Geomarketing

Confira as atualizações sociodemográficas e de consumo para 2022

Com o adiamento do Censo, criamos uma nova metodologia para quem utiliza a inteligência geográfica para alavancar negócios. Saiba mais.


Temos atualizações que vão aumentar o poder da sua empresa e melhorar cada vez mais a sua capacidade de entender o consumidor, as cidades e aproveitar os insights para acelerar o crescimento do seu negócio. 

Sabemos que, com o adiamento do Censo, o maior desafio para quem utiliza a inteligência geográfica é acompanhar e usar os dados de forma dinâmica, realizando análises cada vez mais próximas da realidade.

Afinal, os dados de 2010 estão bastante defasados

Foi pensando nisso que nós da Geofusion, líderes em inteligência geográfica de mercado no Brasil, criamos uma nova metodologia e atualizamos nossos dados.

Com isso, trouxemos uma visão mais ampla e profunda do mercado e do consumidor para apoiar nossos clientes nas tomadas de decisão cada vez mais assertivas.

Essa nova metodologia, no ar desde sábado, 30 de abril, permite retratar o que há de mais atual e granular sobre as características da população, bem como a nova dinâmica dos mais de 5.570 municípios do País.

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Metodologia inovadora e sociodemografia atualizada 

Na Geofusion, realizamos projeções para atualizar os dados relacionados à população do Brasil todos os anos.

Como base para as projeções, normalmente, utilizamos os dados do Censo do IBGE, que ocorre a cada 10 anos, e que foi adiado em 2020.

Mas, nossa tecnologia também faz uso da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada anualmente e Estimativas e Contagens da População.

Para manter os dados sempre aderentes à realidade, inovamos nossa metodologia e criamos fórmulas exclusivas para buscar os dados sobre crescimento de diversos setores – residencial, comercial e industrial – e de Institutos conceituados de Pesquisas (FGV, IPEA, ABEP) para chegar a soluções ainda mais profundas e realistas, sem precisar do Censo.

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Com isso, conseguimos identificar regiões de crescimento mais expressivo, regiões já consolidadas, mudanças na pirâmide de renda ocorridas e os diferentes potenciais de consumo nos últimos anos, deixando o sistema de dados ainda mais completo para nossos clientes.

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O que enxergamos?

Com as informações ainda mais sólidas, foi possível notar que em 2022 houve uma leve diminuição na quantidade total de domicílios no Brasil em relação à projeção anterior, do ano de 2021.

Algumas mudanças, que pareciam destoar da dinâmica populacional de países em estágios de crescimento como o Brasil, estão diretamente ligadas à adequação das estimativas (do IBGE e da Geofusion) à mais recente distribuição da população no território nacional. 

Portanto, esse dado atualizado garante fidelidade à realidade em termos de população, domicílios e renda.

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Potencial de consumo

Com as mudanças sociodemográficas, o Potencial de Consumo também sofre algumas variações captadas pela nova metodologia da Geofusion, principalmente a nível intraurbano.

Ele representa uma leitura precisa do que as famílias brasileiras estão consumindo, atrelado à mudança na quantidade de domicílios, que  influencia nos valores totais. 

Além disso, a leitura é feita com base no cenário macroeconômico atual de inflação, que exerce forte impacto na renda disponível e na alocação dos gastos das famílias.

Veja:

Representatividade de alocação (percentual) dos tipos de gastos na carteira das famílias brasileiras 2022 x 2021

 

Para chegar nesses resultados, os dados e estimativas  disponibilizados pelo nosso time de especialistas – composto por geógrafos, cientistas de dados, estatísticos, engenheiros de dados e economistas – passam por uma série rígida de testes e validações de processos e resultados.

São realizados testes automatizados, unitários, integrados e de consistência que garantem a robustez de cada dado gerado, em diversas granularidades geográficas. 

Os dados atualizados são: 

  • Densidade Demográfica; 
  • Domicílios por Faixas de Renda;
  • Nível de Instrução; 
  • População por Faixa de Renda vs Faixa Etária; 
  • População por Faixa Etária; 
  • População por Condição de Urbanização; 
  • População por Gênero;
  • População; 
  • Renda Média;
  • Renda Nominal;
  • Renda Nominal por faixa de Renda;
  • TGCA População;
  • TGCA Renda Média;
  • Potencial de Consumo;
  • Potencial de Consumo por Categoria;
  • Potencial de Consumo Médio por Domicílio

Quer entender mais?

Em breve, disponibilizaremos um e-book explicando os impactos da atualização destes dados para o seu negócio. Mas, até lá, aproveite para testar, experimentar e aplicar os novos dados na sua estratégia.

E caso sua empresa ainda não tenha acesso às nossas soluções, não se preocupe. Neste conteúdo exclusivo, você pode saber mais a respeito de como elas podem auxiliar sua empresa a potencializar resultados e aumentar vendas:

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