Para muitas pessoas, investir em franquias de fast food é um passo inicial para empreender e seguir expandindo seus negócios.
O segmento possui muitas vantagens em relação a isso. Além de contar com grande diversidade de players de alta capilaridade, o público-alvo potencial também costuma ser bastante amplo.
Crianças, jovens, adultos, ou seja, praticamente qualquer pessoa pode ser atendida por esses serviços, desde que as linhas de produtos estejam bem direcionadas e as unidades bem localizadas para obter melhores resultados.
E é sobre isso que trataremos neste post. Confira:
Para realizar um bom estudo das oportunidades de crescimento existentes, hoje em dia mais do que nunca é necessário ter tecnologias eficazes de análise.
No Brasil, as grandes e médias empresas fazem isso utilizando o OnMaps, software de inteligência geográfica desenvolvido por nós, da Geofusion.
A ferramenta é líder no País em identificar os locais mais vantajosos para empresas que desejam realizar o extraordinário em seus campos de atuação.
Com ele, os usuários conseguem fazer mapeamentos para:
Em casos de demandas pontuais e que envolvem alta complexidade, as companhias podem ter também o apoio da nossa Consultoria.
Contando com os maiores especialistas do segmento na busca de soluções para as empresas, asseguramos estudos de alta precisão e qualidade para a obtenção dos melhores resultados, independentemente do segmento de atuação.
Uma forma de entender o quão abrangente pode ser a atuação de qualquer negócio é por meio de um estudo dos outros estabelecimentos que irão competir contra o seu.
Saber onde estão as grandes redes do segmento é uma possibilidade. No entanto, no caso das franquias de fast food, é importante levar em consideração a alta participação de mercado de pequenos comércios neste segmento.
Neste sentido, a análise seria muito mais complicada, devido à dificuldade de encontrar dados consistentes sobre unidades menores, mercadinhos de bairros, entre outros.
Porém, no OnMaps, isso é fácil de identificar, como mostramos no exemplo abaixo, em que consideramos uma rede que procura entender seu market share por microáreas no município de Manaus (AM).
Os 3.989 triângulos representam cada estabelecimento em operação na cidade. Deste modo, conseguimos enxergar com nitidez os territórios onde já existe grande concentração de concorrentes, e onde ainda é possível investir.
Essa análise de distribuição territorial de franquias de fast food ao longo do município está longe de ser a única possível com o nosso ecossistema de dados.
Em todos os segmentos, os resultados mostrados pelas soluções que oferecemos dependem dos fatores de sucesso elencados pela empresa em questão.
Afinal, possuímos milhares de informações extraídas de centenas de fontes, permitindo flexibilidade nos estudos de inteligência geográfica que envolvem variáveis complexas.
Seguindo com o caso do mapeamento anterior, uma característica passível de observação pela rede de franquias seria a População Economicamente Ativa por Dia nos territórios de Manaus.
Isso porque se trata de um indicador correspondente à quantidade de habitantes e trabalhadores que frequentam uma determinada região.
Um lugar que apresenta PEA Dia maior geralmente possui certa concentração de empresas, domicílios, meios de transporte, entre outros fatores que acabam aumentando sua atratividade.
Por conta desses aspectos, torna-se mais auspicioso também para expansão de pontos comerciais. No entanto, devido à alta competitividade, é necessário encontrar um equilíbrio.
Abaixo, realizamos um comparativo entre a presença de concorrentes e o PEA Dia por microárea. Nos tons escuros, estão os locais em que a circulação de pessoas é mais alta; nos claros, mais baixa.
Em ambos os critérios, Centro, Adrianópolis e Petrópolis são três territórios que se destacam. Isso significa que, embora eles contem com grande fluxo, as oportunidades disponíveis já estão saturadas.
Por outro lado, Flores, Zumbi dos Palmares e Monte das Oliveiras seriam possíveis lugares com potencial para uma estratégia de expansão.
Novamente, caso a empresa analisada tivesse interesse em abrir um único ponto comercial para suas vendas, poderia adicionar mais um critério de análise.
Mas vale lembrar que isso não é exclusividade de situações em que é necessário haver um “desempate” entre dois locais: a adição de variáveis depende do nível de complexidade do negócio ou do estudo que o profissional deseja realizar.
Neste sentido, consideramos que a rede de franquias de fast food dos últimos exemplos tenha uma forte atuação com delivery, tendência de mercado que se intensificou nos últimos anos.
Este já seria um cenário em que conviria considerar que o público-alvo atendido pela empresa não seria apenas o que estivesse no entorno de sua unidade física.
Estipulando um limite de 20 minutos de entregas, selecionamos então um local específico em cada microárea com potencial. Em seguida, traçamos a abrangência dessa cobertura.
Sendo assim, na área em laranja representamos o território que seria alcançado caso a unidade ficasse em Monte das Oliveiras; em cinza, se sua localização estivesse em Flores; em verde, a base correspondente a Zumbi dos Palmares.
Com este mapeamento, alguns cenários surgem, de modo que se torna necessário ponderar suas oportunidades e desafios.
Em Flores, a unidade poderia aproveitar o maior PEA Dia do entorno, mas a alta competitividade também.
Já em Zumbi dos Palmares e Monte das Oliveiras, a concorrência seria menor, mas o baixo fluxo de pessoas em parte do território pode ser desfavorável.
Isso significa que esses locais mais distantes do centro são menos oportunos? Não necessariamente.
Ao mesmo tempo em que várias cidades apresentam alto potencial de consumo nas periferias, há ainda o fato de, em caso de grandes metrópoles, serem regiões que atraem pessoas de cidades próximas.
Tudo depende de onde a empresa pretende estar, e a quem ela pretende atender.