Para quem realiza mapeamento de mercado em uma franquia de escola infantil, é comum se questionar sobre o melhor local para abertura de uma unidade.
Isso ocorre de alguma dessas duas formas: o franqueado pode ter um ponto em mente, e o propõe à sua empresa.
Ou então, com base em critérios já correspondentes à formatação da franquia, o próprio franqueador sugere um ou mais locais a ela.
Em ambos os casos, essa etapa do processo demanda um trabalho complexo de análise com base em inteligência geográfica.
Isto é, as características não apenas do negócio, mas também do entorno do estabelecimento devem ser levados em consideração para que a parceria gere os melhores resultados – de modo a trazer vantagens a ambas as partes.
Para identificar os lugares nos quais vale a pena colocar novas unidades de uma franquia de escola infantil, os profissionais do segmento utilizam ferramentas como o OnMaps.
Trata-se do software líder no Brasil em cruzamento de informações de mercado, território e sociodemografia da população.
Com milhares de dados de fontes públicas e privadas. os usuários fazem ricos estudos seja para expansão de suas redes, prospecção de pontos de venda – no caso de indústrias – ou mesmo gestão de territórios.
Além disso, profissionais que necessitam de análises de alta complexidade para demandas pontuais ainda podem contar com os serviços de Consultoria oferecidos pelos maiores especialistas no assunto.
Quando o franqueado já possui uma proposta de ponto para abrir sua unidade, é possível utilizar o OnMaps para analisar o entorno e avaliar se ela de fato possui as características necessárias ao sucesso do negócio.
Podemos pegar um caso fictício para exemplificar.
Imaginemos que o possível franqueado sugira um lugar na rua Fernando Moreira, na Granja Julieta, Zona Sul de São Paulo (SP).
Ele acredita que essa sugestão é viável e oportuna para trazer os resultados esperados na contratação. Mas será mesmo?
É para entender isso que a inteligência geográfica entra em ação, e auxilia a descobrir se essas expectativas de fato correspondem à realidade.
A partir desse local específico, o OnMaps permite que você descubra como funciona a dinâmica da região.
Isto é, a quantidade de pessoas que circulam nos arredores, suas características demográficas, o quanto elas consomem com diferentes categorias de produtos/serviços, e assim por diante.
No entanto, para tal, o primeiro passo é definir a escala geográfica que será estudada nesta análise de mercado.
Afinal, uma vez que o profissional consegue utilizar diferentes dimensões em seus estudos, consequentemente, os resultados que ele obtém variam conforme esse aspecto.
No GIF abaixo, mostramos um pouco dessa relação, ao delimitar o entorno primeiro por CEP5, em seguida por microáreas e, por fim, por bairros.
Independentemente da opção escolhida, o OnMaps permite que sejam extraídos relatórios a respeito desse entorno para descobrir o quão viável ele é na expansão dessa franquia de escola infantil.
Alguns desses reports são:
Abaixo, por exemplo, selecionamos apenas os CEPs mais próximos do ponto em questão. A partir disso, conseguimos desenhar uma área de estudo específica e, então, um relatório personalizado sobre esse território de interesse.
Com esses dados, a ferramenta, então, identificou informações como faixa etária da população, renda média, quantidade de domicílios, entre vários outros fatores.
Neste caso, algo que pode acontecer é sua franquia de escola infantil estimar que o público-alvo tenha determinado perfil – como poder aquisitivo acima ou em torno de valores específicos por mês.
No OnMaps, é possível mapear se o local indicado possui uma quantidade interessante de pessoas que atendam a essas características.
Outra prática comum das grandes franquias é utilizar a ferramenta para procurar locais ideais aos seus franqueados.
Isto é, buscando pelas características que fazem o sucesso do negócio, elas encontram os territórios mais oportunos para aumentar a capilaridade de sua rede.
Seguindo com o exemplo do melhor lugar para a franquia de escola infantil em São Paulo, a empresa em questão poderia elencar alguns indicadores de maior relevância para ela.
Na ilustração abaixo, optamos por fazer o mapeamento cruzando renda média por faixa etária.
Para isso, filtramos onde há maior quantidade de crianças entre 0 e 14 anos, contempladas na faixa de renda C1 – ou seja, vivendo em domicílios com uma disponibilidade de R$ 2.424 a R$ 4.246 por mês.
Os territórios em que o resultado foi mais expressivo foram esses:
No entanto, é possível saber ainda mais, cruzando informações não apenas do público-alvo, mas também do mercado estabelecido no território de interesse.
Do mapa anterior, identificamos qual das microáreas foi a que de fato mais se destacou. Ou seja, a que possui maior população com as características específicas que filtramos.
Como mostraremos no próximo GIF, Cocaia aparece no topo do ranking, com 7.991 pessoas que correspondem ao perfil desejado.
Mas será que elas já não estão sendo atendidas por outras redes de ensino? Também quisemos saber disso, e mapeamos então todas as creches e escolas que possuem o nível fundamental I no território. Veja:
A partir disso, o profissional de inteligência consegue descobrir onde existe maior ou menor concentração desse mercado, e ainda entender as razões para essa movimentação.
Feito esse processo, ele inclusive encontra com facilidade territórios nos quais há a combinação de grande potencial + pouca concorrência.
Como mostramos mais acima, o OnMaps permite que as escalas geográficas sejam mudadas com facilidade.
Assim, essas análises são realizadas tanto de maneira macro – olhando para estados e municípios, por exemplo – quanto micro – como trechos de ruas e setores censitários.
Independentemente do caso, há muitos estudos passíveis de serem utilizados com a inteligência geográfica, e que transformam dados em resultados reais para as empresas de diferentes segmentos.
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