Prever as suas vendas futuras é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua empresa. Isso porque você toma melhores decisões e não fica no escuro sobre o que vai acontecer lá na frente. Por isso, é fundamental conhecer os métodos de previsão de vendas ideais para o seu negócio.
Sim, existem diferentes formas de prever as vendas futuras da sua empresa. Quer saber quais métodos existem e como fazer essa projeção? Continue lendo que vamos te contar tudo!
Antes de falarmos sobre os métodos de previsão de vendas, você sabe o que realmente significa uma previsão de vendas?
Basicamente, uma previsão de vendas acontece quando você faz um estudo para prever a quantidade de receita que sua empresa vai gerar em um determinado período de tempo.
Essa previsão serve de base para todas as decisões estratégicas da empresa. O planejamento de orçamento e metas para os vendedores são exemplos dessas decisões.
Fazer a previsão de vendas traz inúmeros benefícios para o negócio. Quando você tem as informações corretas em mãos, consegue prevenir crises e se antecipar com datas e outros eventos que possam atrapalhar suas vendas.
Mas existem vários métodos de previsão de vendas e descobrir o ideal para o seu negócio é o primeiro passo para sair na frente da concorrência. Continue lendo para saber mais.
Como você viu no item acima, fazer uma previsão de vendas traz muitos benefícios para o seu negócio. Veja abaixo alguns desses benefícios:
Quando você prevê as vendas, consegue fazer um controle de estoque muito mais eficiente. Isso porque, se você sabe que vai vender mais em certo período, já sabe que precisará investir e fazer mais compras para estocar.
Da mesma forma, de nada adianta encher os estoques em um período de baixa nas vendas. Afinal, isso gera acúmulo e pode acarretar em perdas significativas.
Como você viu, fazer uma previsão de vendas ajuda você a definir as metas para os vendedores. Nada desmotiva mais um vendedor do que uma meta inalcançável.
Por isso, faça o estudo de projeção de vendas e deixe sua equipe de vendedores preparada. É importante para eles saber quando devem esperar um volume maior de vendas e quando os fechamentos serão mais difíceis.
Da mesma forma, as suas ações de marketing são muito mais efetivas quando você faz uma previsão de vendas. Afinal, o marketing e as vendas andam lado a lado e devem estar bem coordenados para conseguirem os melhores resultados.
Utilizando o planejamento feito pela empresa, a equipe de marketing consegue pensar nas melhores ações para manter a empresa bem posicionada no mercado e gerando muito mais vendas.
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Agora você já sabe o que é a previsão de vendas e alguns benefícios. Vamos ver agora os métodos de previsão de vendas que você pode utilizar na sua empresa.
A previsão de vendas intuitiva é um dos métodos de previsão de vendas mais simples de se fazer. No entanto, justamente por ser intuitivo, não é tão certeiro.
Esse método de previsão de vendas pode ser útil quando você ainda não tem um histórico de vendas. Para isso, você pode conversar com seus vendedores mais experientes e contar com a intuição deles.
Por já terem trabalhado na área antes, eles podem estimar possíveis vendas com base na sua experiência anterior.
Embora este seja um método fácil de ser feito, não é 100% confiável. Por isso, é mais indicado para empresas que ainda não possuem um histórico sólido de vendas no qual se basear.
O funil de vendas é um modelo estratégico separado por estágios, que estrutura visualmente toda a jornada de compra de um lead (um cliente em potencial).
Nesse método de previsão de vendas, a lógica é simples: quanto mais avançado estiver um negócio no funil de vendas, maiores são as chances da venda ser fechada.
No entanto, é importante que o seu funil de vendas esteja bem estruturado e organizado. Dessa forma, confiabilidade na previsão é a mais alta possível.
Na previsão de vendas pelo histórico, você prevê quanto venderá em um mês, trimestre ou ano observando o período anterior correspondente. Ao considerar as vendas passadas, pode assumir que terá os mesmos resultados ou vender até mais.
Por exemplo, se você vendeu R$ 50.000,00 no mês de janeiro do ano passado, pode esperar que vai vender o mesmo ou mais em janeiro deste ano. Lembre-se de observar os fatores econômicos para que essa previsão seja o mais realista possível.
Agora você conhece alguns métodos de previsão de vendas. Mas você sabia que também é possível utilizar uma ferramenta para fazer todo o trabalho por você?
É a Calculadora Personalizada! Neste método, você utiliza nosso software para identificar oportunidades com grande potencial de vendas através de um mapa de calor intuitivo.
Com a Calculadora, você não precisa tentar adivinhar nada. Simule o faturamento do ponto em reais e tenha uma ferramenta poderosa em mãos.
Para chegar no resultado mais próximo possível da realidade, utilizamos:
Antes mesmo de abrir sua unidade, você já consegue prever o quanto irá vender. Quer saber mais sobre a Calculadora Personalizada? Então é só preencher o formulário abaixo para agendar uma demonstração: