Transformação digital, inteligência artificial, novos consumidores e as mudanças na jornada de compras foram os temas do 1º Encontro de Inovação para Franquias, realizado nesta terça-feira (26 de setembro).
O evento foi realizado em parceria com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), e contou com a presença de cerca de 50 pessoas.
Para demonstrar a força do segmento, apresentamos números que indicam o crescimento do franchising mesmo em um cenário de crise.
“Queremos compactuar com o setor o nosso otimismo para 2018 em relação à retomada do consumo no Brasil”, destacou o Diretor Comercial e de Marketing, João Ribeiro.
A parceria entre a Geofusion e a ABF existe desde 2009 e, de lá para cá, nossas soluções têm contribuído para aprimorar as estratégias de expansão e gestão de alguns associados.
“Hoje, temos uma média de 130 associados da ABF que já são clientes da Geofusion. Isso representa 10% da nossa base de parceiros”, destacou a Diretora de Marketing e Eventos da ABF, Keller de Paula.
Como a transformação digital pode ser aliada do seu negócio? Demos algumas dicas sobre isso na palestra comandada pelo João Caetano, da área de Marketing de Produto da Geofusion. Ele apresentou fatores que tornam o setor de franquias referência quando se trata de inovação.
“O mercado que mais abraça a inovação é o de franchising. As franquias são verdadeiros laboratórios de inovação, são as primeiras a experimentar e, por isso, colhem resultados muito antes”, reforçou Caetano.
A presença cada vez maior da tecnologia em nossa rotina e os caminhos para que as franquias incorporem de fato a transformação digital foram outros pontos abordados.
Diante do grande volume de dados de mercado acessíveis graças às inovações tecnológicas, não poderíamos deixar de compartilhar a importância das análises geográficas. Afinal, o mercado de franquias brasileiro é o que mais aposta em geomarketing no mundo.
“Para nos deslocarmos em nosso dia a dia, confiamos em mapas inteligentes. Esse mesmo mecanismo de mapas que dirigem nossos carros pode também dirigir nossas decisões”, disse o palestrante.
Quando se busca vantagem competitiva, ter todas as respostas é insuficiente, não é mesmo? A grande sacada é elencar as perguntas certas. Essa tarefa é desempenhada pela mais nova solução do varejo, a Eva, que em poucos cliques realiza análises de mercado a partir dos dados de uma rede.
“A EVA possui um indicador chamado de DNA Geográfico, que mostra os fatores de sucesso da rede, de acordo com as variáveis de desempenho do seu negócio”, explicou Caetano.
Como se conectar com os novos tipos de consumidores, cada vez mais ligados aos valores da marca do que ao produto? Para falar do assunto, tivemos o prazer de receber Maurício Morgado, professor de Marketing e Varejo da FGV-EAESP.
Apresentando cases de diversas marcas que apostam na experiência do cliente, ele falou sobre a nova jornada de compras do consumidor e o papel da tecnologia nesse contexto.
“O que sobra para a loja física é propiciar a própria experiência de compra, oferecer algo mais significativo do que simplesmente comprar. O caminho a seguir vai depender da proposta da marca”, reforçou o professor.
Foram momentos de muita troca de experiências sobre os desafios do setor no cenário tecnológico. É sempre inspirador para nós poder somar conhecimentos com representantes do franchising, um mercado que, assim como a Geofusion, tem a inovação em seu DNA.
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