Você prestou atenção nas boas iniciativas que aconteceram nos últimos dias? Em meio à abundância de preocupações, não é raro passarem despercebidas e parecerem inexistentes.
Mas nós selecionamos cinco delas para que, juntos, tenhamos foco no que realmente importa atualmente: transformar a realidade. Confira:
Criado pela Ânima Educação, empresas de diferentes setores e tamanhos assumiram o compromisso de manter seus quadros de funcionários por pelo menos dois meses.
A iniciativa conta com o apoio de organizações como BR Distribuidora, Grupo Pão de Açúcar, Itaú Unibanco, PwC, XP Investimentos, entre mais de 3 mil signatários.
A cartilha incentiva o apoio a empreendimentos locais e a manutenção de empregos como forma de manter a economia e a responsabilidade social.
Após se tratar de um câncer e uma fratura no quadril, Tom Moore, de 99 anos, decidiu agradecer ao serviço de saúde público pelo seu tratamento, no Reino Unido.
Em meio à pandemia do novo coronavírus, o inglês deu 100 voltas no jardim de casa, com a expectativa de arrecadar 1 mil libras para a doação. A quantia que conseguiu, entretanto, foi de 13 milhões, o equivalente a R$ 85 milhões.
O objetivo é que a doação seja realizada às instituições de caridade que atuam com o sistema de saúde do país.
Muitas ferramentas de transmissão e compartilhamento de arquivos por nuvem disponíveis no mercado brasileiro tiveram seu uso intensificado nas últimas semanas no país.
Além das empresas que adotaram o expediente totalmente home office e instituições de ensino que mantiveram as aulas em formato remoto, também houve aquelas que decidiram investir na disseminação e acesso aos cursos à distância.
Grandes universidades como Fundação Getúlio Vargas e Universidade de São Paulo divulgaram aulas gratuitas realizadas por elas, e outras passaram a oferecer acesso temporário a cursos pagos para capacitação durante o isolamento social.
Em meio às projeções pouco otimistas quanto aos efeitos econômicos do novo coronavírus, o acesso aos empréstimos tende a se restringir e afetar principalmente os negócios menores.
Visando diminuir os impactos dessas medidas, o Mercado Pago, prestadora de serviços financeiros do Mercado Livre, criou uma linha de crédito de R$ 600 milhões destinada a pequenos negócios e microempreendedores.
O objetivo da iniciativa é apoiar empreendimentos que acabam não contemplados em benefícios sociais por não atingirem o faturamento mínimo necessário nas avaliações.
Em periferias de diferentes cidades do país, movimentos organizados pela população se articulam em parcerias com ONGs e empresas para conter a falta de abastecimento de bens essenciais, como alimentação e água.
Em Pernambuco, a Central Única das Favelas realizou o Mães da Favela, projeto que arrecada doações online para ajudar mulheres de baixa renda que precisam cuidar dos filhos e não têm acesso a programas de assistência social.
A organização também realizou entregas de cestas básicas no Rio Grande do Sul, e receberá o apoio de artistas de rap e funk na realização de uma live para arrecadação de recursos.
Esperamos que essas ações tenham sido inspiradoras para você expandir seu ponto de vista. Além deste conteúdo, também selecionamos um material para ajudar a ter insights para o seu mercado: