Com a inteligência de dados, os gestores conseguem administrar melhor a imprevisibilidade que envolve liderar áreas de um negócio.
Para saber melhor sobre qual direção seguir e o que é melhor para as empresas, de modo a tomar decisões corretas, a inteligência fornece um bom ponto de partida.
Nesse sentido, ser inteligente é olhar além, antecipar riscos, oportunidades e benefícios em cada escolha. Por isso, é uma capacidade fundamental para empresas que desejam sobreviver hoje.
Se quiser saber mais sobre o tema, não deixe de acompanhar o resto do nosso conteúdo.
O que é inteligência de dados?
Inteligência de dados é a capacidade de estudar informações e extrair delas conclusões e insights precisos para a tomada de decisão. É enxergar além, com uma visão que antecipa questões e permite um planejamento aprofundado.
O termo pode ser usado para representar o conjunto de plataformas e sistemas que utilizamos para análise de dados. Essas aplicações investigam grandes massas de informações em busca de padrões e tendências, de modo a traçar uma conclusão.
Contudo, trata-se também de uma postura e de uma forma de enxergar o negócio. É uma cultura voltada aos dados, que busca, portanto, sempre planejar as ações e estudar possibilidades de evolução constante.
Qualidade dos dados
Os dados hoje são complexos, variados e gerados em tempo real. Requerem uma análise rápida para uma decisão rápida. Entretanto, a questão sobre eles já não é o volume, mas a capacidade de filtrá-los.
Esse conceito de inteligência também prioriza isso.
Além de pensar no Big Data e na infraestrutura para armazenar e tratar esses dados brutos, as empresas também tentam entender qual é o melhor deles e como garantir sua qualidade.
Pensamento estatístico
A inteligência também compreende um raciocínio estatístico, que prevê situações e cenários diversos, sempre com base em probabilidade.
Ou seja, a incerteza ainda existe, mas é administrada de forma a favorecer a empresa.
Com o estudo das probabilidades, a companhia se prepara para situações de uma maneira mais madura, já que pode traçar planos para diferentes cenários (e não somente para um com base em intuição).
4 vantagens de utilizar a inteligência de dados em sua empresa
Agora, vamos falar sobre as 4 vantagens principais de aplicar a inteligência de dados.
1. Previsão de cenários futuros
Uma das maiores vantagens é, sem dúvidas, a possibilidade de prever o futuro com maior grau de precisão.
Evidentemente, não há certezas absolutas nessa seara, mas a marca será capaz, como falamos, de fazer um estudo de probabilidades para entender os eventos mais prováveis.
A partir disso, é possível chegar a melhores decisões. Por exemplo: a empresa consegue quantificar a probabilidade de aumento de vendas se investir em uma região X, se apostar em uma mudança para tecnologia Y ou se começar a oferecer serviço Z.
Ou seja, mudanças estruturais podem ser realizadas a partir de uma análise do que pode acontecer. Isso parte de dados históricos, oferecendo uma profunda compreensão da relação entre o momento da empresa e o que já ocorreu.
2. Redução de custos
Além disso, a inteligência gera redução de custos, pois permite tornar os processos mais eficientes. É possível gastar menos para alcançar os resultados e bater as metas, já que a empresa erra menos e mira exatamente no que vai trazer resultados.
3. Crescimento
Neste sentido, crescer torna-se mais fácil, mais espontâneo. É viável criar projetos com o intuito de potencializar resultados mais rápido, considerando aspectos de mercado, expectativas dos clientes e outros fatores.
4. Tomada de decisão mais rápida
Outro benefício importante diz respeito a uma tomada de decisão mais ágil. Os líderes conseguem responder a situações quando a demanda aparece, em tempo real, a partir de análises cada vez mais eficientes e rápidas.
Ao ter essa suíte de aplicações e de experts capazes de transformar os dados em insights, a decisão surge rápido para tratar a situação de acordo com o nível de gravidade.
Marketing e inteligência de dados: como integrar para obter sucesso?
Evidentemente, o marketing é um dos setores mais impactados com uso de inteligência de dados. Com soluções de geomarketing, CRMs, Business Intelligence e outros.
É possível, por exemplo, criar estratégias de segmentação dos clientes, a partir do estudo do público para definição de perfis distintos. Essa divisão favorece uma abordagem personalizada que fideliza cada cliente.
Por outro lado, a empresa consegue antecipar o sucesso de uma campanha ou de uma estratégia nova de comunicação. Assim, lança somente o que realmente funciona, economizando tempo e custos.
A máquina de relacionamento com os clientes ganha uma capacidade maior de previsibilidade. É possível, inclusive, trabalhar melhor a relação com os consumidores a partir de previsão de churn.
Ou seja, evita-se que o cliente chegue a cancelar algum serviço em um dado momento.
Como a Geofusion pode te ajudar com inteligência de dados em seu negócio?
A Geofusion oferece três grandes soluções nesse âmbito: OnMaps, OnData e consultoria especializada.
O OnMaps e o OnData utilizam dados e inteligência geográfica para identificar oportunidades de sucesso e de lucratividade.
A partir de análise de dados demográficos e populacionais, sua empresa consegue aumentar as vendas e saber onde investir para atrair mais clientes e maximizar os lucros, por exemplo.
Um exemplo disso é saber exatamente onde abrir uma nova loja para vender mais.
Além deste aspecto, o trabalho de consultoria ajuda a nortear o crescimento de sua empresa com uma visão que compreende aspectos reais de mercado.
A equipe consegue desenvolver um projeto baseado em dados para agilizar as suas decisões e garantir mais acertos.
Cases de sucesso da Geofusion com inteligência de dados
Temos, inclusive, alguns cases de sucesso que comprovam a eficácia dos nossos serviços.
A instituição Mackenzie conseguiu expandir suas unidades (polos EAD, colégios e faculdade) para alcançar seus objetivos. O OnMaps ajudou a identificar regiões interessantes para investir.
Já a CNA entendeu quais são as melhores regiões para otimizar a captação de alunos e impulsionou seu crescimento.
A Heineken, por sua vez, ativou 80% dos novos PDVs em 3 meses a partir de um estudo para descobrir as melhores opções de parceria com bares e restaurantes. Foram cerca de 426 novos pontos de venda.
O estudo visou identificar quais eram os locais que seu público-alvo mais frequentava.
Saiba como usar a inteligência de mercado para impulsionar seus resultados e tomar melhores decisões.
A inteligência de dados permite que a empresa vá além e supere as principais dificuldades. Assim, torna-se viável crescer e expandir os negócios de forma saudável e mensurável.
A Geofusion é líder nesse mercado e já tem uma expertise enorme para oferecer os melhores resultados. Várias empresas já confiaram nos nossos serviços e conseguiram alcançar suas metas e expandir seus negócios.