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Estudo de viabilidade de ponto comercial: dicas de uso de dados

Saiba como utilizar a inteligência geográfica de mercado para seu estudo de viabilidade de ponto comercial e prever suas vendas. Acesse!


Antes de abrir uma nova loja, é comum que as empresas façam um estudo de viabilidade de ponto comercial para entender aspectos como custo-benefício do local e possíveis resultados que ele trará.

Essa é uma tarefa desafiadora, pois é preciso estimar diferentes gastos, riscos, e inclusive fazer projeções de vendas de modo a saber o quanto de fato vale a pena investir em um determinado imóvel ao invés de outro.

Em grandes redes, isso se torna massivo: frequentemente a análise precisa ser feita para várias unidades de varejo ao mesmo tempo.

Além disso, também ocorre a necessidade de lidar com particularidades regionais. Ou seja, considerar as distinções existentes entre mercados e populações conforme áreas, bairros, cidades, estados, e assim por diante.

Neste caso, como obter assertividade e agilidade em avaliações como essas? É o que mostraremos no conteúdo a seguir.

 

Use a geografia no seu estudo de viabilidade de ponto comercial

Encontrar o lugar ideal para novos estabelecimentos é algo que, independentemente do segmento de atuação da empresa, envolve o uso de inteligência geográfica.

Afinal, é importante que o profissional consiga enxergar além de aspectos imobiliários e considere os impactos do entorno no sucesso de seu negócio.

Isso significa estudar as características territoriais de onde ele pretende investir, bem como presença da concorrência, perfil dos habitantes, dos trabalhadores e o fluxo de passantes, por exemplo.

Para otimizar a análise dessas variáveis, é possível utilizar uma Calculadora Personalizada, como a desenvolvida pela Geofusion, de modo a facilitar o processo de previsão de vendas de novos pontos comerciais.

A ferramenta permite que dados específicos da empresa sejam importados com segurança e cruzados com informações geolocalizadas, gerando um entendimento preciso da região.

Além disso, a Calculadora Personalizada funciona por meio de modelos de machine learning, ou seja, aprendendo a partir das bases com as quais ela é alimentada e tornando os estudos cada vez mais rápidos e replicáveis.

Quer saber mais sobre como ela funciona? Fale com nossos especialistas, clicando no banner abaixo.

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Entenda o perfil do entorno do ponto de interesse

Com a Calculadora Personalizada da Geofusion, sua empresa consegue, de maneira simples e intuitiva, digitar o endereço de onde está interessada em expandir, e então descobrir os prováveis resultados que obterá.

Desta forma, ela descobre uma previsão de vendas que será trazido pela unidade, ou um Score Personalizado – isto é, uma pontuação a respeito do potencial daquele local.

Além disso, a ferramenta exibe informações geográficas estratégicas, como:

  • População residente no entorno;
  • Faixas de renda dos habitantes;
  • Redes varejistas estabelecidas nas proximidades.

Esses são dados que podem ser utilizados em seu estudo de viabilidade de ponto comercial para diversas finalidades.

Um deles é o entendimento sobre o nível de competitividade daquela área, uma vez que demonstra o quanto os concorrentes estão presentes por ali – o que facilita, portanto, a mensuração do market share da sua companhia.

Outra possibilidade é identificar a aderência que existe entre seu público-alvo e as pessoas que moram ou circulam naquele território.

Afinal, caso seu foco esteja em consumidores com renda mais alta, o ideal é deixar as unidades alocadas onde há maior poder aquisitivo, por exemplo.

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Exemplo fictício de Score Pesonalizado de ponto comercial situado na Berrini, em São Paulo (SP)


Obtenha análises profundas sobre a região

Os dados da Calculadora podem ser cruzados com diversas outras variáveis de inteligência geográfica, considerando aspectos demográficos e mercadológicos.

Ao contratar uma equipe de especialistas, como os da Consultoria da Geofusion, a estimativa de faturamento da unidade de varejo em seu estudo de viabilidade de ponto comercial pode se tornar ainda mais robusta.

Caso disso é de uma empresa que pretendia aumentar sua expansão em diferentes cidades do Brasil e precisava entender melhor tanto o perfil de seus clientes quanto o impacto que os locais onde ela já estava presente tinham em sua performance.

A partir da própria base interna, a companhia descobriu a área de influência de seus estabelecimentos – ou seja, a distância entre os endereços dos clientes e as lojas, indicando o quanto eles estão dispostos a percorrer para realizar uma compra.

Além desse aspecto, foi possível entender também a relação existente entre a proximidade da concorrência, o total de domicílios, o fluxo de pessoas e veículos no território e o impacto que esses fatores têm no faturamento dos estabelecimentos da companhia.

Com o cruzamento desses dados, a varejista obteve uma previsão de suas vendas para cada unidade de modo a, desta forma, espelhar suas estratégias em novos pontos conforme os diferentes formatos e regiões.

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Exemplo fictício de área de influência (em rosa) de 4km a partir de um ponto comercial na República, em São Paulo (SP) x concorrentes (em triângulos brancos)

 

Conclusão

A Calculadora Personalizada da Geofusion é a melhor ferramenta do mercado para empresas que precisam expandir com precisão e agilidade.

Os recursos de inteligência artificial do software tornam a tarefa de elaboração de estudo de viabilidade de ponto comercial mais simples, reduzindo várias horas de esforço, diminuindo riscos e fazendo com que a tomada de decisão da sua empresa fique ainda mais prática.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba como ter a previsão de vendas de potenciais pontos comerciais.

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