A inauguração de loja é sempre um momento muito importante dentro de uma estratégia de expansão.
Afinal, após todo o cuidadoso planejamento e o trabalho intenso para definir o melhor ponto para instalação de uma nova unidade, chega a hora de apresentá-la ao público.
Esse momento é muito relevante, pois é a primeira oportunidade de oferecer uma experiência positiva para o consumidor, que impactará todo o potencial de construção da sua marca e também abrirá as portas para relacionamentos com os futuros clientes.
Tudo na inauguração deve ser pensado com bastante cuidado. Afinal, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica.
Para ajudá-lo a concluir com sucesso essa missão, trazemos neste post 7 dicas infalíveis de marketing para abertura de um novo estabelecimento.
Um dos primeiros passos para a inauguração da loja é a escolha do ponto comercial.
É preciso pensar de maneira estratégica para encontrar o local ideal. Neste momento, considere os seguintes fatores:
Outro passo fundamental é ter uma identidade visual definida. Caso esse seja um estabelecimento novo, isso ajuda o público a se familiarizar com a marca antes mesmo da inauguração.
Para completar os pontos chaves desse momento tão importante, é preciso ter um bom planejamento estratégico com todas as etapas até o dia do evento de abertura detalhadas.
Muito além de pensar nas ações para o dia de inauguração, é preciso estruturar cada passo até lá para evitar problemas ao longo do caminho.
Por isso, o planejamento é seu maior aliado para garantir uma abertura de sucesso.
Essa deve ser a primeira etapa: assim que decidir abrir uma loja, sente-se e coloque todas as suas ideias no papel para depois organizá-las.
Além de registrar as suas ideias é necessário que, neste momento inicial, sejam definidos alguns pontos importantes, considerando o pré, o durante e o pós evento, como:
Hoje, a internet é uma das ferramentas de marketing mais eficientes para anunciar a inauguração de loja.
Pensando nas redes sociais, um dos maiores canais de comunicação da atualidade, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza as plataformas no mundo.
Segundo dados da pesquisa realizada pela empresa Cupom Válido, 70,3% da população brasileira está presente nas redes sociais.
Ou seja, as chances de encontrar o seu público-alvo e atrair novos clientes por esses canais são bem grandes.
Além disso, anunciar nas redes sociais costuma ser um investimento mais baixo, principalmente quando se compara com os custos das ações de marketing offline.
Antes da inauguração de um novo ponto de venda, é comum que haja a necessidade de fazer reformas, no caso do uso de um imóvel já existente ou até mesmo de iniciar uma construção do zero.
Ao invés de esconder a movimentação, que tal aproveitar esse momento para criar expectativa nas pessoas que circulam no entorno?
Você pode fazer isso, por exemplo, utilizando os tapumes da obra como veículos de comunicação.
Neste caso, você não paga pela mídia – apenas pela produção da peça –, torna o espaço mais agradável aos olhos e ainda passa uma mensagem sobre sua marca.
Outra dica é pensar em estratégias para minimizar o desconforto causado pela construção, como intervenções próximas ao local.
Dependendo do tipo de obra, você pode até mesmo instalar um parklet, criando uma área de convivência próxima à sua loja.
Assim, você vai angariando simpatia do público e cria expectativa positiva sobre o que virá daquela obra.
Se o assunto é marketing para inauguração de loja, as redes sociais não podem ficar de fora.
Aproveite a sua audiência nos canais digitais para falar sobre a nova unidade: estimule a marcação de amigos nos posts, dê pitadas de conteúdo sobre os diferenciais e particularidades do novo estabelecimento, fale sobre as promoções programadas para a abertura.
Também vale apostar no poder dos influenciadores digitais. Escolha aquele que mais se identifica com seu público e convide-o para a inauguração, seja como uma atração VIP ou para a realização de uma palestra pocket.
Para ser ainda mais certeiro na sua estratégia, invista em anúncios digitais e postagens com base em critérios de segmentação por geolocalização.
Assim, você pode alcançar exatamente as pessoas que moram ou frequentam as imediações da unidade.
Se possível, incremente a estratégia fazendo um cruzamento entre essa informação com dados de perfil, hábitos de consumo e interesses do público.
Outra boa estratégia é criar um evento no Facebook. Assim, você consegue quantificar o número de interessados na sua inauguração, além de criar um canal de comunicação direto com essas pessoas.
Enfim, aproveite todo o potencial das redes sociais para falar exatamente com quem é relevante à sua empresa.
Embora as redes sociais facilitem a comunicação das marcas com seu público, um momento-chave como a inauguração de uma nova loja deve contar com um trabalho profissional de assessoria de imprensa.
Os profissionais dessa área têm o poder de alcançar um público que ainda não foi impactado pela sua marca e fazem isso de maneira mais neutra, já que o tema é introduzido dentro de uma pauta jornalística.
Confie no trabalho dos assessores, que saberão direcionar seu conteúdo para os veículos com perfil mais adequado, garantindo atingir o público certo.
Outra vantagem é que esses profissionais farão a clipagem da campanha, que consiste no acompanhamento e registro de tudo que for divulgado sobre sua inauguração.
Ao final do trabalho, você terá um relatório detalhado sobre a divulgação da sua loja.
Hoje existem empresas de assessoria especializadas em determinados segmentos de mercado, o que garante uma atuação ainda mais certeira.
Outra vantagem é que a contratação pode ser feita por tempo determinado, cessando assim que a inauguração terminar.
Não importa se a inauguração será feita em um grande evento ou se será apenas uma “abertura de portas” com algumas atrações ou promoções especiais.
