Estimar com precisão o mercado potencial que existe para algum produto ou segmento é geralmente um grande desafio para as empresas.
Quando se trata de uma companhia que possui diversas linhas e públicos para atender, isso se torna ainda mais complexo.
Como saber onde encontrar um consumidor interessado em alimentos orgânicos, por exemplo, e discernir as unidades em que esses itens devem receber maior atenção?
Questões como essas surgem não apenas sobre hábitos relacionados à comida, mas também em relação a preferências por determinados eletrodomésticos, artigos do lar, bebidas…
Em suma, a lista é grande.
Abaixo, nós mostramos como descobrir com granularidade essas diferenças nos hábitos de consumo, em qualquer uma das mais de 5.500 cidades do País, e as principais vantagens disso.
Para analisar oportunidades, seja para expansão, seja para pulverização de pontos de venda ou gestão de territórios, a principal maneira utilizada pelas grandes e médias empresas consiste em fazer um mapeamento por meio do OnMaps.
Trata-se do software líder em inteligência geográfica de mercado no Brasil, que extrai milhares de dados de diversas fontes confiáveis, tanto públicas quanto privadas.
Outra possibilidade é contratar os serviços de Consultoria, oferecidos por nós da Geofusion, contando com o know-how dos maiores especialistas do segmento para quem possui demandas complexas e pontuais.
Com o OnMaps, os usuários conseguem obter diversas informações estratégicas, como:
Para que isso aconteça, a ferramenta passa por atualizações constantes de modo a fazer com que os dados reflitam da melhor maneira a dinâmica do mercado.
No que diz respeito ao entendimento das nuances do cenário econômico, um fator de grande relevância para qualquer segmento é o impacto da pandemia.
Além de determinados estabelecimentos terem sido considerados essenciais e poderem abrir durante o período, outros fecharam e muitos adaptaram suas estratégias de negócios.
Acrescenta-se a isso o fato da classificação das empresas e os planos de retomada terem sido diferentes conforme estados e municípios, e logo dá para ter uma noção da complexidade desses fatores.
Mesmo em um contexto pós-pandemia, os acontecimentos de 2020 e 2021 tendem a se prolongar pelos próximos anos.
Enquanto houve quem tivesse prejuízo, contraísse empréstimos e tivesse que se adaptar às pressas às novas tecnologias, também há casos de companhias que cresceram, aceleraram a expansão e assumiram fatia significativa de seus segmentos.
Como medir então o mercado potencial neste cenário?
Diante de desafios como esses, é necessário possuir dados frescos, e que refletem não apenas essas mudanças nos negócios, mas também nas compras da população.
Para isso, o potencial de consumo personalizado é uma solução inédita no Brasil, que permite compreender nuances territoriais e mercadológicas.
Ou seja, o OnMaps possibilita identificar as regiões em que, entre produtos específicos elencados pelo contratante, tenha ocorrido um aumento, diminuição ou estabilidade no interesse do público.
Com o potencial de consumo personalizado, além de entender as diferenças geográficas na intenção de compra da população, o profissional de inteligência consegue compreender nuances ainda mais sutis também entre seus clientes e prospects.
Uma rede de supermercados, por exemplo, consegue discernir com maior facilidade onde vale mais a pena vender produtos de alimentação saudável das regiões em que as pessoas não estão tão preocupadas com essas categorizações.
Isso porque, ao contratar esse dado para suas análises de mercado, o usuário seleciona os produtos que tem mais interesse em mapear. Desta forma, ele monta uma “cesta” para acompanhar e identificar seu mercado potencial para isso.
Mesmo quando se trata de empresas que lidam com ofertas muito diversas, também é possível obter informações sobre cada um desses itens de interesse.
No mapa abaixo, por exemplo, buscamos identificar o potencial de consumo para chocolates no centro do Paraná.
Divididos em setores censitários, representamos em cores frias onde o resultado foi maior; nas quentes mostramos os locais em que foi menor.
Em caso de redes com várias unidades distribuídas na cidade, é possível saber que as localizadas perto do centro formam uma área de mercado potencial interessante para a venda de chocolate.
Além dos gráficos, o profissional consegue extrair tabelas para que consiga tratar os dados manualmente ou integrá-los a outras plataformas, caso prefira.
Ou seja, o potencial de consumo personalizado pode ser analisado de diversas formas, uma vez que possui a versatilidade característica das soluções que oferecemos na Geofusion.
Assim como todos os nossos produtos, trata-se de um produto desenvolvido com a acurácia e o foco no sucesso do cliente. Quer saber mais sobre isso? É só preencher o formulário abaixo: