O recurso da geolocalização se tornou um grande aliado na rotina da maior parte da população nos últimos tempos. Afinal, por meio dele, é possível encontrar a melhor rota até um determinado destino ou solicitar um carro de aplicativo, por exemplo.
No entanto, além de facilitar o dia a dia de milhares de pessoas, a geolocalização também é uma imprescindível ferramenta para as empresas que querem escalar e aumentar o seu faturamento.
Isso porque ela possibilita a otimização dos processos logísticos, o alcance do público-alvo certo nas campanhas de marketing, o gerenciamento de equipes de trabalho, a expansão em números de lojas, entre diversas outras possibilidades.
Neste conteúdo, entenda como esse conceito pode representar benefícios reais para sua empresa.
Também conhecida como georreferenciação, a geolocalização é um recurso que possibilita a identificação da localização de um objeto ou pessoa.
Vale dizer que essa posição geográfica é identificada a partir do sistema de coordenadas – latitude e longitude.
Assim, essa tecnologia permite que as informações de localização obtidas sejam utilizadas para diversos fins dentro de uma empresa, como veremos adiante.
Atualmente, existem diferentes tipos de tecnologia de georreferenciação no mercado. Cada uma emite os sinais de coordenadas de uma maneira.
Nesse sentido, confira abaixo quais são e como funcionam cada uma dessas tecnologias.
Esse é o método de georreferenciação mais conhecido. Seu funcionamento ocorre a partir da captação de dados de dezenas de satélites que orbitam em volta da Terra. Para que ele seja preciso, são necessários, no mínimo, três satélites para captar o sinal.
Convém destacar que qualquer pessoa que possua um dispositivo com GPS — sigla para Sistema de Posicionamento Global (em inglês Global Positioning System) — pode receber os sinais de coordenadas emitidos por esses satélites.
O Wi-Fi é um método indoor, isto é, que funciona em um ambiente fechado e limitado. Ou seja, o posicionamento geográfico é determinado pelo funcionamento de uma rede sem fio.
Nesse sentido, é a intensidade da rede que atesta a localização de determinado objeto ou pessoa. Isso significa que não é necessário que o GPS esteja funcionando, por exemplo, para especificar o posicionamento de algo.
A radiofrequência, ou GSM, é um método que opera a partir das ondas de rádio. Isso quer dizer que os dados fornecidos pelas torres de operadoras de telefonia móvel são utilizados para determinar a localização de algo.
Assim como o Wi-Fi, com o GSM não é necessário que o GPS esteja funcionando para a captação da localização. Afinal, todo e qualquer aparelho celular que tenha o sinal de alguma operadora pode ser rastreado.
Por fim, o AGPS (conhecido também como GPS assistido) é um sistema que une os métodos de GPS e radiofrequência para captar os dados.
Com o AGPS, a localização geográfica de algo é obtida a partir de dados emitidos via satélite e das operadoras de telefonia móvel.
Esse é um sistema que garante uma localização ainda mais precisa e que é muito mais veloz do que o GPS. Afinal, ele pode encontrar as informações mais rápido e de modo mais estável por meio das redes de telefonia.
Apesar de serem confundidos, esses conceitos não se referem à mesma coisa.
Como visto anteriormente, enquanto a geolocalização significa um sistema de localização que permite descobrir o posicionamento geográfico de pessoas e de objetos, o GPS é apenas um dos métodos existentes para essa identificação.
Listamos a seguir algumas vantagens dessa tecnologia para as empresas. Confira!
Uma das vantagens mais nítidas da tecnologia de geolocalização é que se torna plenamente possível ter uma visão ampla de todo o processo logístico da empresa.
Com isso, é possível otimizar rotas, reduzir os trabalhos manuais, evitar atrasos e solucionar rapidamente imprevistos.
Tudo isso leva à redução dos custos com a área de logística e à entrega de um serviço de maior qualidade ao cliente.
A georreferenciação também permite uma otimização nos processos seletivos.
Um estudo detalhado de geolocalização permite que o setor de RH identifique os melhores funcionários para a equipe com base em seus dados sociodemográficos.
Isso traz uma assertividade maior nas contratações e reduz as chances de demissões em um curto espaço de tempo.
Convém mencionar ainda que esse sistema permite monitoramento do tempo de trabalho dos funcionários, principalmente os que estão em função externa.
O ápice de todo negócio são as vendas. Nesse sentido, é importante saber que a geolocalização também contribui para o aumento das conversões de clientes.
A partir desse método, torna-se possível conhecer de forma mais profunda os potenciais clientes da sua empresa, os locais que eles frequentam, os produtos que consomem, entre outras informações.
Com isso, as ações de marketing e vendas conseguem ser mais efetivas e assertivas, pois serão voltadas para o público certo e elaboradas para realmente convertê-los.
Com tantos benefícios, a dúvida sobre como aplicar essa tecnologia em sua empresa se torna ainda mais aguçada.
Por isso, confira a seguir como inseri-la com precisão nas principais áreas do seu negócio.
No sistema de localização geográfica voltado para a logística, é viável aplicar recursos que possibilitem a localização rápida e precisa das mercadorias, o trajeto dos motoristas, entre outros elementos que permitam à empresa acompanhar a realização do serviço de entrega.
Assim, a partir desses dados, será possível:
A geolocalização no marketing — uma das aplicações do geomarketing — é um segmento que utiliza o sistema de coordenadas para guiar a criação e a divulgação de campanhas publicitárias.
A aplicação desse sistema no segmento se dá a partir de recursos que localizam os potenciais clientes e identificam algumas de suas características, hábitos e comportamentos, como os ambientes mais frequentados.
A partir disso, torna-se possível criar campanhas direcionadas para públicos de determinada idade ou que moram em uma região específica.
Não é à toa que depois que alguém visita um determinado lugar com o GPS ativado, por exemplo, aparecem anúncios em suas redes sociais sobre produtos similares daquele ambiente. Essa é a chamada publicidade geolocalizada.
No varejo, as estratégias da aplicação do georreferenciação são diversas porque permitem que o seu cliente encontre a sua loja facilmente por meio da internet, ao mesmo tempo em que você identifica consumidores na sua região.
Ou seja, esse sistema viabiliza implementar ações estratégicas tanto para os prospects ativos como inativos.
Nesse sentido, com os dados obtidos, você pode criar ofertas geolocalizadas, isto é, que alcancem as pessoas que moram ou frequentam a região em que a sua empresa está instalada.
Com isso, você consegue concentrar os seus esforços onde realmente poderá obter resultados.
Ademais, é importante mencionar o potencial da tecnologia como um auxílio para expansão/abertura de novas lojas.
Nesse caso, a geolocalização pode contribuir com o mapeamento dos consumidores de acordo com a região para prover insights preciosos e úteis.
Para aplicar a geolocalização na sua empresa de forma correta, é necessário contar com um software robusto, que realize a extração precisa de todos os dados e informações.
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Isso sem falar da consultoria personalizada oferecida para a realização de diagnósticos completos e para a elaboração de estratégias de crescimento. Com essa ajuda, fica muito mais fácil traçar planos de expansão.
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Como vimos, a geolocalização é um recurso indispensável nos dias atuais para a gestão de empresas dos mais diversos segmentos. Por meio dela, é possível criar importantes estratégias com base nos sistemas de coordenadas.
Portanto, mais do que entender o seu funcionamento, é preciso adotar essa tecnologia o quanto antes na rotina do seu negócio a fim de obter bons resultados e se destacar diante da concorrência.