O geotargeting é uma estratégia de marketing de localização. Com ela, você pode segmentar o seu público-alvo com base nos locais em que seus clientes visitaram. Com isso, pode criar e entregar ações muito mais relevantes e assertivas.
Afinal, é sempre importante lembrar que uma estratégia bem feita deve ser pensada no que o cliente precisa. Por isso, o geotargeting pode ser muito positivo para o seu público.
Imagine a comodidade de estar perto do seu restaurante favorito e receber uma notificação com uma promoção ou um cupom de desconto? Esse é um dos benefícios que esse conceito pode oferecer ao seu cliente.
No entanto, o geotargeting deve ser usado com cuidado. Nunca ultrapasse os limites da privacidade do seu público-alvo.
Quer saber o que é o geotargeting e como você pode utilizá-lo nas suas estratégias? Continue lendo!
Geotargeting é o processo de direcionar uma mensagem para uma região geográfica específica.
Em outras palavras, trata-se de um tipo de estratégia baseado em localização. Como você pode imaginar, é muito eficaz para anúncios pagos. Mas não é só na publicidade que o geotargeting pode ser usado.
Na verdade, pode ser aplicado a qualquer tipo de conteúdo, como um post de blog ou vídeos. Além disso, o geotargeting pode ser usado para campanhas de marketing B2B e B2C, e até mesmo inspirar ações para expansão ou análises de mercado.
Para fazer isso, o geotargeting pode utilizar variáveis como CEP, proximidade de lojas, entre outras.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 77% dos consumidores preferem fazer suas compras perto de onde moram.
Percebe a importância do geotargeting para os negócios?
Agora que você já sabe o que é o geotargeting, deve estar se perguntando como ele funciona. Uma das formas de aplicação dessa estratégia pode ser utilizando a localização dos usuários através do GPS ou das torres de celular.
De acordo com o Statista, 2,5 bilhões de pessoas utilizam um smartphone com GPS conectado à internet. Dessa forma, quase um terço da população mundial pode ser impactada pelo geotargeting!
Em segundo lugar, após detectar a localização dos usuários, o software ou o aplicativo de geomarketing decide quais informações mostrar a esses usuários.
Isso é bastante utilizado em campanhas de marketing digital, como anúncios em redes sociais ou mobile. Mas o geotargeting vai muito além dessas aplicações.
Mas como exatamente você pode utilizar o geotargeting no seu dia a dia? A seguir você vai ver 3 dicas:
Se você possui uma loja física e formas de captar dados de seus consumidores, pode aproveitar os dados de localização de clientes que já fizeram compras no seu varejo.
Afinal, se eles compraram os seus produtos, provavelmente vão gostar de comprar novamente, e você pode aproveitar isso para direcionar campanhas – como ações de marketing, por exemplo – ou mesmo abrir novas unidades – caso sua área esteja ligada à inteligência de mercado ou de expansão.
Empresas menores e locais não precisam gastar dinheiro com ações para o Brasil todo. Afinal, se você vende seus produtos apenas no estado de São Paulo e não pretende expandir em breve, por exemplo, não precisa anunciar no Rio de Janeiro, certo?
Ao mesmo tempo, você pode utilizar essa estratégia para aumentar a abrangência do seu negócio, alcançando novos potenciais clientes.
No caso de mídia out of home, por exemplo, você pode decidir o local exato onde quer anunciar utilizando o poder do geotargeting.
Isso quer dizer que você pode aproveitar feiras e eventos para atingir um número maior de potenciais clientes, que estarão no mesmo local e ao mesmo tempo, e que tenham o perfil aderente aos produtos e serviços da sua empresa.
Dessa forma, a sua comunicação fica muito mais fácil e efetiva – além de cômoda para o próprio cliente.
Como você percebeu, o geotargeting é uma excelente ferramenta para suas estratégias de negócios.
Afinal, diversas plataformas de mídia existentes usam o geotargeting e os seus benefícios de segmentação de mercado, como o Google Ads e o Facebook Ads
Mas lembremos que este é um conceito muito mais amplo, que pode inspirar qualquer tipo de estratégia que tenha como foco se direcionar exatamente onde está o público-alvo ideal para sua empresa: seja venda de produtos, seja abertura de unidas, por exemplo.
Independentemente de qual seja o caso, o OnMaps, software líder no segmento de inteligência geográfica no Brasil, permite que você tenha acesso a milhares de dados de fontes confiáveis, públicas e privadas para realizar mapeamentos ou mesmo extrair dados importantes para suas ações.
Com ele, você obtém diversas informações estratégicas, como:
Para que isso aconteça, a ferramenta passa por atualizações constantes de modo a fazer com que os dados reflitam da melhor maneira a dinâmica do mercado.
Quer conhecer mais sobre o OnMaps e descobrir o que mais ele pode fazer por você e pela sua empresa? Então é só preencher o formulário abaixo que entraremos em contato: