Usar dados de localização para otimizar a tomada de decisões é uma ótima estratégia. Muito se fala sobre o geomarketing, por exemplo, que envolve formas de expandir os negócios, aumentar a lucratividade e chegar a mais clientes com dados de localização.
Dentro do grande leque do geomarketing, temos o geofencing, que é uma técnica específica para otimizar o relacionamento com os clientes e coletar dados.
A partir dessa estratégia, a empresa pode aprofundar sua visão e eliminar pontos-cegos.
Saiba mais sobre o tema e entenda como aplicar essa abordagem para o desenvolvimento de sua empresa.
Consiste em uma estratégia de captação da localização do cliente para ativar ações automáticas de interação. O termo “fences” significa cerca.
É, portanto, como definir cercas virtuais, com um espaço que pode ser visitado pelo cliente. Assim que ele entra na região analisada, ações serão executadas, como o envio de uma mensagem específica.
Como foi falado, é uma estratégia que faz parte da noção de marketing, assim como o geotargeting. Logo, envolve o uso de tecnologias de localização, como GPS, bluetooth, Wi-Fi, satélites, etc.
Ou seja, há uma conexão direta dos sistemas da empresa com os smartphones dos clientes, que funcionam como um elemento rastreador. Esse smartphone pode estar conectado na rede Wi-Fi da loja ou com o bluetooth e GPS conectados, por exemplo.
O geofencing pode ser feito de forma muito inteligente ou de forma mais simples. Tudo depende da infraestrutura da empresa.
O princípio mais importante é que torna-se viável coletar dados relevantes acerca do cliente e inclusive estimular uma ação quando ele estiver em sua loja ou em uma região próxima.
Por ser uma estratégia de geomarketing, naturalmente uma das principais funções do geofencing é melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar as vendas. Busca ser uma tática rápida, ativada em tempo real, para conquistar a atenção de consumidores.
Por isso, novas táticas de campanhas podem ser pensadas para otimizar os resultados de conversão e de vendas.
Além disso, o uso das cercas virtuais também pode servir como uma fonte de geração de dados para análise.
Dados em tempo real acerca do comportamento dos seus clientes e da relação com a marca podem ser cruciais para tomadas de decisão e ações mais estratégicas.
O grande aspecto sobre esse conceito é a precisão. São dados de localização gerados em tempo real, diretamente dos celulares das pessoas, sem erros nem falhas. Fornecem dados limpos e corretos sobre um fato: o cliente está na região esperada.
Também é importante para aproximar o cliente da sua empresa. Pode representar uma oportunidade de fidelização e personalização das abordagens.
Além disso, também significa uma oportunidade para criar melhor experiência do cliente.
Lojas conseguem captar que o cliente está em uma região próxima e já enviam uma oferta específica e segmentada, com uma promoção irresistível, por exemplo. Assim, funciona praticamente como um convite inteligente para que eles entrem no estabelecimento.
Outro exemplo é quando um restaurante envia mensagens e promoções de pratos para quem passa por uma dada região em um horário típico de almoço.
Há também o caso de uma loja grande com vários departamentos. Assim que o cliente chega a uma determinada seção, ele já recebe um alerta com promoções específicas de acordo com aqueles produtos.
Em um local grande e cheio de divisões, como um museu, é possível usar a localização para enviar conteúdos informativos sobre os itens para os visitantes.
Quando chegar a uma seção específica, a pessoa recebe informações sobre aquele local e dados históricos sobre a importância dos itens, por exemplo.
A coleta de dados por cercas pode ser combinada com estratégias da mesma família, como o geotargeting e o remarketing. Assim, a estratégia consiste em enviar mensagens, ofertas e promoções ou alertas a alguém que já se conectou com a sua empresa.
Se um cliente já visitou e não comprou algo, é possível manter esse histórico para alertar na próxima vez em que ele passar próximo à loja ou entrar em alguma seção.
Um local de geofencing pode ser instalado na área perto de uma loja concorrente. Assim, toda vez que o cliente pensar em entrar lá, você pode mostrar um anúncio com uma promoção e mostrar ao público oportunidades que terão se buscarem a sua loja.
Essa é uma maneira inteligente de fisgar a atenção do consumidor e tornar a sua marca reconhecida. Pode ser útil em casos de muitos concorrentes ou de entrada em novos mercados.
Vamos entender melhor como é possível usar essa estratégia de forma inteligente para o desenvolvimento de sua empresa.
Os dados de localização podem ser usados para análise de unidades e seus resultados, quase como uma espécie de sonar: a empresa envia uma forma de interação e essa informação volta como um ativo valioso (a localização).
Ou seja, é possível verificar quantas pessoas estão na loja, quanto tempo elas passam na loja ou até mesmo quantas foram convertidas com sucesso a partir de uma ação anterior com as cercas virtuais.
Com isso, a empresa descobre quais unidades estão indo bem nos resultados, alcançando as metas. Pode então tentar replicar o modelo quando abrir novas lojas, estudando as características que levaram ao sucesso.
Quando um cliente sair da região da “cerca” inteligente, uma possibilidade interessante é ativar o envio de um formulário rápido.
Um dos dados do formulário pode ser a localização do cliente, para cruzar com outras informações. Assim, é possível, por exemplo, descobrir se o consumidor mora perto ou longe da loja.
Essa informação vira um insight importante quando é analisa sob o prima do marketing de localização. Caso os clientes estejam vindo de muito longe, a empresa então pode pensar em abrir uma nova unidade naquela região.
É possível estudar o cliente para entender o que exatamente gera uma reação deles.
Com os dados de resposta a ações e campanhas envolvendo localização, a gestão consegue concluir quais produtos são mais procurados e qual estilo de comunicação converte mais.
Assim, pode replicar aquelas estratégias e táticas de expansão em outras lojas, por exemplo, ou até na mesma loja.
Como foi analisado, o geofencing é crucial como uma forma de usar a localização de forma inteligente. Com essa abordagem, a empresa é capaz de entender quantos clientes estão na mesma área e como atrair esses clientes com uma comunicação relevante.
Da mesma maneira, os dados se tornam insights para decisões mais abrangentes, como abertura de unidades.