Seja qual for a sua realidade, o importante é aproveitar o momento desse primeiro contato para promover uma experiência realmente positiva para o consumidor.
Para isso, invista em uma equipe de vendas altamente treinada, assim como na comunicação visual alinhada à marca e no atendimento impecável.
Caso tenha verba para investir ainda mais, que tal promover atividades de marketing sensorial, que costumam ser uma boa pedida para gerar uma memória afetiva e vínculo com a marca?
Busque empresas especializadas e escolha o sentido que mais transmita a personalidade da sua loja.
Ações olfativas e auditivas são uma ótima opção, e você também pode apostar em recursos virtuais de simulação de ambientes.
Palestras e sorteios também são boas maneiras de atrair público, criar experiências únicas e gerar um cadastro para futuros contatos.
De nada adianta fazer uma bela ação de inauguração e, depois, adotar uma postura de retração.
É preciso manter vivo o interesse do público, entendendo que, mesmo que algumas pessoas não tenham sido impactadas no primeiro momento, outras oportunidades virão.
Também é importante manter o diálogo aberto com aqueles que já foram atraídos, assim você garante a fidelização dos clientes.
Por isso, ter uma estratégia de sustentação da comunicação é fundamental para a criação de relacionamentos e construção de marca com o público.
Assim, antes mesmo da inauguração da loja, estabeleça um planejamento de marketing para o ano todo , levando em consideração perfil do público, segmentação, sazonalidades do produto, características do bairro, entre outras informações.
Seguindo a linha da dica anterior, a inauguração da sua loja também pode ser um momento para trabalhar a prospecção de clientes.
Você pode fazer isso de maneira sútil, como pedindo algumas informações em troca do cadastro em um sorteio, por exemplo.
Assim é possível criar uma lista de leads em potencial e desenvolver ações específicas para aqueles clientes que ainda não fizeram uma compra, mas demonstraram interesse na marca durante o evento.
Para aqueles que comprarem algum produto na inauguração, ofereça um cupom de desconto na próxima compra em troca de informações como e-mail e nome, por exemplo.
O geomarketing ajuda desde a escolha do ponto de venda até a análise do público que você pode encontrar na região.
A técnica estuda a relação entre as estratégias de negócio e o local onde a empresa está instalada, permitindo a avaliação de informações sobre o comportamento do seu público-alvo e até mesmo da concorrência.
No caso do OnMaps, por exemplo, ferramenta de inteligência geográfica da Geofusion, é possível fazer um mapeamento preciso sobre o perfil da população do bairro ou cidade, por exemplo.
Com isso, você consegue avaliar o potencial de mercado para abrir a nova unidade da sua rede e encontrar o melhor ponto comercial.
Todos os dados fornecidos pelo geomarketing contribuem para um planejamento de ações mais assertivo para a inauguração.
Citamos o marketing sensorial como uma boa aposta para a inauguração da loja e a realidade aumentada é uma tecnologia bem interessante para essas ações.
Essa é uma ótima oportunidade para unir o universo físico ao digital, apresentar o seu produto de maneira inovadora e assim melhorar a experiência do consumidor.
A tecnologia da realidade aumentada permite que o público interaja com diferentes ambientes e produtos.
Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode desenvolver um provador virtual. Para lojas de móveis, uma ferramenta para visualizar o artigo dentro de casa pode ser um diferencial.
Lembre-se de sempre relacionar as ações com os itens vendidos pela sua marca.
Essa é uma ideia simples e clássica, mas a música sempre traz uma atmosfera diferente para o ambiente e combina perfeitamente com a abertura da loja.
O ideal é buscar estilos musicais que condizem com a marca e com o público-alvo.
Além disso, avalie a melhor maneira de colocar o som na data do evento: música ambiente representa mais a identidade da loja ou música ao vivo tem mais a ver com a proposta da empresa?
Caso opte pelo show ao vivo, não deixe de avaliar se o custo se encaixa no orçamento.
Sim, fazer parcerias com outras lojas é uma ótima opção de ação para a inauguração, mas é preciso escolher empresas complementares ao seu produto de alguma forma.
Imagine que você tem uma marca de roupas fitness. Neste caso, fechar parceria com uma empresa de snacks saudáveis, de suplementos ou até com uma academia para oferecer uma aula na data da inauguração são boas estratégias.
Se você vai abrir uma loja de roupas femininas, pode ser interessante buscar parcerias com lojas de sapatos ou bijuterias, por exemplo.
Um bom post de inauguração de loja nas redes sociais pode fazer toda a diferença antes e durante o dia do evento de abertura.
Por meio deles, é possível compartilhar o que está acontecendo em tempo real e assim atrair mais pessoas.
Uma boa ideia é usar o Instagram no dia da abertura para compartilhar os bastidores do evento nos stories ou ainda para fazer ações diretas com o público.
Ter uma parede com a identidade visual da marca e uma decoração “instagramável” é uma ótima maneira de conseguir os famosos check-ins, que podem levar o nome da sua loja para novos clientes.
Para complementar, estimule o público a marcar a loja e incluir a localização nas publicações.
Encontre o melhor ponto para a sua loja com o software da Geofusion!
Como você pode ver neste conteúdo, pensar no momento da inauguração de loja é fundamental para fechar uma estratégia de expansão com chave de ouro.
É ali que serão iniciadas as experiências de marca que forjarão as bases do relacionamento com o consumidor.
Para garantir o sucesso desse evento tão importante, lembre-se de fazer um planejamento bem detalhado e pensar no marketing de maneira estratégica.
Aplique as dicas deste post e aposte no geomarketing para planejar uma inauguração infalível.