Tivemos muito o que aprender nos últimos meses. Diante de tantos acontecimentos imprevisíveis, pessoas e organizações passaram por desafios muito além de qualquer planejamento.
Mas, entre as dificuldades, houve especialmente um impulsionamento coletivo na busca por soluções e inovações. Nós da Geofusion acompanhamos de perto cada novidade a respeito de quem estava realizando o extraordinário para transformar a realidade.
Estamos entrando em um novo momento do mercado, e com muitas referências inspiradoras para se basear. Abaixo, compartilhamos nossa última seleção das iniciativas mais incríveis que vimos surgir recentemente. Esperamos que elas te inspirem também:
Apps para negócios locais são criados por voluntários
O analista de sistemas Vitor Rosas precisava de cartucho para sua impressora. Sem saber que a papelaria perto de sua casa realizava entregas, comprou então de uma grande varejista. O recebimento, que poderia ter demorado alguns minutos, levou dias.
Isso fez com que ele criasse um aplicativo colaborativo para que pequenos negócios pudessem se divulgar. Chamado “No seu bairro”, o usuário pode selecionar o tipo de produto e onde deseja encontrar.
Outras plataformas semelhantes também surgiram durante o isolamento social. É o caso, por exemplo, da “Ajude um pequeno” e do “Compre local”.
Artistas realizam apresentação de teatro online
Diante da impossibilidade de atuar com plateias, uma companhia decidiu se reinventar. O Teatro Terceiro Sinal realizou um Festival Nacional, semana passada, com mais de 40 espetáculos, todos eles transmitidos pelo Youtube.
A mostra teve contribuições de grupos de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiânia, Santa Catarina e Paraná.
Ainda que as apresentações já tenham ocorrido, elas representaram uma nova forma de manter o segmento em atividade e disseminar o acesso à arte em variados lugares.
Solução em inteligência de dados auxilia adaptação das empresas
O isolamento social fez com que muitas empresas revissem os próprios negócios. Desde as que fecharam até as que passaram a operar majoritariamente em home office, ou mesmo as que ficaram abertas.
Acompanhar os índices sanitários se tornou imprescindível. E, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, a Geofusion lançou uma camada de Estabelecimentos de Saúde.
Por meio dela, os usuários têm informações sobre unidades de pronto atendimento, postos de saúde, leitos e equipamentos disponíveis.
Cashback ganha mais adeptos
A expressão “solução digital” parece ter adquirido ainda mais sentido para muitas empresas durante a pandemia. Tendências em tecnologia que eram aproveitadas timidamente foram impulsionadas e amplamente difundidas.
Uma delas é a política de reembolso, que foi utilizada em algumas campanhas como forma de estimular as compras no varejo.
No dia 29 de maio, empresas como Magazine Luiza, Dell, Centauro, O Boticário, Adidas, Renner, entre outras, inclusive celebraram o Dia do Cashback oferecendo essas recompensas aos usuários que adquirissem produtos em seus sites.
Personalidades realizam live em prol da Amazônia
Visando reduzir os impactos da pandemia de Covid-19 nas populações indígenas, atores, músicos e intelectuais participaram de uma apresentação com arrecadação para o Fundo Emergencial da Amazônia.
O dinheiro será utilizado em prevenção e tratamento de casos, além de proteção e alimentação das populações locais. Ele será destinado aos nove países dos quais a região faz parte.
A live teve a participação de Morgan Freeman, Wagner Moura, Jane Fonda, Maria Gadu, Oona Chaplin, entre outros. A ação é resultado de uma parceria entre as populações indígenas, ONGs e artistas.
Esperamos que essas ações tenham sido tão inspiradoras para você quanto foram para nós.
Embora este seja o último post da nossa seleção Inspirar Pra Não Pirar, temos vários outros materiais com informações para te ajudar a ver as coisas por outras perspectivas, e transformar a realidade. Veja: