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Marketing de Localização: 5 Estratégias para seu Negócio

Written by Victor Melo | Mar 24, 2022 4:32:13 PM

O marketing de localização é o guia no caminho para o sucesso da sua empresa.

Como o nome já revela, a metodologia usa a localização para buscar os clientes, entender o comportamento de consumo e assim encontrar as melhores oportunidades de vendas.

Esse conceito se ampliou com os avanços tecnológicos, trazendo novas ferramentas para apoiar o crescimento da sua marca. É o caso do GPS, por exemplo.

Neste conteúdo, vamos explicar de que forma funciona a técnica e compartilhar estratégias para aplicar no seu estabelecimento.

Aproveite a leitura!

Use todo o potencial do geomarketing para aumentar suas vendas com a inteligência geográfica do OnMaps!

O que é marketing de localização?

O marketing de localização usa dados geográficos para atingir o seu público-alvo com as ações corretas, assim aumentando as oportunidades de venda.

A metodologia vai além das técnicas de escolha do melhor ponto comercial para o seu negócio, oferecendo dados relevantes para otimizar campanhas e alcançar os clientes de maneira mais eficiente.

Como funciona o geomarketing?

Na prática, a inteligência geográfica combina diversas ferramentas para coletar dados sobre o comportamento do público em uma determinada região.

Hoje, com a maioria das compras feitas online, principalmente pelo smartphone, grande parte dessas ferramentas está relacionada ao mundo digital.

O rastreamento por GPS é um bom exemplo disso.

Segundo um estudo realizado pela Pew Research Center, 95% dos americanos entre 18 e 29 anos usavam o GPS para consultar direções, recomendações e outras informações sobre localização em 2015.

Imagine o quanto esse número não cresceu ao longo dos últimos anos, principalmente se pensarmos no mundo todo, não é mesmo?

Considerando o cenário do Brasil, hoje 87% dos brasileiros usam o smartphone para fazer compras na internet.

O dado é resultado da pesquisa “Consumo online no Brasil”, feita em 2021 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Para o marketing, essa conexão digital permite a coleta de dados sobre as movimentações dos usuários por região.

As informações servem como base para análises que levam a ações mais assertivas.

Elas podem ser processadas com a ajuda de um software de inteligência geográfica como o OnMaps, que apresenta dados sobre o comportamento de consumo dos habitantes de uma região específica.

Com ele, você consegue avaliar o quanto um determinado produto é consumido por bairro, por exemplo. Além disso, pode acompanhar as variações de comportamento em um período mais longo.

A ferramenta facilita a análise de dados e permite a segmentação geográfica para definir suas estratégias de marketing.

Esse estudo ajuda a entender o interesse dos usuários em consumir determinadas categorias de produtos, além de identificar onde estão os seus clientes em potencial e qual a melhor maneira de se comunicar com eles.

Normalmente, as empresas usam o geomarketing para estratégias de mídia out of home, como a implementação de outdoors, por exemplo.

Vantagens do marketing de localização

O geomarketing garante diversas vantagens para a sua empresa, principalmente em relação ao planejamento estratégico, ações mais eficientes e crescimento das vendas.

Confira a seguir alguns benefícios para as marcas que apostam nesse tipo de estudo:

  • capacidade de segmentação do público-alvo;
  • retorno superior com anúncios bem direcionados;
  • identificação dos canais de comunicação mais eficientes de acordo com o seu público-alvo.

5 estratégias de marketing de localização para seu negócio

As estratégias de marketing de localização podem ser usadas para coletar informações sobre os consumidores, identificar concentração do público por regiões e até mesmo entender os comportamentos em comum dessas pessoas.

Com esses dados em mãos, é importante ter um bom software de geomarketing, como o OnMaps, para importar todas as informações coletadas, mapeá-las e então planejar ações de marketing out of home mais assertivas.

Veja a seguir 5 estratégias que vão te ajudar no processo de análise.

Geotargeting

O geotargeting é o processo de segmentação do público de acordo com os dados de localização dos usuários.

As informações coletadas por meio dessa estratégia permite direcionar suas ações de marketing para consumidores específicos, considerando o cliente ideal do seu negócio.

