Serviços

Demanda de mercado: compreenda o que é e quais os tipos

Aprenda mais sobre demanda de mercado e entenda como aproveitar melhor suas oportunidades neste artigo da GeoFusion!


Uma demanda de mercado é uma forma de compreender como o mercado se organiza e requisita novos produtos. Entender isso é compreender bem o que é preciso saber para satisfazer a essas solicitações e posicionar bem a empresa diante dos compradores.

Por isso, esse assunto é importante. O termo guarda algumas significações interessantes a serem discutidas, como a formação de uma demanda, os tipos e como é possível aproveitar uma demanda.

Neste conteúdo, vamos conferir informações relevantes acerca disso.

O que é uma demanda de mercado?

A demanda é a relação entre a oferta, o que se tem a oferecer aos clientes, e a procura, a ação dos clientes em busca de algo. Define a relação entre essas variáveis para exemplificar como o mercado solicita algo, uma solução para a necessidade.

É como um clamor do mercado por algum produto que satisfaça uma certa procura. Contudo, também tem a ver com a capacidade das empresas de solucionar essa necessidade.

A demanda do mercado também é o movimento de procura em determinados momentos específicos. É o que garante que haja negociação e vendas.

Inicialmente, a demanda é o que garante que um negócio deve existir, por exemplo, e o que mantém as operações em dia.

Antes de começar uma empresa, os donos devem avaliar a demanda por uma ideia ou por uma concepção de produto. Eles tentam entender se o público realmente se interessa por aquele item, se haverá uma busca por ele.

Da mesma forma, é preciso entender se essa demanda é forte e como ela se relaciona com o que já existe. Ou seja, em suma, se faz uma análise de tipo de demanda (veremos os 4 tipos mais adiante).

Como é formada a demanda de mercado?

Como já foi falado, a demanda é caracterizada pela relação entre oferta e procura. Se um desses fatores é mais baixo do que outro, temos uma característica; se o outro é mais baixo, temos outra característica.

Quando ambos se completam, temos uma demanda perfeita, que chamaremos com um nome específico na hora de analisar os tipos.

como é formada demanda mercado

A demanda permite medir o quão bem-sucedido um produto pode ser quando for lançado para vendas. Assim, facilita a previsibilidade acerca do retorno sobre a produção do produto e sobre as ações de divulgação.

Ao mesmo tempo, é o combustível para que essas ações existam.

Quais os 4 tipos de demanda?

Agora, vamos discorrer sobre os 4 tipos de demanda de mercado.

Demanda indesejada

A demanda indesejada, também chamada de negativa, tem a ver com uma demanda por evitar o produto. Ou seja, gera-se um movimento para evitar o consumo daquele item, por sua periculosidade ou pela reputação negativa.

Evidentemente, essa é uma demanda que nenhuma empresa deseja para o seu produto. Ainda assim, pode haver formas de contornar essa demanda, com a criação de uma válvula de escape que aproveita a reputação negativa e consegue mesmo assim faturar.

Demanda irregular

Temos também a demanda irregular, que se caracteriza por uma mudança na forma como o mercado encara e deseja certos produtos.

Um dos conceitos-chave aqui é o de sazonalidade. Ou seja, a demanda é uma em um dado momento do ano e pode ser outra em outro momento.

Assim, é preciso ter paciência para lidar com momentos em que o produto simplesmente não sairá de estoque. Ao passo que haverá dias em que as vendas serão um sucesso e a produção deverá ser mais intensa para acompanhar isso.

Pode ser uma demanda específica por horários do dia também, como itens que são procurados apenas nas primeiras horas ou apenas à noite.

Produtos para datas comemorativas são bons exemplos. A indústria já se movimenta para ser aquecida somente uma vez por ano. Quando a temporada acaba, já começam os planejamentos e esforços para o ano seguinte.

Ou seja, a demanda irregular não necessariamente é ruim, ela precisa ser analisada pelo contexto. Há tipos de produtos que simplesmente não fogem disso, o que é muito natural.

Demanda plena

A demanda perfeita pode ser chamada de demanda plena. É quando a oferta e a procura estão perfeitamente alinhados, em que há uma produção necessária e forte o suficiente para atender sempre ao mercado. Nesse sentido, o mecanismo de regulação é praticamente invisível e natural.

A demanda plena pode ser compreendida com produtos de ordem essencial, como alimentos. É um tipo de item que sempre será vendido, porque as pessoas sempre precisarão. Por outro lado, as pessoas sempre poderão comprar porque sempre estará sendo ofertado.

A lógica de bem que não é escasso e que é necessário à sobrevivência favorece essa característica.

Demanda excessiva

A demanda excessiva surge quando a oferta e a procura estão desalinhadas. Ou seja, quando há uma procura muito grande por um item que não está sendo ofertado devidamente ou possui apenas um número limitado no estoque.

Nesse sentido, o mercado vai sentir falta de mais e isso poderá gerar um desconforto com a marca.

Como entender as demandas de mercado​?

É preciso, sobretudo, estudar as características das demandas de mercado e saber como se posicionar diante disso. Primeiro, entenda bem seu público e saiba como ele se interessa pelo seu produto.

Qual é a característica que une a oferta e a procura em seu tipo de produto?

como entender demanda mercado

Entenda também os concorrentes e como eles se posicionam. Assim, você vai descobrir como suprir a demanda da melhor forma em seu nicho.

Conheça a Geofusion e saiba como prever a demanda do mercado com maior facilidade!

O estudo sobre demanda de mercado é imprescindível para quem deseja começar um negócio ou expandir suas operações. É o que justifica ações de crescimento e investimento mais arriscadas.

Por isso, é importante saber como identificar a demanda e saber como ajustar a sua empresa para amplificar as oportunidades de lucratividade.

Nova call to action

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.