As franquias alimentícias são um dos negócios mais lucrativos do mercado de franchising. Cada vez mais empreendedores têm focado seus investimentos no mercado de franquias do segmento.
Isso porque as franquias possuem diversos benefícios, como um modelo de negócio comprovado — o que acarreta menos riscos —, suporte e treinamento, facilidade de financiamento, entre outros.
Neste artigo, você vai entender mais sobre o mercado de franquias alimentícias, suas características, oportunidades e as vantagens para os empreendedores.
Vamos lá? Siga lendo!
Antes de tomar a decisão de investir em uma franquia alimentícia, é fundamental analisar o mercado para identificar oportunidades e minimizar os riscos.
Para isso, é importante analisar fatores como o tamanho do mercado, as tendências de consumo, a concorrência e a rentabilidade do setor.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a indústria de alimentos é a maior do Brasil. De fato, 58% de tudo que é produzido no campo é processado pela indústria.
Além disso, o setor alimentício é o maior gerador de empregos. Em 2022, eram 38 mil empresas que geraram 1,8 milhão de empregos formais e diretos.
Outros dados, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), revelam que o setor de alimentação fora do lar teve um crescimento de 12,6% no quarto trimestre de 2022, comparado ao último trimestre de 2021.
Isso demonstra a melhor performance dos últimos 3 anos nesse período do ano, indicando que o setor se recuperou plenamente da pandemia e ainda mostra claros sinais de crescimento.
Ainda segundo a ABF, as projeções para 2023 são de um crescimento de 9,5% a 12%, além de uma alta de 10% na geração de empregos.
Como você viu, o setor de alimentação fora do lar está a todo vapor. Os dados comprovam que, além de se recuperar dos períodos pandêmicos, a área está em alta e tudo indica que continuará crescendo.
Dessa forma, existem diversos benefícios de investir em franquias alimentícias. Veja alguns:
As franquias são negócios que possuem uma “fórmula que já deu certo”. Ou seja, investir em franquias alimentícias acarreta menos riscos, pois as ideias já foram testadas e comprovadas no mercado.
Iniciar um negócio do zero possui muito mais riscos. Afinal, você não sabe como o público vai aderir à ideia, não é mesmo?
De qualquer forma, o geomarketing é uma ferramenta incrível para ajudar tanto empreendedores de novos negócios quanto os de franquia.
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Quando você investe em franquias de alimentação, pode contar com todo o suporte e treinamento do franqueador. Isso porque as franquias possuem padrões de atendimento, infraestrutura, produtos e serviços.
Para garantir que todas as unidades da franquia estejam padronizadas, é responsabilidade do gestor da marca oferecer suporte e treinamento adequado aos funcionários e gestores de cada loja, para que possam seguir as normas e padrões estabelecidos pela empresa.
Assim, você não precisa se preocupar com “não saber” o que fazer com o novo negócio. Isso é fundamental, principalmente se você não tiver experiência com o setor ou com negócios no geral.
Os franqueadores possuem uma vantagem com relação aos demais empreendedores: um poder de negociação muito maior com fornecedores.
Isso porque costumam ter acesso a preços mais competitivos em diversos produtos e serviços graças à produção em larga escala.
Além disso, as franquias possuem equipamentos tecnológicos e sistemas de gerenciamento de estoques, que ajudam a reduzir custos.
Embora as redes de fast food sejam bastante comuns, existem diversos outros tipos de franquias alimentícias. Cada tipo se encaixa com diferentes perfis de consumidores e precisam estar bem alinhados com o local escolhido para a unidade.
Confira quais são os tipos de franquias alimentícias:
A loja tradicional de uma franquia de alimentação é aquela onde os consumidores realizam suas refeições dentro do estabelecimento, ou então fazem pedidos para retirada e delivery.
Esse tipo de franquia alimentícia necessita de mais capital para investimento, já que será necessário arcar com as despesas da estrutura, adaptação do ponto comercial, equipamentos de cozinha, mobiliário, entre outros.
Por isso é sempre importante escolher de forma estratégica a localização da loja, para que não ocorram prejuízos.
E para isso, é necessário levar em consideração fatores como a acessibilidade, a presença de concorrentes, a demografia da região e até mesmo a renda da população, já que isso impacta diretamente na precificação dos seus produtos.
Você pode descobrir essas informações através de um software de geomarketing.
Os quiosques são modelos de franquias alimentícias de menor tamanho e, por isso, costumam proporcionar um atendimento mais rápido para os clientes.
São bastante comuns em shopping centers e podem ser uma versão mais compacta de uma loja tradicional.
Por esse motivo, geralmente necessitam de menos investimento e espaço físico, além de oferecerem uma variedade limitada de produtos. No entanto, as franquias alimentícias geralmente possuem processos mais ágeis para iniciar a operação, o que pode ser uma vantagem em relação a outros modelos de negócio.
As unidades móveis, como food trucks, carrinhos e trailers vêm se tornando cada vez mais comuns e se tornaram uma tendência no Brasil.
Este tipo de estabelecimento visa comercializar alimentos de consumo rápido e que não sejam complexos de preparar. Alguns exemplos são sorvetes, cachorros-quentes, hambúrgueres e outros lanches.
A maior complexidade desse tipo de franquia é relacionada às legislações de cada região, que podem variar de acordo com o município. Por isso, é importante estar atento às leis antes de investir em uma franquia móvel.
Embora os restaurantes que fazem entregas já sejam muito mais comuns atualmente, isso nem sempre foi assim. Em uma análise realizada pela Mobills, foi identificado que o delivery de alimentos subiu 187% no Brasil só em 2020, com gastos médios por usuários de aproximadamente R$ 100,00.
Já em 2021, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as vendas por delivery movimentaram aproximadamente R$ 35 bilhões, representando 20% do setor.
Mesmo no pós-pandemia, os números permanecem altos, mostrando que o “boom” do delivery segue forte. De acordo com uma análise feita pela Visa Consulting & Analytics (VCA), a quantidade de transações online da Visa se manteve no mesmo patamar de 2021.
Como você pode perceber, uma franquia focada em entrega de alimentos é uma opção que requer menos investimentos, já que normalmente não precisam de um espaço físico que receba clientes presencialmente.
No entanto, isso não significa que não precisam de um ponto comercial. Por isso, é importante escolher um local que ofereça uma boa rota de entrega para os clientes.
Usar geomarketing é fundamental para o sucesso de uma franquia alimentícia, já que permite uma visão precisa do mercado e identificação das áreas de alta demanda pelos seus produtos e serviços.
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