Estávamos com uma grande expectativa de realizar o nosso primeiro Geotrends fora de São Paulo. Curitiba é uma cidade também repleta de muitos negócios, e nada melhor do que apresentar todas as vantagens do geomarketing para um mercado com tanto potencial. O Geotrends e a capital paranaense realmente mereciam esse encontro.
Mais de 60 profissionais dos segmentos da indústria, varejo, ensino e vendas marcaram presença no evento, que aconteceu no Radisson Hotel. Em todas as palestras teve muita interação, troca de experiências e, principalmente, conteúdo relevante. Deu para perceber como o público ficou interessado e muito curioso com todas as possibilidades oferecidas pela inteligência geográfica de mercado.
Susana Figoli, nossa sócia-diretora, abriu a manhã de apresentações. Como havia pessoas que nunca tinham ao menos ouvido falar sobre geomarketing, ela deu literalmente uma aula. De teorias a linhas práticas, a Susana mostrou as maneiras mais eficazes para as empresas venderem mais, reduzirem custos e executarem uma ótima gestão, seja de unidades (PDVs, lojas, escolas etc) ou de regiões para cobertura comercial, de vendedores e distribuidores na indústria.
“Para aprimorar estratégias, é interessante analisar territórios por diversos ângulos, do nível Brasil até o detalhe de quarteirão. Segmentar o mercado e georreferenciá-lo permite criar ações muito mais inteligentes, tanto no setor industrial como no varejo”, explicou Susana aos participantes do Geotrends Curitiba.
Seguindo a programação do evento, Weslei Poian, executivo de Marketing Services da Serasa Experian, falou sobre estratégias eficazes na captação de novos clientes. Os destaques foram as apresentações do Mosaic, produto que segmenta milhões de brasileiros em 11 grupos e 40 segmentos, e o Sales Lead Generation, recurso capaz de gerar oportunidades comerciais no mercado B2B, com informações detalhadas sobre empresas. E tudo, claro, inserido em mapas.
“As informações disponibilizadas pela Serasa Experian, aliadas ao geomarketing, ou seja, georreferenciadas, permitem encontrar clusters com agilidade, o que é muito eficaz para o varejo. Além disso, os dados de empresas, como porte, faixa de funcionários e índice de operacionalidade ajudam a localizar as melhores oportunidades comerciais na indústria”, comentou Poian.
Para que o público presente compreendesse como o geomarketing funciona no dia a dia, fizemos questão de trazer novidades da Geofusion e casos de sucesso. Dessa forma, fica mais fácil entender diversas aplicações, que também servem como inspiração e fonte de novas ideias para quem já usa soluções de inteligência geográfica.
Nossa diretora de Marketing e Relacionamento, Valéria Duarte, mostrou produtos que estamos desenvolvendo a pleno vapor: Diagnóstico da Rede, Hotzones e Gestão de Oportunidades. O primeiro é destinado ao varejo e permite cruzar informações das unidades de negócio com dados mercadológicos, para identificar modelos de sucesso, definir metas adequadas e priorizar investimentos entre os PDVs.
Já o Hotzones e a Gestão de Oportunidades são voltados à indústria, com foco na identificação de novas oportunidades em B2B e gestão de territórios para cobertura comercial, respectivamente.
A International Paper (produz os papéis Chamex, Chamequinho e uma ampla gama de embalagens) já é cliente nosso há mais de 3 anos, e conhecemos os ótimos resultados conquistados por ela com o nosso software, o OnMaps. Por isso, fizemos questão da presença da companhia no GeoTrends com seu case.
Quem representou a empresa foi a Laura Melaragano, da área de Negócios. Ela explicou como a IP encontrou um novo centro de distribuição em Curitiba por meio do geomarketing. Segundo a profissional, com o OnMaps, ela pôde entender as áreas de atuação dos distribuidores, identificar oportunidades de pulverização, além de encontrar regiões com demandas por itens mais premium e outras por mais básicos.
“O OnMaps apresenta informações visuais, tangíveis e confiáveis para meus distribuidores”, enfatizou Laura.
E para finalizar o evento, contamos com a participação do Sicredi, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do País. Com forte presença nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste, a instituição financeira fez um estudo no OnMaps intitulado “Mapa de Atratividade”. O objetivo foi identificar oportunidade de expansão por todo o território nacional.
De acordo com Gustavo Rossi, gestor de Planejamento de Negócios do Sicredi, foram detectadas mais de 1,6 mil cidades com potencial para receber unidades. “Mapeamos todos os municípios do Brasil e fizemos um score de potencial para instalarmos novas unidades, com base em público-alvo e presença da concorrência. Identificamos municípios mais e menos atrativos, e traçamos planos de ação”, relatou o executivo.
Até o fim deste ano, o Sicredi pretende inaugurar mais 106 pontos de atendimento. E tudo com o apoio do OnMaps.
A palestra do Gustavo encerrou mais uma edição do GeoTrends. Ficamos muito satisfeitos com o engajamento e o feedback de todos os participantes. Esse é o principal intuito do nosso evento: trocar ideias, experiência e mostrar por que o geomarketing pode melhorar os resultados das empresas.
E não paramos por aqui! No dia 22/09 tem mais uma edição do GeoTrends. Agora é a vez da cidade do Rio de Janeiro conhecer o potencial do geomarketing para os negócios. A cobertura, você também vai conferir aqui no blog. Fique ligado!
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