O marketing local é uma estratégia importante para farmácias que buscam atrair e fidelizar os clientes da sua região. Afinal, estar no local correto faz toda a diferença para estar à frente dos concorrentes e realizar mais vendas.
Para escolher o ponto ideal para sua farmácia, é preciso considerar fatores como a localização, acessibilidade e a concorrência.
Neste artigo, você vai entender como o marketing local pode ajudar a sua farmácia a alcançar seus objetivos e ver algumas dicas para escolher o ponto ideal para o seu negócio.
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Assim, o marketing local é uma ferramenta valiosa por diversos motivos. Em primeiro lugar, ele ajuda a atrair e fidelizar clientes. Isso é especialmente importante nas áreas em que a concorrência é forte.
Afinal, quando sua farmácia se diferencia das demais na região, é mais fácil de ser escolhida dentre todas as outras.
Em segundo lugar, o marketing local faz com que você estabeleça uma relação mais próxima com seus clientes.
Em outras palavras, quando sua farmácia é reconhecida e facilmente encontrada, você tem mais possibilidades de conseguir parcerias com outros negócios, participar de eventos e campanhas que sejam relevantes para a comunidade local.
Além disso, o marketing local é uma forma eficaz de garantir que a sua farmácia seja encontrada pelos clientes que precisam dela.
Agora que você já sabe por que o marketing local é tão importante, vai entender quais são os fatores a considerar na hora de escolher o ponto ideal para sua farmácia.
Afinal, escolher o ponto para sua farmácia é uma decisão importante e requer uma análise cuidadosa da região. Alguns fatores a serem considerados são:
É essencial que a sua farmácia esteja em um local acessível para os clientes. Escolha um local que seja visível, tanto para quem está de carro quanto para pedestres.
Esteja inserido em áreas residenciais e/ou comerciais, como também próximo de estabelecimentos relacionados, como laboratórios, clínicas e hospitais, além do transporte público.
Sem dúvidas, uma grande parte dos consumidores que frequenta as farmácias são idosos. Dessa forma, lembre-se de instalar rampas de acesso para pessoas que têm dificuldade em subir escadas, assim como deficientes físicos.
Também é importante pensar em como os clientes vão chegar à farmácia. Eles virão a pé? Então é indicado observar se existem faixas de pedestres e semáforos nas proximidades.
Já para os clientes que virão de carro, um estacionamento pode fazer toda a diferença.
Você já deve ter visto aquelas ruas em que existe uma farmácia ao lado da outra. Mas estar próximo ao seu concorrente não quer dizer, necessariamente, que você vai perder clientes.
Na verdade, essa proximidade pode ser um bom sinal de que o ponto comercial está em uma boa localização. No entanto, é importante tomar cuidados para não perder na disputa pela atenção do cliente.
Foque em diferenciais que te deixem à frente da concorrência. Você pode ler dicas para aumentar as vendas na farmácia neste artigo!
Estudar a população da região é fundamental para conhecer mais sobre o público que irá frequentar a farmácia. Só assim você vai poder adaptar seus produtos e serviços para atender às necessidades desse mesmo público.
Leve em conta fatores como a idade, renda, gênero e nível de educação dos moradores da região.
Por exemplo, se a região é composta pela presença de muitos idosos, sua farmácia pode se concentrar em oferecer medicamentos geriátricos e serviços de saúde específicos.
Já se tiver alto índice de famílias com filhos pequenos, você pode focar seus produtos em fraldas, fórmulas e outros produtos para bebês.
Além disso, a demografia também vai indicar a renda média da região. Com essa informação, você pode adaptar seus preços e ofertas de acordo com o local.
Escolher o ponto ideal tem muito a ver com seus clientes, mas também com a precificação dos seus produtos.
Quando você conhece o perfil da população no entorno da farmácia, como a renda, idade e seu potencial de consumo para diferentes tipos de produtos e serviços, consegue adaptar os preços da unidade.
Dessa forma, cobra um preço rentável para o negócio e ao mesmo tempo atrativo para os consumidores da região, fidelizando-os.
Compreender o fluxo de passantes é importante para qualquer negócio que deseja crescer e maximizar seus lucros.
Afinal, quanto mais pessoas passarem em frente à sua loja, maiores são as chances de venda.
Unindo o fluxo de passantes com uma boa estratégia de precificação e um entendimento demográfico da região, as chances de sucesso da farmácia serão muito maiores.
Quanto tempo você está disposto a percorrer, seja de carro ou a pé, para chegar ao seu restaurante favorito? Se precisa se deslocar muito, mas não abre mão de comer no estabelecimento, é porque o serviço e o produto são realmente muito bons, não é mesmo?
A área de influência da farmácia significa o quanto (em tempo ou em distância) seu cliente se dispõe a percorrer até a loja. Para alcançar clientes mais distantes, a qualidade do serviço e do produto, o preço e o atendimento devem ser excelentes.
Traçar essa área de influência é fundamental para garantir um bom marketing local e alcançar clientes fiéis. Aqui, você confere um conteúdo para entender como aplicar a área de influência nas estratégias da sua empresa.
Como você percebeu, o marketing local faz toda a diferença para o sucesso da sua farmácia. Afinal, você quer encontrar o ponto ideal para conquistar mais clientes e aumentar suas vendas, né?
Mas você sabia que todas as dicas que você viu neste artigo podem ser resolvidas com um produto só?
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