Geomarketing

Confira tudo que aconteceu no Geo On The Road em Curitiba

Perdeu o Geo On The Road Curitiba e quer saber como foi o evento? Confira os principais highlights!


Não pôde comparecer ao Geo On The Road em Curitiba? Não se preocupe! Trouxemos um pouquinho de tudo que aconteceu durante a segunda parada do GOTR para você conferir:

Na última quinta-feira (05/05), integrantes de diferentes times da Geofusion se reuniram em Curitiba, capital do Paraná, para realizar mais um dia do GOTR, com a participação de convidados extraordinários. 

Grandes especialistas compartilharam conhecimentos diversos a todos que estiveram presentes, com a apresentação de cases de diferentes empresas, bate-papo sobre tecnologia e futurismo.

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Auxílio do OnMaps na expansão em venda direta durante a pandemia: case O Boticário

Uma das referências quando pensamos em perfumaria e cosméticos, O Boticário se tornou a maior franquia de cosméticos do mundo, com lojas e marcas espalhadas por diferentes cidades do Brasil, e até mesmo, fora dele. 

Suas franquias estão presentes em quase de 2 mil municípios brasileiros, além dos demais canais de venda.

Seus objetivos com o OnMaps foram:

  • Estudo de Geolocalização;
  • Expansão do canal de Venda Direta no Estado de São Paulo.

Com o uso da ferramenta, a empresa pôde realizar estudos utilizando dados de cada município dentro do Estado de interesse sobre o setor em que atuam.

Para isso, foi realizado um mapeamento do potencial de consumo para a categoria de produtos de Higiene e Cuidados Pessoais. Assim, a equipe conseguiu identificar os municípios com melhores oportunidades para atingir o objetivo: a expansão. 

Ainda, com o uso do OnMaps, estudos voltados ao marketing geolocalização, como Ponto de Vendas, Polos Geradores de Fluxo e Potencial Consumo puderam ser realizados e melhor explorados com os dados disponíveis.

Os resultados alcançados foram:

  • Novo ponto de contato com clientes;
  • Melhor produtividade;
  • Melhor atendimento;
  • Aumento de 15% na Receita.

Nova call to action

Como o Geomarketing tem estruturado a expansão: case Sicredi Vanguarda

Pioneira como instituição financeira cooperativa do Brasil, a Sicredi Vanguarda atingiu o marco de 79 agências inauguradas no país neste ano, espalhadas por 51 municípios. 

Os objetivos da empresa com OnMaps foram:

  • Expansão de novas agências;
  • Inclusão financeira;
  • Fortalecimento da marca.

Todas as soluções foram encontradas por meio da ferramenta, utilizando-a de diferentes formas, para cada objetivo.

Durante o Geo On The Road em Curitiba, a empresa mostrou os resultados atingidos: alcance de um estudo mais assertivo devido aos dados, comprovação de necessidades e oportunidades, e a escolha estratégica para a instalação de novas agências. 

Com o auxílio do OnMaps, foram inauguradas 20 agências da Sicredi Vanguarda, além das 5 que seguem em processo de abertura, e mais 12 municípios e regiões em estudo.

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Giseli Piva, analista de Estratégia de Inteligência de Mercado na Sicredi Vanguarda

 

A Inteligência Artificial e o geomarketing

Como apresentado durante o evento por Amanda Rosa e Karen Ribeiro, ambas Gerentes de Negócios da Geofusion, a AI pode ser utilizada no geomarketing para agilizar pesquisas e ações, dialogar com o consumidor ou desenvolver novos produtos.

Desta forma, ela possui um papel fundamental para diferentes funcionalidades, como:

  • Calculadora de Vendas, com análises mais rápidas e assertivas para diferentes objetivos e estudos;
  • Cestas Personalizadas, isto é, informações mais detalhadas e granulares do mercado e das famílias brasileiras;
  • Abertura de novos pontos, que abrange desde estudos sobre o mercado imobiliário até o marketing.
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Amanda Rosa e Karen Ribeiro, gerentes de Negócos na Geofusion


Assertividade em expansão: case Oral Unic

Marca líder em odontologia premium no Brasil, a Oral Unic está presente em 22 Estados do país, com mais de 200 unidades espalhadas.

Os objetivos da empresa:

  • Ter uma projeção de faturamento mais assertiva;
  • Saber se havia potencial nas praças de interesse;
  • Descobrir se o modelo da empresa seria rentável em cidades menores.

Com a utilização do OnMaps, a Sicredi Vanguarda conseguiu desenvolver uma metodologia de cálculo de potencial de faturamento e definição de público-alvo com diferentes variáveis.

Para isso, a empresa realizou análises como potencial de consumo, deslocamento e necessidade de reposicionamento de uma unidade da clínica.

Com apenas 5 meses de utilização do OnMaps, a empresa conseguiu alguns marcos, como: 

  • Projeções com assertividade de até 97,8%;
  • Possibilidade de realizar um market share de acordo com cada regionalidade;
  • Entendimento real do público-alvo.
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Lucas Vicente, supervisor de Expansão na Oral Unic


De olho no futuro consumidor

A segunda parada do Geo On The Road em Curitiba terminou com a palestra e o bate-papo com Isabela Melnechuky Cavalcanti de Albuquerque, pesquisadora sobre Estudos Futuros e especialista em Planejamento Estratégico e gestão de experiência do cliente. 

Isabela falou sobre as megatendências do mercado e do mundo, como moldam a construção de cenários e do futuro.

Além disso, a pesquisadora também abordou assuntos que seguem em alta, como Metaverso, tecnologias emergentes e como as mulheres têm se tornado pilares, cada vez mais marcando presença em grandes lideranças e cargos. 

Isabela Melnechuky, gerente de Relacionamento e Carreiras na PUCPR e pesquisadora do Copenhagen Institute for Futures Studies


Esse foi mais um dia da 2ª edição do Geo On The Road, que ainda estará presente em diferentes Estados do Brasil. 

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