nada.
Outro exemplo é no momento de entender a queda do faturamento. Nesse caso, você deverá cruzar informações da compra de mercadorias, do preço dos produtos e das vendas em si para descobrir onde está o problema e, assim, adotar estratégias assertivas.
Como deu para perceber, o cruzamento de dados é extremamente importante para que uma empresa possa ter informações sólidas e consistentes sobre um determinado setor, sobre o mercado e/ou sobre o seu público.
Assim, como consequência disso, torna-se possível tomar decisões embasadas em dados concretos, e não somente sob um único viés, o que contribui para um planejamento com maiores chances de alcançar bons resultados.
Nesse sentido, o cruzamento de dados, dentre outros benefícios, pode:
Um dos setores de uma empresa que mais faz uso do cruzamento de dados é o contábil, uma vez que precisa cumprir as normas fiscais junto aos órgãos estaduais e federais.
Portanto, para garantir que a sua empresa esteja em dia com a Receita Estadual e Federal, confira as informações que esses órgãos cruzam e que você também pode usar na sua empresa para verificar se está tudo certo.
O EFD ICMS/IPI, conhecido também como SPED Fiscal, consiste em um arquivo digital que contém todos os documentos e informações de uma empresa que são de interesse das Secretarias de Fazenda estaduais e da Receita Federal.
Ele pode ser cruzado com as guias de apuração do ICMS e com o EDF Contribuições.
Na primeira situação, o Fisco procura identificar se há inconsistências relacionadas ao ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias). Nesse sentido, tanto as guias quanto o SPED Fiscal devem conter valores iguais.
Já no caso do cruzamento do EFD ICMS/IPI com o EFD Contribuições, a Receita Federal verifica se todos os documentos que foram escriturados na EFD Contribuições aparecem no SPED Fiscal e compara cada valor lançado em ambos.
Convém destacar que o EFD Contribuições é um arquivo digital que tem registrado apenas operações relacionadas às receitas, bem como as que estão sujeitas à apuração dos créditos de PIS/PASEP e COFINS.
Aqui, ocorre o cruzamento da DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte), RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social).
Sua finalidade é verificar se há qualquer irregularidade no valor pago mensalmente a cada funcionário, seja no salário ou em verbas indenizatórias, como as férias.
O Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, ou simplesmente SINTEGRA, realiza o controle das operações de saída e entrada de mercadorias entre os estados de forma eletrônica.
Ou seja, ele permite o cruzamento de dados entre as Receitas Estaduais, entre o Fisco e as empresas e entre os órgãos fiscalizadores.
Hoje, a Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira – DIMOF – deu origem à e-Financeira. No entanto, sua finalidade continua sendo a mesma: permitir que os bancos e instituições financeiras declarem as operações realizadas pelas pessoas jurídicas, como abertura de conta, emissão de ordens de crédito, etc.
A sua finalidade é realizar um cruzamento de dados entre o que é informado pela empresa e pelas instituições financeiras que essa utiliza.
A Declaração de Operações com Cartão de Crédito – DECRED – é emitida pelas administradoras de cartão de crédito e remetida ao Fisco a cada 6 meses.
A finalidade é permitir que haja o cruzamento de dados entre a movimentação efetuada pelo cartão de crédito ou débito da empresa e a receita declarada por essa.
A DOI, ou Declaração de Operações Imobiliárias, é emitida por serventuários de justiça e oficiais dos Cartórios de Registro de Imóveis e de Títulos e Documentos e, em seguida, enviada à Receita Federal.
Esse é um documento que deve conter informações referentes à compra ou alienação de imóveis pelas empresas para que o Fisco possa confirmar se essa realmente informou todos os imóveis que comprou ou vendeu.
Por fim, a DIPJ, ou Declaração de Informações Econômico-Fiscais de Pessoa Jurídica, é um documento no qual a empresa declara a distribuição de lucros entre os seus sócios.
Ela pode ser cruzada com diversas outras declarações, como SPED Contábil, DIFRF, SPED Contribuições, entre outros.
Como deu para perceber, são muitos dados recebidos pela Receita Federal ao longo do ano. Nesse caso, para realizar o cruzamento, ela parte de três fontes:
Com essas três fontes de dados, a Receita realiza o cruzamento a partir de softwares de gestão robustos, que emitem relatórios completos.
Basicamente, existem dois tipos de ferramenta para o cruzamento de dados: Excel e softwares de gestão de dados.
O primeiro, obviamente, é mais simples, limitado e requer uma operação manual. Além disso, é necessário ser um bom conhecedor de Excel para conseguir aplicar fórmulas que realmente entreguem as informações que você precise.
Por outro lado, há os softwares de gestão que realizam a integração de diversos sistemas para permitir o cruzamento eficaz das informações. Convém destacar que existem diversas ferramentas que podem ser aplicadas nos mais variados segmentos.
Um bom exemplo é o software da Geofusion, o OnMaps, uma ferramenta de inteligência geográfica de mercado na qual a empresa pode cruzar dados que ela tem com análises territoriais para os 5.570 municípios do país.
Dessa forma, é possível realizar estudos completos de mercado e definir o melhor local para instalar uma filial da sua empresa, por exemplo.
Como vimos neste conteúdo, o cruzamento de dados está presente no dia a dia de todas as empresas e em diversos setores dessa. Sua finalidade é permitir uma análise mais detalhada de uma situação e, consequentemente, uma decisão mais assertiva.
Assim, se a sua necessidade for um estudo de mercado, conte com as soluções da Geofusion para extrair e interpretar as informações que você precisa.