Não pôde comparecer ao Geo On The Road em Curitiba? Não se preocupe! Trouxemos um pouquinho de tudo que aconteceu durante a segunda parada do GOTR para você conferir:
Na última quinta-feira (05/05), integrantes de diferentes times da Geofusion se reuniram em Curitiba, capital do Paraná, para realizar mais um dia do GOTR, com a participação de convidados extraordinários.
Grandes especialistas compartilharam conhecimentos diversos a todos que estiveram presentes, com a apresentação de cases de diferentes empresas, bate-papo sobre tecnologia e futurismo.
Auxílio do OnMaps na expansão em venda direta durante a pandemia: case O Boticário
Uma das referências quando pensamos em perfumaria e cosméticos, O Boticário se tornou a maior franquia de cosméticos do mundo, com lojas e marcas espalhadas por diferentes cidades do Brasil, e até mesmo, fora dele.
Suas franquias estão presentes em quase de 2 mil municípios brasileiros, além dos demais canais de venda.
Seus objetivos com o OnMaps foram:
- Estudo de Geolocalização;
- Expansão do canal de Venda Direta no Estado de São Paulo.
Com o uso da ferramenta, a empresa pôde realizar estudos utilizando dados de cada município dentro do Estado de interesse sobre o setor em que atuam.
Para isso, foi realizado um mapeamento do potencial de consumo para a categoria de produtos de Higiene e Cuidados Pessoais. Assim, a equipe conseguiu identificar os municípios com melhores oportunidades para atingir o objetivo: a expansão.
Ainda, com o uso do OnMaps, estudos voltados ao marketing geolocalização, como Ponto de Vendas, Polos Geradores de Fluxo e Potencial Consumo puderam ser realizados e melhor explorados com os dados disponíveis.
Os resultados alcançados foram:
- Novo ponto de contato com clientes;
- Melhor produtividade;
- Melhor atendimento;
- Aumento de 15% na Receita.
Como o Geomarketing tem estruturado a expansão: case Sicredi Vanguarda
Pioneira como instituição financeira cooperativa do Brasil, a Sicredi Vanguarda atingiu o marco de 79 agências inauguradas no país neste ano, espalhadas por 51 municípios.
Os objetivos da empresa com OnMaps foram:
- Expansão de novas agências;
- Inclusão financeira;
- Fortalecimento da marca.
Todas as soluções foram encontradas por meio da ferramenta, utilizando-a de diferentes formas, para cada objetivo.
Durante o Geo On The Road em Curitiba, a empresa mostrou os resultados atingidos: alcance de um estudo mais assertivo devido aos dados, comprovação de necessidades e oportunidades, e a escolha estratégica para a instalação de novas agências.
Com o auxílio do OnMaps, foram inauguradas 20 agências da Sicredi Vanguarda, além das 5 que seguem em processo de abertura, e mais 12 municípios e regiões em estudo.
Giseli Piva, analista de Estratégia de Inteligência de Mercado na Sicredi Vanguarda
A Inteligência Artificial e o geomarketing
Como apresentado durante o evento por Amanda Rosa e Karen Ribeiro, ambas Gerentes de Negócios da Geofusion, a AI pode ser utilizada no geomarketing para agilizar pesquisas e ações, dialogar com o consumidor ou desenvolver novos produtos.
Desta forma, ela possui um papel fundamental para diferentes funcionalidades, como:
- Calculadora de Vendas, com análises mais rápidas e assertivas para diferentes objetivos e estudos;
- Cestas Personalizadas, isto é, informações mais detalhadas e granulares do mercado e das famílias brasileiras;
- Abertura de novos pontos, que abrange desde estudos sobre o mercado imobiliário até o marketing.
Amanda Rosa e Karen Ribeiro, gerentes de Negócos na Geofusion
Assertividade em expansão: case Oral Unic
Marca líder em odontologia premium no Brasil, a Oral Unic está presente em 22 Estados do país, com mais de 200 unidades espalhadas.
Os objetivos da empresa:
- Ter uma projeção de faturamento mais assertiva;
- Saber se havia potencial nas praças de interesse;
- Descobrir se o modelo da empresa seria rentável em cidades menores.
Com a utilização do OnMaps, a Sicredi Vanguarda conseguiu desenvolver uma metodologia de cálculo de potencial de faturamento e definição de público-alvo com diferentes variáveis.
Para isso, a empresa realizou análises como potencial de consumo, deslocamento e necessidade de reposicionamento de uma unidade da clínica.
Com apenas 5 meses de utilização do OnMaps, a empresa conseguiu alguns marcos, como:
- Projeções com assertividade de até 97,8%;
- Possibilidade de realizar um market share de acordo com cada regionalidade;
- Entendimento real do público-alvo.
Lucas Vicente, supervisor de Expansão na Oral Unic
De olho no futuro consumidor
A segunda parada do Geo On The Road em Curitiba terminou com a palestra e o bate-papo com Isabela Melnechuky Cavalcanti de Albuquerque, pesquisadora sobre Estudos Futuros e especialista em Planejamento Estratégico e gestão de experiência do cliente.
Isabela falou sobre as megatendências do mercado e do mundo, como moldam a construção de cenários e do futuro.
Além disso, a pesquisadora também abordou assuntos que seguem em alta, como Metaverso, tecnologias emergentes e como as mulheres têm se tornado pilares, cada vez mais marcando presença em grandes lideranças e cargos.
Isabela Melnechuky, gerente de Relacionamento e Carreiras na PUCPR e pesquisadora do Copenhagen Institute for Futures Studies
Esse foi mais um dia da 2ª edição do Geo On The Road, que ainda estará presente em diferentes Estados do Brasil.
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