As mudanças no comportamento do consumidor nos últimos anos foram tão significativas que provocaram a criação de um novo termo: neoconsumidor. É o comprador do hoje e do futuro.
O termo encapsula as novas características e define uma relação muito específica com as tecnologias para determinar o rumo para onde os mercados estão indo.
Trata-se de um conceito importante para considerar caso as empresas queiram otimizar o relacionamento com seus clientes, expandir sua marca e obter sucesso em suas estratégias.
Entender o consumidor atual é entender as chances de satisfazê-los mais, de modo a alcançar melhores resultados de lucratividade.
Entenda sobre o tema com os tópicos a seguir.
O que é o neoconsumidor?
O neoconsumidor é o consumidor moderno, influenciado pelas novas tecnologias, que utiliza as ferramentas digitais como auxílio no processo de compra.
São compradores sempre conectados, antenados com novidades, que recorrem a soluções digitais sempre e prezam por uma experiência mais marcante com as empresas.
Diferentemente do consumidor tradicional, que era passivo diante das ações de publicidade e marketing, o neoconsumidor é ativo e precisa de estratégias segmentadas e personalizadas.
O termo passou a ser usado para descrever o consumidor 3.0, o 4.0 e o 5.0. Ou seja, são clientes que adotam uma nova postura por conta das possibilidades do mundo digital. Assim, requerem novas atitudes das empresas que desejam vender para eles.
Há três divisões desse conceito: neotradicional, neoeclético e neovanguarda.
Os neotradicionais são consumidores que ainda desconfiam um pouco do uso de internet e de celulares para compras, enquanto os neoecléticos já aderiram com maior facilidade às compras online, e os da neovanguarda compram predominantemente online, sendo pessoas com alta escolaridade.
Quais as características do neoconsumidor
Como já foi apresentado, esse novo perfil de consumidor gosta de comprar online e preza por uma experiência omnichannel (ou multichannel).
Ou seja, o comprador tem mais autonomia e pesquisa mais antes de decidir por um produto. Se cerca de informações online, inclusive, de recomendações de outros usuários.
O consumidor moderno tem mais autonomia para escolher e definir critérios para selecionar as marcas com quem negocia. Geralmente prioriza empresas que demonstram ter os mesmos valores, em diversos âmbitos.
Até mesmo preferem marcas humanizadas, que estabelecem uma interação mais espontânea e menos artificial.
Outro ponto é que a jornada do neoconsumidor é mais complexa. Envolve pesquisas online, em lojas físicas e outras considerações antes da compra. Costuma ser o comprador que já chega ao produto extremamente educado sobre ele.
Da mesma forma, ele prioriza experiências personalizadas. Trata-se de alguém que já não se interessa tanto por abordagens que tratam as pessoas como uma massa homogênea – ou seja, com os mesmos interesses e problemas.
Por outro lado, gosta de ver valor nas negociações, por isso, interage com marcas atualizadas e modernas também. Logo, o conceito novo de comprador pressupõe um conceito novo de empresas no digital.
Como as marcas podem se preparar para o Neoconsumidor?
Vamos conhecer algumas estratégias para se preparar para essa nova tendência de consumo.
Segmentação
Um dos pontos é a segmentação de mercado. Ela permite entender perfeitamente quem são os clientes, separar os perfis e criar estratégias específicas para cada grupo.
Isso serve para analisar bases de clientes de acordo com algumas variáveis-chave (idade, gênero, profissão, etc). Então, busca-se entender quais são os agrupamentos para aquelas características para focar nos grupos mais interessantes.
Uma vantagem disso, nesse contexto de neoconsumidores, é a possibilidade de personalizar as abordagens. A empresa começará a falar especificamente com cada cliente, de acordo com suas demandas, dores, anseios, etc.
A segmentação assume diversas formas: demográfica, geográfica, comportamental, etc. Difere de acordo com as variáveis analisadas.
Múltiplos canais
A empresa nessa nova era deve se subdividir em diversos canais de interesse. Ou seja, para alcançar o novo consumidor, é preciso estar presente em inúmeros canais, integrando as abordagens neles para transmitir uma mensagem consolidada e unificada.
O omnichannel é a redução dos ruídos e dos entraves na jornada quando o cliente passa de um canal a outro, de modo que tudo flua espontaneamente e facilite a compra.
Considerando que o cliente moderno gosta de pesquisar em lojas físicas para comprar online ou até vice-versa, é importante oferecer a eles essa interface integrada em todos os pontos.
Posicionamento
Outro ponto é o posicionamento da empresa. Nesse novo momento do marketing, o ideal é assumir uma atitude um pouco mais humanizada, moderna, ágil e focada nos clientes. Essa mudança será crucial para viabilizar uma comunicação eficiente.
Além disso, é preciso ser consultivo, focado em demonstrar valores, em conquistar o cliente aos poucos. O ideal é não se basear em abordagens tradicionalistas, que empurram produtos e ofertas.
Por outro lado, a ideia é ser menos incisivo e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência personalizada tão marcante que praticamente seja irresistível.
Encantar o cliente
A experiência se torna um fator essencial no convencimento do cliente.
Pequenos pontos de interação e micromomentos são cruciais para quebrar objeções e atrair as pessoas. O foco deve ser também em encantar o consumidor, com a busca de formas de surpreendê-lo.
Como o cliente atual está mais exigente, esse encantamento pode ser mais difícil de alcançar. Entretanto, tudo depende das necessidades e das preferências que ele já tem.
Por isso, é preciso gerar um valor específico e segmentado, falando com as pessoas o que elas querem ouvir.
Como a tecnologia pode te ajudar com o neoconsumidor?
A tecnologia é importante demais nesse novo momento. O uso de soluções de inteligência comercial e de inteligência de dados pode proporcionar uma nova postura das empresas, com a capacidade de conhecer profundamente esses clientes e de até prever seu comportamento.
Desse modo, é possível segmentar melhor e se ajustar ao que o consumidor espera das marcas.
Os benefícios da segmentação de mercado são ainda mais eficazes com o apoio de inovações digitais. Sistemas de análise de dados, como o Business Intelligence, podem analisar grandes massas de informações e extrair padrões/tendências em busca de insights claros para a gestão.
Entenda melhor como usar a inteligência de dados para análises de oportunidades de mercado!
O neoconsumidor é um consumidor ativo nas redes, digital e que valoriza experiências multicanais e memoráveis. Por isso, é preciso reestruturar as empresas para alcançar esse cliente e falar no mesmo idioma que ele.
Isso inclui o uso de abordagens e soluções de dados e de inteligência. Elas ajudam a quebrar um pouco a barreira da comunicação e tornam as informações acessíveis para todos na empresa.