Farmácias

Geofusion e IQVIA: parceria de sucesso para o setor farmacêutico

Geofusion e IQVIA: a nossa nova parceria veio para revolucionar o varejo farmacêutico. Leia para entender!


Imagine poder tomar decisões estratégicas para a sua rede de farmácias com base em dados precisos, em vez de depender apenas da intuição e da experiência do passado?

Em uma parceria inédita com a IQVIA, referência global em informações e tecnologia na área da saúde, a Geofusion, líder brasileira em inteligência geográfica, está trazendo uma solução inovadora de geomarketing que promete revolucionar o mercado farmacêutico.

Quer saber mais sobre a parceria e o novo software para o varejo farmacêutico?

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Quem é e o que faz a IQVIA?

A IQVIA é uma empresa global líder no campo da saúde, com expertise em informações, tecnologia e análises avançadas.

Com mais de 60 anos de história, tem profundo conhecimento do setor e está na vanguarda das soluções de saúde baseadas em dados.

Seu portfólio abrangente inclui análises de dados, insights de mercado, pesquisa clínica, soluções de tecnologia da informação, serviços de consultoria estratégica e muito mais.

Uma das principais áreas de especialização da IQVIA é a análise de dados de saúde.

Através de uma combinação de tecnologia avançada e expertise humana, a empresa coleta, organiza e analisa uma vasta quantidade de informações sobre pacientes, tratamentos, medicamentos, desfechos clínicos e tendências de mercado.

Esses insights são essenciais para auxiliar seus clientes a tomar decisões informadas, identificar oportunidades de crescimento, desenvolver estratégias eficazes e melhorar a qualidade do atendimento ao paciente.

Parceria: Geofusion + IQVIA

A parceria entre Geofusion e IQVIA está trazendo uma oportunidade inédita para redes de farmácias: a possibilidade de unir dados de farmácias com informações sociodemográficas, de concorrência, consumo e muito mais.

E tudo isso pode ser visualizado em mapas através dos Bricks, áreas geográficas criadas pela IQVIA especialmente para agrupar dados relevantes do setor.

Os Bricks são regiões delimitadas que agrupam informações essenciais para análises de mercado. Agora, pela primeira vez com a Geofusion, é possível visualizar esses Bricks em mapas, oferecendo uma visão geográfica detalhada do seu mercado.

Imagine poder acessar informações valiosas sobre o seu segmento de forma visual e intuitiva? Agora é possível combinar dados estratégicos com a visão espacial, para uma análise completa e precisa do cenário farmacêutico.

Com essa ferramenta poderosa em mãos, redes de farmácias podem identificar áreas de maior potencial, compreender a dinâmica da concorrência, analisar a densidade populacional e até mesmo avaliar a renda média de regiões estudadas.

Além disso, os dados da IQVIA mostram o faturamento ano a ano de farmácias e de grupos de produtos agregados em cada área Brick, como medicamentos de prescrição, isentos e genéricos. 

Com essa informação, sua rede consegue fazer estratégias de precificação mais efetivas, já que entende o faturamento de cada região.

“Esta ferramenta potencializa o poder analítico das redes de farmácias, permitindo antecipar estratégias, identificar oportunidades e minimizar riscos, direcionando recursos de forma inteligente. E tudo isso sem tirar o olho da concorrência, que é bastante agressiva neste setor”, explica Pedro Figoli, diretor-geral da Geofusion.

Brasil dividido por áreas Bricks; as de tons mais escuros representam maior crescimento anual da receita de vendas e, quanto mais claro o tom, menor o crescimento.

Geomarketing para farmácias

O novo software da Geofusion, em parceria com a IQVIA, oferece uma variedade de dados valiosos para as redes de farmácias.

Além das informações de faturamento citadas acima, a solução também apresenta o Potencial de Consumo Personalizado, uma metodologia exclusiva desenvolvida pela Geofusion.

Com esse recurso, é possível compreender a intenção de consumo da população em uma determinada região, segmentado por categorias específicas, como remédios para gripe, vermífugos, antibióticos, sabonetes, entre outros.

Além de abrir oportunidades para o varejo farmacêutico, os novos dados também visam democratizar o acesso à saúde.

Isso porque, de acordo com o IBGE, a população brasileira precisa percorrer uma média de 72 km para receber atendimento médico de baixa e média complexidade, como exames clínicos.

Entretanto, com o novo software da Geofusion, empresas do varejo farmacêutico podem explorar essa oportunidade para disponibilizar testes laboratoriais, por exemplo. 

Por meio dos dados disponíveis na ferramenta, é possível localizar no mapa onde estão os hospitais, clínicas e laboratórios para tomar algumas ações, como promover parcerias para realização de exames ou até oferecer procedimentos em regiões onde a população tem dificuldade de acesso.

Farmácias (sinais de adição verdes), laboratórios (quadrados amarelos) e clínicas odontológicas (triângulos cor-de-rosa), na microárea Vila Madalena, em São Paulo

Conte com dados precisos de farmácias

O Farmácias OnMaps é uma poderosa solução desenvolvida pela parceria entre Geofusion e IQVIA, que oferece às redes de farmácias uma visão completa e detalhada do mercado farmacêutico. 

Com acesso a dados estratégicos, como faturamento de grupos de produtos agregados em Bricks, Potencial de Consumo Personalizado e informações de fluxo de passantes, as empresas podem tomar decisões embasadas em dados concretos e direcionar seus recursos de forma inteligente.

Além do faturamento de grupos agregados em Bricks, é possível realizar diversas outras análises com essa geometria. Veja no mapa abaixo:

Renda média domiciliar, com visualização por Bricks

Se você busca impulsionar suas vendas, identificar oportunidades de expansão e minimizar riscos, a intuição não basta. É preciso tomar decisões com base em dados para diminuir as chances de erro.

Para isso, sua melhor opção é o Farmácias OnMaps, a única ferramenta de geomarketing especializada no varejo farma. 

Veja só o que mais é possível encontrar no novo produto da Geofusion:

  • A melhor estratégia de precificação;
  • A localização perfeita para todas novas lojas;
  • A somatória de faturamento de farmácias em cada Brick, dado fruto da nossa parceria com a IQVIA;
  • Potencial de Consumo para medicamentos, produtos de higiene e cuidados pessoais, perfumes e muito mais,  tudo no detalhe de quarteirão;
  • Como ofertar o mix de produtos ideal por loja;
  • Onde estão estabelecimentos importantes, como clínicas, hospitais e laboratórios;
  • Mapear a localização da concorrência e ganhar vantagem competitiva;
  • Demografia e fluxo de passantes do local;
  • E muito mais!

Conte com a Geofusion, empresa líder em inteligência geográfica no Brasil, para ajudar  você a tomar as decisões mais importantes da sua rede de farmácias.

Gostou e quer saber mais sobre o software? Clique no banner abaixo:

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