Um exemplo disso são os sites que identificam onde o usuário está para indicar lojas ou serviços da empresa mais próximos a ele.

Geofencing

Você já recebeu uma notificação do Google com informações sobre o trânsito, clima ou até mesmo avaliações sobre aquele local que você visitou? Isso é geofencing.

A técnica usa dados em tempo real para disparar conteúdos com base na movimentação do usuário.

Com ela, é possível enviar mensagens ao consumidor, como promoções e novidades da loja, quando ele entra em um determinado perímetro.

Check-ins

Os check-ins consistem na marcação de usuários, especialmente nas redes sociais, para mostrar que estavam no seu estabelecimento.

A ferramenta funciona muito bem como estratégia de marketing de recomendação e contribui para aumentar a visibilidade da sua empresa.

Para estimular os check-ins, muitas marcas oferecem um benefício aos clientes, como descontos, brindes ou acesso ao wi-fi, por exemplo.

Geofiltros

Introduzidos pelo Snapchat e muito comuns no Instagram atualmente, os geofiltros permitem o compartilhamento da localização nos conteúdos publicados nas redes sociais.

Ao gravar um vídeo para o story do Instagram, por exemplo, é possível adicionar um geofiltro que informa o país, a cidade, o bairro ou o estabelecimento em que você está.

Essas localizações são disponibilizadas automaticamente para o usuário com base nos dados do GPS ativo nos smartphones.

Site personalizado

Lembra quando citamos o exemplo de empresas que usam a localização para indicar lojas mais próximas ao usuário?

Isso significa que a marca desenvolveu um site personalizado, que solicita a localização do consumidor para disponibilizar informações personalizadas.

Mensagens como “esse site deseja saber a sua localização” são exemplos clássicos dessa estratégia de geomarketing.

Exemplos de marketing de localização

Para entender o impacto positivo do geomarketing para os negócios, listamos alguns exemplos de sucesso que se basearam nas estratégias dessa metodologia.

As empresas utilizaram os dados do OnMaps, ferramenta de inteligência geográfica da Geofusion, para aproveitar as melhores oportunidades de crescimento.

Veja a seguir:

  • Outdoor social: a empresa utilizou o OnMaps para dividir a região de Paraisópolis por setor censitário e assim identificar a incidência de Covid-19 nos moradores. O estudo mostrou que 50% dos infectados trabalhavam na área da saúde;
  • Eletromídia: com os dados PEA Dia, ou seja, a população economicamente ativa durante o dia (uma metodologia exclusiva da Geofusion), a Eletromídia estima um impacto sobre 6,3 milhões de pessoas diariamente.

Como começar a fazer geomarketing?

Além de seguir as dicas deste conteúdo, um dos primeiros passos para começar a aplicar as técnicas de marketing no seu estabelecimento é escolher ferramentas para te ajudar no processo.

O geomarketing é feito com base em dados de localização, que precisam ser devidamente coletados, organizados e analisados.

Para isso, existem softwares específicos que facilitam a avaliação e automatizam algumas tarefas essenciais.

É o caso do OnMaps, ferramenta que já citamos aqui no artigo, mas vamos explicar melhor a seguir.

Como a Geofusion pode revolucionar o seu negócio com marketing de localização!

Para te ajudar a aproveitar as melhores oportunidades de negócio, a Geofusion desenvolveu o OnMaps, um software de inteligência geográfica.

Com esse grande aliado, você tem acesso a dados reais para entender o perfil do seu público.

A ferramenta te ajuda a analisar o comportamento de consumo do cliente, o potencial de consumo por região e o melhor local para abrir a sua loja, por exemplo.

O OnMaps já ajudou muitas empresas, como os casos de sucesso que compartilhamos aqui, e pode te ajudar também!

Use todo o potencial do geomarketing para aumentar suas vendas com a inteligência geográfica do OnMaps!

Deu para perceber o poder de usar a localização a favor do seu negócio, não é mesmo?

Com o geomarketing, você fica junto do seu cliente e consegue direcionar suas campanhas de maneira mais assertiva.

Para aproveitar todo o potencial dessa metodologia, aplique as técnicas compartilhadas neste conteúdo e tenha o OnMaps como companheiro nessa jornada!